Tempo de Leitura: 3 minutos

Atualizado em fevereiro 2022 – Entenda a atualização da Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul, que desativa os protocolos SSL e TLS 1.0 e 1.1


No dia 20/12/2019, foi emitida uma nota sobre a desativação dos protocolos de comunicação SSL, TLS 1.0 e TLS 1.1 para os servidores de DF-e na Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS); mas em 21 de janeiro de 2020 foi emitido um novo comunicado informando a desativação imediata do protocolo SST, e a postergação da desativação dos protocolos TLS 1.0 e 1.1, porém, sem informar uma nova data.

No último dia 13 de janeiro de 2022, foi divulgado avisos, nos Portais Oficiais da Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS), com a data com que vai ocorrer a desativação dos protocolos TLS 1.0 e 1.1 sendo a partir de 11/04/2022.

O principal objetivo da desativação é a simplificação do ambiente e aumento da segurança, como também pela inviabilidade de configuração dos protocolos de comunicação mais antigos em nova versão do sistema operacional dos servidores. E por isso, a necessidade de desativar os protocolos de comunicação mais antigos.

Abaixo vamos mostrar o que mudou. Confira!

Os impactos da desativação 

Primeiro, é importante que você, desenvolvedor, se atente para a desativação. Todas as UF’s que utilizam o servidor de SVRS sofrerão impactos, caso você atenda esses estados: AC, AL, AP, CE, DF, ES, PA, PB, PI, RJ, RN, RO, RR, SC, SE e TO. Se prepare para a mudança.

Já em relação aos documentos que serão afetados por essa desativação, todos que são transmitidos para esse servidor (SVRS) sofrerão mudanças, sendo eles: NF-e (mod 55), NFC-e (mod 65), CT-e (mod 67) CT-e OS (mod 67) e MDF-e (mod 58).

Lembrando que essa medida visa melhorar o funcionamento do Ambiente de Autorização dos Documentos Fiscais, justificativa exposta pela própria SEFAZ do Rio Grande do Sul.

O que fazer? 

Todos os emitentes de Documentos Fiscais Eletrônicos dos estados que utilizam os servidores SVRS para recepcionar suas notas deverão, a partir do dia 11/04/2022, confirmar a opção “Usar TLS 1.2”. É recomendado também que sempre mantenha a versão do Windows atualizada.

Deixamos um exemplo abaixo para te auxiliar:

Como atualizar o TLS 1.2

Como atualizar o TLS 1.2

Banner Blog PlugNotas

Como ficará a configuração do Ambiente de Produção

O Ambiente de Homologação dos Documentos Fiscais Eletrônicos da SVRS já está configurado da forma correta, unicamente com o Protocolo TLS versão 1.2. A configuração atual prevê também a eliminação das Cifras consideradas inseguras. Para consultar a lista de cifras aceitas atualmente, sugerimos consultar a página do “SSL Labs”.

Para o ambiente de homologação de todos os DF-e, o resultado obtido será:

protocolo

A partir do dia 11/04/2022, o Ambiente de Produção para a autorização dos Documentos Fiscais Eletrônicos deverão estar configurados de forma idêntica ao ambiente de homologação descrito acima.

Portanto, as aplicações que consomem os webservices da SVRS devem verificar se possuem o protocolo TLS 1.2 habilitado e se apresentam um conjunto de Cifras compatíveis com as Cifras aceitas pela SVRS. Caso a adaptação não seja realizada, não será possível estabelecer uma conexão segura entre a aplicação cliente da empresa e a aplicação servidor do ambiente de autorização da SVRS. A documentação técnica já prevê a utilização unicamente do Protocolo TLS 1.2, conforme os MOC correspondentes.

Clientes TecnoSpeed

Agora, se você é cliente da TecnoSpeed, o processo é muito mais fácil!

Os emitentes de Documentos Fiscais Eletrônicos dos estados citados neste artigo, e que utilizam os produtos da Tecnospeed para emitir seus documentos (Componentes e Managers), não sofrerão impactos.

Os produtos da Tecnospeed possuem mecanismo de comunicação por protocolos que independe das configurações do Windows. Mas atenção: é importante manter as versões dos componentes e Managers sempre atualizadas.

A única ação necessária é verificar se o sistema operacional já está com o TLS 1.2 ativado.

Caso a resposta seja positiva, nenhuma outra ação precisará ser realizada, caso contrário, nosso link com o conteúdo de suporte a canais seguros o ajudará nessa configuração 👇:

https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360006620194-Erro-de-suporte-a-canais-seguros.

Ainda não conhece as soluções da TecnoSpeed? Clique aqui e veja como o PlugNotas impactará a sua Software House!

PlugNotas? Quero conhecer

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.