Os indicadores do varejo são capazes de melhorar os resultados do seu negócio. Veja como colocar essa estratégia em ação!
Você sabe qual é a importância de acompanhar indicadores em tempo real no varejo?
O acompanhamento de indicadores do varejo é uma parte fundamental da boa gestão do negócio, afinal, são eles que evidenciam o desempenho de cada atividade, mostrando como está a sua empresa e fornecendo dados para que as melhores decisões sejam tomadas.
Por esse motivo, saber quais são os KPIs mais relevantes, implementá-los e acompanhá-los corretamente é indispensável para uma gestão que tenha foco na superação de resultados.
Quando você encontra a tecnologia certa para acompanhar seus números em tempo real e mostrar as informações que você precisa de um jeito fácil, intuitivo e descomplicado, o caminho para o sucesso fica muito mais simples.
Neste artigo você vai entender que os indicadores do varejo são capazes de melhorar os resultados do seu negócio e aprender como colocar essa estratégia em ação!
Conheça os principais indicadores para Marketing e Vendas
Os indicadores de Marketing e Vendas são fundamentais para entender como está a conversão de vendas em seu negócio, como está sendo a adesão a suas campanhas e como o público está reagindo à sua marca. Dentre os indicadores mais importantes para Marketing e Vendas estão:
Vendas por canal
Entender como estão as vendas por cada canal é muito importante para as estratégias de marketing e vendas. Pois, é através desse indicador que será possível analisar o perfil de consumo e conhecer ainda mais os clientes.
Vendas por produto
Outro indicador indispensável é o de vendas por produto. Trata-se de um indicador de conversão em vendas dos diferentes produtos no portfólio da empresa. É importante olhar para esse dado cruzado com várias informações. Por exemplo, um produto pode ter poucas vendas, mas ser de um custo significativo e que puxe o valor do ticket médio para cima. Já outros podem ter mais vendas e menos peso no resultado final da empresa. Também é importante ter em mente que esse indicador é a base para a tomada de decisões na incorporação ou retirada de produtos do portfólio da empresa.
Ticket médio
O ticket médio é o valor médio de vendas por cliente. Significa quanto, em média, o cliente está gastando em sua loja. Consiste na divisão do faturamento total da empresa pelo número de vendas em um determinado período. É importante observar se há produtos-chave que estão influenciando mais fortemente o ticket médio e estudar como aumentar esse valor com upsellings e estratégias de vendas.
Conheça os principais indicadores para Estoque
A gestão do estoque também é indispensável para a boa gestão do varejo, não deixando que algum produto fique tempo demais em estoque ou que chegue a faltar para os clientes. Os principais indicadores para estoque são:
Giro de estoque
O giro de estoque é um dos principais indicadores do varejo, ele mede a circulação de mercadorias em seu estoque, sendo possível identificar quantas vezes o produto foi vendido e reposto. Manter a organização da entrada e saída de produtos do estoque é indispensável, pois, assim você evita desfalque e consegue saber quais são os produtos mais pedidos pelos clientes.
Tempo de reposição
Indica o tempo transcorrido desde o momento em que o pedido de compra de um produto é emitido até o momento em que ele chega em estoque. Esse indicador é fundamental para saber a hora certa de fazer o pedido, que deve ser quando ainda haja produto o suficiente para atender à demanda até que o produto chegue em estoque.
Utilização da Capacidade
A Utilização da capacidade mede a porcentagem que está sendo de fato utilizada pelo empreendimento em relação à sua capacidade total. É um índice importante que permite entender se há recursos ficando muito tempo indisponível, o que precisa ser identificado para chegar ao máximo dehttps://blog.certisign.com.br/ produção possível em um período.
Conheça os principais indicadores para o setor financeiro
Por último, também é indispensável acompanhar os indicadores financeiros para saber se sua empresa está alcançando seus objetivos e relacionar esses indicadores com os demais. Os principais indicadores financeiros são:
Lucratividade
O faturamento de sua empresa pode ser alto, mas será que os lucros também são? O indicador de lucratividade é fundamental para entender o quanto de lucro é auferido pela empresa e tomar decisão em relação ao retorno real de determinados produtos. Seu cálculo é feito a partir do lucro líquido dividido pela receita total obtida e multiplicado por cem. Esse cálculo vai resultar no percentual de lucratividade de seu negócio.
Inadimplência
Como um grande vilão das empresas, a inadimplência é fator de grande preocupação. Esse indicador permite que o gestor identifique se os valores estão ou não sendo pagos em dia. A tomada de decisão em relação a análise de crédito, a forma de pagamento, ao número de parcelas, dentre outras, usam o indicador de inadimplência para fundamentar suas escolhas.
Além de acompanhar esse indicador, é preciso identificar as causas e implementar processos para diminuir a inadimplência e minimizar o risco financeiro do negócio
Faturamento
O faturamento é a soma total de vendas da empresa. Ele indica todo o dinheiro que está entrando na empresa, e tem bastante impacto no entendimento do potencial de seu negócio.
Conclusão
Acompanhar os indicadores do varejo, saber quais são os mais importantes e também como relacioná-los é fundamental para melhorar o processo decisório na empresa e, consequentemente, melhorar os resultados do negócio. Portanto, contar com ferramentas que permitam acompanhá-los em tempo real, como softwares de gestão e aplicações de dashboards é uma ótima ideia.
Separamos os principais indicadores de Marketing e Vendas, de estoque e do financeiro, mas ainda há vários outros que são úteis para a análise da performance de suas atividades. Assim, entender sobre o assunto, acompanhar as tendências de gestão e implementar o acompanhamento do controle de dados e indicadores é de vital importância para o sucesso do empreendimento.
Para saber mais sobre KPIs e Indicadores, você pode acessar o nosso blog. Temos artigos super completos com os principais indicadores do varejo. Continue acompanhando o nosso conteúdo e fique sempre atualizado sobre as melhores práticas de gestão empresarial.