Tempo de Leitura: 4 minutos

Venha descobrir o que é mobile, as funções e vantagens deste tipo de plataforma e como inseri-las dentro da sua software house! 


Em um mundo em que os smartphones se tornaram itens essenciais e de uso diário para a grande maioria das pessoas, falar em mobile parece quase ultrapassado e desnecessário. 

Mas a verdade é que esse tipo de plataforma e aplicação ainda é uma tendência que merece atenção.

O mobile continua crescendo, evoluindo e representando, cada dia mais, uma excelente fonte de renda e oportunidades para negócios de tecnologia ou qualquer outra área de atuação. 

Se você ainda não sabe exatamente como aplicar esse conceito em seus softwares ou quer entender melhor sobre esse nicho para começar a explorá-lo dentro do seu negócio, este post vai te ajudar!

Conheça a suíte de aplicativos móveis do PlugMobile.

O que é uma plataforma mobile?

Primeiro, vamos falar sobre o conceito de mobile. Uma plataforma mobile é, basicamente, a versão de sites, programas e aplicações pensada especificamente para as telas de smartphones e tablets.

De forma mais prática, o desenvolvimento mobile contempla uma infraestrutura com dimensões, disposições e usabilidades compatíveis com dispositivos móveis, de telas menores e verticais, como o telefone celular.

O desenvolvimento mobile é super relevante para diversos segmentos e produtos, para permitir uma boa experiência em acessos a sites via smartphone ou para jogos e apps exclusivos para esses dispositivos.

E além disso, nos últimos anos, é um meio que não para de crescer. De acordo com a App Annie, uma companhia de análise de mercado, em 2020 usuários do mundo todo passaram cerca de 3.3 trilhões de horas em frente aos seus smartphones, um aumento de 25% em relação a 2019.

Os apps de entretenimento tiveram um crescimento de 40% e os de compra de 25%, ou seja, tem espaço e demanda para todo mundo, e você não pode ficar de fora!

Mobile Aplicativo e Mobile para Celular

Dentro das plataformas mobile, nós temos dois tipos de aplicação: os aplicativos (apps), que são programas baixados e instalados nos dispositivos; e as plataformas mobile, que funcionam como uma versão para celular de sites, programas ou aplicações – não precisam ser baixadas.

O que é um aplicativo mobile?

Veja o que é mobile e como começar a fazer aplicativo.
O mercado mobile vem aumentando a cada ano. | Imagem: Pexels.

Em poucas palavras, um aplicativo mobile é um software desenvolvido para dispositivos móveis e portáteis, como smartphones e tablets, que devem ser baixados e instalados para o uso.

Para que serve um aplicativo mobile?

Um aplicativo mobile pode ter diversas finalidades, a depender do seu segmento e do seu objetivo. Em alguns casos, o aplicativo é o próprio negócio, como em jogos para celular e apps funcionais, como os de delivery. Já para outros negócios, o aplicativo é sinônimo de expansão: das vendas, da marca, do contato com o cliente… e por aí vai.

Pensando pelo viés da gestão, os apps também podem ser super úteis para o acompanhamento de processos e atualizações, controle de qualidade, frequência e produtividade, e muito mais.

E para todas essas situações, a principal função de um aplicativo é, em primeiro lugar, manter alguma finalidade (compra, entretenimento, educação, serviço, interação social, etc.) sempre à mão para o usuário, em um acesso rápido, fácil e continuado – enquanto o app estiver instalado no dispositivo.

Em segundo lugar, oferecer um melhor desempenho e experiência durante o acesso via dispositivos móveis do que o que seria entregue ao simplesmente acessar uma aplicação desktop em um meio mobile.

Resumindo, um app serve para facilitar a vida dos usuários, entregar uma melhor experiência para eles e servir como porta para o crescimento dos negócios.

Como funciona um aplicativo mobile?

Veja como funciona um aplicativo mobile no blog da TecnoSpeed.
Para entender como funciona um aplicativo mobile, é necessário ter planejamento. | Imagem: Pexels.

