NFe Mobile: Veja como a TecnoSpeed pode implementar no seu sistema

Você sabia que é possível implementar uma NFe mobile? Entenda aqui como esse serviço funciona na prática e muito mais!


Existem atualmente diversas maneiras de emitir documentos fiscais, seja pela internet ou através de um software interno de uma empresa. Mas, mesmo que haja essa variedade no mercado, muitos empresários estão em busca de uma opção: a NFe mobile. Você, desenvolvedor, sabe como trabalhar com esse modelo? 

Entenda aqui se é possível implementar uma NFe mobile para o seu cliente, além das dificuldades que existem para fazer esse tipo de desenvolvimento, visto que nem todos os profissionais de tecnologia trabalham com esse nicho de programação.

Continue aqui e acompanhe o nosso artigo! Boa leitura.

NF-e

Sim, é possível implementar NFe mobile

No mundo da tecnologia, os profissionais que trabalham com essa área podem se especializar em diversos nichos. Um desenvolvedor mobile, por exemplo, não necessariamente precisa saber sobre a linguagem exigida para um programador front-end e vice-versa. 

No instante que o cliente pede para o desenvolvedor implementar um sistema de NFe mobile, muitos nem ao menos sabem responder se existe essa opção. Isso, de maneira alguma, demonstra falta de conhecimento ou algo do tipo, mas apenas que não é a área de atuação desse profissional. 

Sim, é possível implementar uma NFe mobile. Mas, para você, que não sabia dessa possibilidade ou que tem dificuldades para desenvolver essa modalidade, daremos uma ótima solução, que servirá não somente para um cliente, mas para vários. 

Quais as dificuldades para implementar esse sistema?

Você já se pegou em uma saia justa por não saber implementar uma NFe mobile? Não se preocupe com isso! No mercado da tecnologia, muitos profissionais já ficaram sem saber o que falar no instante em que os clientes pediram esse tipo de serviço.

Para mostrarmos que você não está sozinho nessa problemática, trouxemos algumas das dificuldades mais comuns entre os desenvolvedores que estão procurando mais sobre a programação desse tipo de serviço. 

  • Conexão entre banco de dados e aplicativo

Uma das formas de implementar o serviço de NFe mobile é conectando o banco de dados da empresa com o aplicativo da mesma. Essa opção, além de ser mais viável para o empresário, já que não será necessário mexer nos códigos desse app, torna o processo muito mais rápido e eficaz.

Contudo, essa conexão não é fácil de realizar. Para isso é necessário criar um sistema, que tenha compatibilidade tanto com a linguagem mobile quanto com a linguagem utilizada nesse software. Ou seja, torna-se uma das maiores dificuldades de se adotar esse tipo de emissão de documentos fiscais. 

  • Profissionais especializados

Além disso, não poderíamos deixar de falar sobre a necessidade de profissionais especializados para esse nicho. Mesmo que você trabalhe diretamente com desenvolvimento mobile, é preciso conhecimento sobre normas e demais burocracias que estão ligadas à emissão de documentos fiscais. 

Por isso, além de ser difícil encontrar uma boa conexão entre o aplicativo e banco de dados, também é extremamente complexo achar um profissional que entenda tudo sobre NFe mobile, inclusive sobre as normas fiscais que regem esse serviço. 

  • Conteúdos explicativos

Por último, mas não menos importante, você desenvolvedor, que já se viu diante desta situação, muito provavelmente buscou pela internet conteúdos explicativos, que ensinassem sobre a implementação de uma NFe mobile. Infelizmente, esse tipo de material não é comum e dificulta ainda mais o processo. 

Mesmo que a adoção desse serviço esteja em alta — visto que muitos empresários estão desistindo de utilizar intermediadoras de pagamentos para adotarem sistemas próprios — ainda são poucos os conteúdos disponibilizados tanto para a parte burocrática, já que a emissão de documentos fiscais exige isso, quanto para construção desse tipo de sistema. Ou seja, tudo se torna ainda mais trabalhoso e difícil.  

PlugNotas, a melhor maneira de emitir NFe mobile

Para você que está com dificuldades para criar um sistema que emita NFe mobile, temos uma solução: o PlugNotas. Esse é um serviço disponibilizado pela TecnoSpeed, que conecta o banco de dados de uma empresa a uma API, possibilitando a comunicação desses softwares e disponibilizando a emissão de documentos fiscais. 

O PlugNotas é uma API de emissão de notas fiscais criada com o intuito de se conectar com um sistema instalado no desktop da empresa. As vantagens do software estão na possibilidade de disponibilizar a NFe mobile para vários clientes, além da compatibilidade com inúmeras linguagens de programação. 

Para deixar ainda melhor, nós disponibilizamos uma Central de Ajuda para que você tire todas as suas dúvidas sobre a implementação desse sistema e sobre como ele funciona tanto no seu software desktop quanto na versão mobile. Ou seja, essa é uma das maneiras de resolver todas as dificuldades que listamos aqui! 

Conheça o PlugNotas

Conclusão

Ao fim entendemos que é possível implementar um serviço de NFe mobile para o seu cliente, mas que muitos profissionais não conhecem essa opção ou sabem muito pouco sobre ela, pois é um nicho não muito falado, mesmo com a crescente busca no mercado brasileiro.

Isso dificulta, sem dúvida alguma, a vida do programador. Além de deixá-lo numa saia justa, já que não entende muito sobre o assunto, faz que ele perca muito tempo tentando aprender essa temática que não é sua área de atuação.

Por isso, para você, desenvolvedor, que ficou interessado nesse assunto e que está afim de ler mais artigos que tratem sobre programação e assuntos semelhantes, preencha o formulário abaixo para receber a nossa Newsletter. Mantenha-se atualizado em todas as novidades do mercado da programação e em muitos outros! 

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados