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Confira os principais benefícios da gestão de documentos fiscais

Publicado por Redação Tecnospeed em 4 de janeiro de 2023
Tempo de Leitura: 4 minutos

A gestão de documentos fiscais é uma demanda essencial e desafiadora dentro dos negócios. Descubra a importância de investir nisso e qual a solução ideal!


Os documentos fiscais eletrônicos fazem parte das obrigações e do dia a dia de muitos empresários brasileiros, e vêm acompanhados de diversas regras e processos que precisam ser seguidos com atenção. A organização para cumprir com isso é o que chamamos de gestão de documentos fiscais.

Assim como em qualquer processo empresarial, a eficiência, precisão, segurança e agilidade são aspectos fundamentais na emissão, distribuição e armazenamento desses documentos. Sem um controle otimizado, as organizações podem sofrer prejuízos logísticos, financeiros e até judiciais.

Então, pensando nisso, preparamos este guia de gestão de documentos fiscais para você conhecer a importância, os principais erros e também os benefícios de investir em um gerenciamento eficiente. E, ao final, ainda te apresentamos uma solução poderosa. Acompanhe!

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1. Importância da gestão de documentos fiscais
2. Principais erros no gerenciamento de documentos fiscais
2.1. Falta de organização
2.2. Falta de segurança dos documentos da instituição
2.3. Armazenamento indevido
2.4. Ausência de software adequado
3. Por que investir na gestão de documentos fiscais?
3.1. Gerenciamento simples e otimizado
3.2. Controle total das notas
3.3. Redução de tarefas manuais
3.4. Conformidade com o Fisco
4. Tenha um software de gestão de respeito

Importância da gestão de documentos fiscais

A emissão de notas e outros documentos fiscais é uma obrigação indispensável para empresas e empresários brasileiros que querem manter seus negócios funcionando em conformidade com a lei.

Mas, para além do aspecto legal, uma boa gestão de documentos fiscais é importante para garantir o funcionamento de todo o ecossistema da empresa. Ela está diretamente ligada às entradas e saídas, à gestão de estoque e compras e pode influenciar as estratégias, a produtividade do time e os resultados da organização de forma global a curto e longo prazo. 

Ou seja, a gestão de documentos fiscais é importantíssima para que os negócios possam prosperar e cumpram suas demandas fiscais com tranquilidade e o mínimo de erros e problemas possível. Além disso, é essencial para que a gestão de tempo, financeira, contábil e de informações seja eficiente e positiva.

Principais erros no gerenciamento de documentos fiscais

Se uma boa gestão de documentos fiscais pode determinar o sucesso de uma organização, existem aspectos que podem prejudicar esse processo e que devem ser evitados por você, seu sistema e seus clientes. Confira quais os principais erros no gerenciamento de documentos fiscais:

Falta de organização

Dependendo do porte ou do fluxo de vendas do negócio, o volume de documentos fiscais pode ser gigante e um dos erros mais comuns na hora de lidar com essa demanda é a desorganização.

Mesmo que hoje em dia não seja mais necessário lidar com “papelada”, os documentos eletrônicos também precisam ser emitidos com atenção, armazenados com segurança e gerenciados de forma eficiente e ordenada. Sendo assim, é possível evitar erros, perdas, acessos indevidos e problemas com o Fisco.

Falta de segurança dos documentos da instituição

Os documentos fiscais contêm informações sensíveis da instituição e suas operações, portanto, a segurança também é um ponto importante de atenção. Tratar as emissões como meras burocracias e não se atentar ao manuseio e guarda desses materiais é um erro grave, mas que infelizmente muitos ainda cometem.

No entanto, é indispensável investir em ferramentas de gerenciamento confiáveis, modernas e capazes de manter esses arquivos disponíveis sempre que forem necessários, porém seguros contra invasões, perdas e outros imprevistos. Um sistema especializado e integrado, combinado com armazenamento em nuvem, por exemplo, são uma boa opção.

Armazenamento indevido

Falando em armazenamento, esse é outro erro que acontece bastante dentro da gestão de documentos fiscais. Primeiro, porque nem todos os contribuintes sabem que é exigido por lei a guarda de notas e outros DF-e pelo período de 5 anos. Vale ressaltar que, durante esse intervalo, o Fisco pode exigir a apresentação dos documentos para comprovar a situação legal da empresa.

Segundo, porque nem todo empresário conta com uma equipe ou mesmo um profissional especializado para fazer essa gestão e nem possui o conhecimento e os recursos corretos para dar conta dessa demanda. 

Nesse sentido, são recorrentes os casos em que os sistemas de armazenamento, recursos de controle de acesso, rotinas de backup e outros elementos da segurança, sejam falhos e tragam problemas ao empreendedor e à organização.

Ausência de software adequado

Por fim, uma gestão não digitalizada, integrada e automatizada pode ser reflexo de outro erro comum: não contar com um sistema especializado e completo para esse processo. 

A gestão de documentos fiscais é trabalhosa, são muitos detalhes para serem lembrados e etapas para serem executadas. É por isso que afirmamos que sem um software adequado a conclusão dessa demanda se torna um verdadeiro desafio. 

Por que investir na gestão de documentos fiscais?

Por outro lado, buscar soluções para otimizar a gestão de documentos fiscais tem muitos benefícios, por exemplo:

Gerenciamento simples e otimizado

A gestão de documentos fiscais simplifica o processo em si de gerenciamento de documentos, informações e demais processos envolvidos nesta demanda. 

Ao contar com uma organização clara e recursos eficientes, tudo vai fluir melhor e o que antes era motivo de preocupação vai ser resolvido automaticamente ou em alguns cliques e minutos.

Controle total das notas

Com uma gestão bem feita, é possível controlar 100% das notas, sejam elas emitidas internamente ou notas de fornecedores e outros intermediários. 

A partir disso, a organização ganha em termos de transparência, agilidade, integração, acessibilidade e eficiência. O que beneficia a gestão de estoque, a gestão financeira e outros setores direta ou indiretamente relacionados. 

Redução de tarefas manuais

A digitação de informações das notas fiscais é algo que leva muito tempo e está muito suscetível a erros. 

Investindo na gestão de documentos fiscais é possível tornar as tarefas manuais e repetitivas muito menos necessárias, além de otimizar o tempo e satisfação dessas atividades e das pessoas que precisam executá-las.

Conformidade com o Fisco

Uma gestão de documentos fiscais eficiente é sinônimo de uma atuação legal, transparente e em conformidade com o Fisco. 

Uma empresa que se preocupa e gere bem seus documentos fiscais economiza, lucra mais, é mais produtiva e passa longe das acusações de sonegação – como tem que ser!

Tenha um software de gestão de respeito

Se você quer levar todos esses benefícios para o seu negócio ou o negócio do seu cliente, e fazer isso com praticidade, qualidade e segurança, o gerenciador de documentos fiscais TecnoSpeed foi feito para você!

O PlugStorage é compatível com diversos tipos de documentos fiscais (NF-e, NFC-e, CT-e SAT, entre outros); fácil e rápido de integrar; e oferece rotinas de armazenamento automático, consulta, download e distribuição em uma única solução.  

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Gestão de Documentos Fiscais: benefícios, erros e como automatizar
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Gestão de Documentos Fiscais: benefícios, erros e como automatizar
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A gestão de documentos fiscais é uma demanda essencial e desafiadora dentro dos negócios. Descubra a importância de investir nisso e qual a solução ideal!
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