Criar dashboards em SQL pode ser um desafio, mas com a ferramenta certa o recurso aumenta a geração de valor do seu ERP ao cliente em poucas horas. Saiba mais!
A tendência atual de big data tornou os dashboards ainda mais atrativos e interativos. Eles são amplamente usados para exibir o desempenho dos negócios nas empresas, tornando-se quase que indispensáveis para qualquer gestor de alta performance.
Mas como criar dashboards em SQL para o seu software com o mínimo de conhecimento em SQL e banco de dados, e, ainda, pensando na versão mobile? A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Acompanhe!
Por que criar dashboards no software?
Dados nos ajudam a navegar e estruturar predições sobre os caminhos incertos do futuro. Isso nos ajuda a identificar tendências, tomar decisões com base em dados e antecipar o que está por vir. Mas quanto mais buscamos por eles, mais eles aparecem de todos os lados.
É por isso que, em breve, empresas de todos os tamanhos e segmentos terão tanta informação que um dashboard acoplado na solução da sua software house será o recurso mais valioso de seus usuários.
Visualizar os dados e interagir com eles em uma única tela não é um luxo, é uma necessidade de negócios. Ao ter dashboards no seu software, você resolve diversas dores do seu cliente, como:
- Acompanhar os resultados da empresa de forma fácil, em uma tela visual com as principais métricas e KPIs da empresa;
- Interagir com os dados e identificar cenários de risco e oportunidade;
- Mapear tendências;
- E buscar por lacunas nas estratégias de negócio.
Quais as dificuldades em criar dashboards?
Embora seja um recurso indispensável, os dashboards nem sempre são fáceis de serem desenvolvidos em softwares já existentes. Além do amplo conhecimento em SQL, é preciso saber que criar esta funcionalidade é um trabalho complexo, que demanda esforço, leva tempo e que pode gerar inúmeros erros no seu ERP.
Se você optar pelo desenvolvimento interno, passará por algumas etapas. Da definição dos requisitos e tipos de gráfico que serão criados até a implantação do recurso, são meses de trabalho de uma equipe que precisa ser qualificada em SQL e banco de dados.
Ou seja, para chegar na fase de comercialização do recurso, você já investiu muito tempo e dinheiro, além de aumentar o backlog da sua equipe de devs e os chamados de suporte.
Para agilizar o processo, você pode utilizar frameworks e projetos open source com bases pré-programadas do dashboard. Porém, nessa opção, você ainda terá que liberar tempo da equipe para isso, além de deixá-la responsável por todo o teste e validação da funcionalidade.
Como criar dashboards de forma mais fácil?
Para evitar toda a dor de cabeça envolvida no processo acima, você pode optar por uma aplicação integrável e white-label. Com ela, não é preciso desenvolver do zero, nem contar com uma equipe especializada em SQL e banco de dados.
Com o PlugDash, o mínimo de conhecimento em SQL já é o suficiente para criar dashboards em seu ERP. No geral, o passo a passo é muito simples:
- Integre a aplicação em seu sistema com o nosso facilitador PlugBot Nuvem;
- Configure grupos de gráficos do dashboard;
- Crie os gráficos desejados;
- Teste, visualize e salve os gráficos;
- Pronto! O dashboard já estará disponível para ser vendido ou utilizado!
Viu só? Em poucas horas, seu software já tem o recurso funcionando e disponível para seus clientes. Para entender o processo em detalhes, confira nosso artigo sobre dashboard com PlugDash.
Vantagens de criar dashboards SQL pelo PlugDash
O PlugDash permite que você implemente a funcionalidade de dashboards em seu ERP sem precisar de uma equipe especializada. O maior desafio, na verdade, é transformar o banco de dados em um visualizador de dados, e nisso nós te apoiamos com a API.
Conhecimento mínimo em SQL ou linguagens de programação
Contratar experts em SQL ou outras linguagens de programação? Esqueça! Com a API, uma pessoa desenvolvedora com conhecimento mínimo em SQL já consegue implantá-lo, pois ela é aplicável a qualquer linguagem de programação que seu software possua.
É intuitivo e fácil de manusear
A usabilidade aqui é garantida! O PlugDash é superintuitivo e descomplicado, além de ser mobile-first, pensado para entregar o melhor desempenho em dispositivos móveis.
Cria inúmeros modelos de gráficos
Você poderá criar a sua própria biblioteca de gráficos que irá agilizar ainda mais o processo de criação e implantação. Você poderá adaptar e criar diversos gráficos personalizados a partir dos seus próprios projetos na sua biblioteca de gráficos exclusiva.
PlugBot Nuvem
O PlugBot Nuvem é um sincronizador de dados que faz a comunicação, em tempo real, entre o banco de dados do seu software e o PlugDash. Dessa forma, todas as informações necessárias para construção de gráficos e dashboards são enviadas. Tudo isso sem manipular uma única linha de código no seu sistema!
Permite criar réplicas dos dashboards
O PlugDash é a única solução de dashboards que disponibiliza a utilização de um mesmo modelo de gráfico em vários projetos, ou seja, você não precisa configurar relatórios para cada ERP dos seus clientes. Dessa forma, você otimiza ainda mais o trabalho do seu desenvolvedor. Entenda como a nossa biblioteca de gráficos funciona!
Menos custos com infraestrutura
Com o PlugDash, o processamento dos dados ocorre 100% em nossa infraestrutura, ou seja, você não precisa se preocupar com os custos relacionados a isso.
Nossa solução foi desenvolvida especialmente para desenvolvedores. Sem adaptações, sem gambiarras e sem concorrência. Nosso cliente é você, dev. Então, não espere mais e conheça o PlugDash!
Agora ficou fácil oferecer uma funcionalidade indispensável para seus clientes, certo? Faça o teste de nossa API e comercialize dashboards mobile com seu ERP em pouco tempo!
E para ir ainda mais além neste assunto, confira também como tornar o seu banco um visualizador de dados.