Os aplicativos mobile surgem a partir de uma demanda específica ou da necessidade de adaptação de uma aplicação web para o formato móvel. 

Para seu desenvolvimento, é preciso fazer o planejamento do aplicativo, reunir profissionais para o desenvolvimento do app, aplicar conceitos de UX Mobile, Mobile First e diversas linguagens de programação, frameworks e bancos de dados. 

Enfim, são muitos os desafios do desenvolvimento mobile… mas o funcionamento dos apps em geral é bastante parecido: 

  • são programados para um sistema operacional específico (iOS ou Android); 
  • disponibilizados para download em aplicativos próprios para este fim (Play Store e Apple Store);
  • depois de serem baixados e instalados, ficam salvos na memória e na área de trabalho dos dispositivos;
  • para usar, basta executar o programa, abrindo o app.

O que é um mobile Android?

Considerando os detalhes explicados no tópico anterior, mobile Android diz respeito aos aplicativos desenvolvidos para o sistema operacional (SO) de mesmo nome, criado pelo Google.

Ou seja, são os apps que serão compatíveis e utilizados nos celulares e dispositivos móveis que funcionam com alguma versão do SO Android. 

Importância do mobile para empresas

Veja a importância do mobile para sua software house.
Em dúvida sobre a importância em tornar seu software mobile? Trouxemos algumas argumentos. | Imagens: Pexels

Se você ainda está pensando em criar seu primeiro aplicativo mobile, aqui estão os argumentos para terminar de te convencer da importância do mobile para empresas:

Sua marca sempre presente

Com um aplicativo, o seu negócio, independentemente de qual ele seja, vai ter a possibilidade de atingir mais pessoas, em mais dispositivos e lugares.

Além disso, facilitar a forma de seu cliente consumir seu produto, conteúdo ou serviço, ocupar um espaço na tela do celular dele e estar sempre presente no seu dia a dia é uma oportunidade poderosa!

Melhor experiência, mais conversões

A decisão de ter um app já demonstra uma preocupação com a experiência do usuário e funciona como uma solução nesse sentido.

Mas, não adianta só criar um aplicativo, né? É preciso oferecer a melhor experiência possível e manter o seu cliente interessado em ter o app instalado no celular dele e usá-lo efetivamente para a sua finalidade.

Novas possibilidades

Uma aplicação mobile vem acompanhada de diversas possibilidades, desde o uso principal do aplicativo, que pode ter várias abordagens e fins, até as funcionalidades permitidas pelo formato.

Essas possibilidades derivadas do formato mobile se ampliam a cada dia e contemplam coisas como Push Notifications, IoT, Realidade Aumentada e muitos outros recursos e oportunidades que podem fazer a diferença no seu negócio!

Caso queira conhecer mais sobre o mobile e como ele pode (e deve!) ser inserido na sua rotina, nós produzimos um eBook completo com todas as tendências mobile para 2021 que você precisa conhecer e ele é gratuito. Vem ler!

Baixar eBook Tendências Mobile 2021

E agora que você já entende o beabá do mobile, não tem desculpa para não pensar, começar a aplicar ou aprimorar esse conceito por aí, ein?!

Summary
O que é uma plataforma mobile?
Article Name
O que é uma plataforma mobile?
Description
Primeiro, vamos falar sobre o conceito de mobile. Uma plataforma mobile é, basicamente, a versão de sites, programas e aplicações pensada especificamente para as telas de smartphones e tablets. De forma mais prática, o desenvolvimento mobile contempla uma infraestrutura com dimensões, disposições e usabilidades compatíveis com dispositivos móveis, de telas menores e verticais, como o telefone celular. O desenvolvimento mobile é super relevante para diversos segmentos e produtos, para permitir uma boa experiência em acessos a sites via smartphone ou para jogos e apps exclusivos para esses dispositivos.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo

Localização

Tecnospeed ©  2021. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.