Neste artigo você vai entender tudo sobre o controle OCX. Acompanhe!
OCX é a abreviatura de OLE custom control. Módulo de software que se baseia nas tecnologias OLE e COM que, quando chamado por uma aplicação, produz um controle que acrescenta algum recurso interessante à aplicação.
A tecnologia OCX é independente de plataforma, opera em sistemas operacionais de 16 e 32 bits e pode ser usada com várias aplicações.
É a sucessora da tecnologia VBX (Visual Basic custom control), que aceitava apenas aplicações do Visual Basic, e constitui a base dos controles ActiveX. Os controles OCX podem ser criados em diversas linguagens, embora o Visual C++ seja a linguagem mais utilizada.
Desenvolvida pela Microsoft, a tecnologia OCX é tratada na especificação OCX 96 (1996 OLE Controls specification). Pesquise também ActiveX controls (controles ActiveX); COM (definição 2); control (controle – definição 2); OLE; VBX; Visual Basic.
Para entender melhor sobre OCX e descobrir se vale instalar essa tecnologia, continue lendo este conteúdo!
O que são Controles ActiveX?
Os Controles ActiveX são pequenos programas, também chamados de complementos ou add-ons, que podem melhorar a experiência de navegação web, fornecendo barras de ferramentas, barras de cotação de ações, vídeo, conteúdo animado e etc. São úteis, também, em tarefas como a instalação de atualizações de segurança – o Microsoft Update, por exemplo, não funciona sem eles.
No entanto, esses pequenos programas de extensão “.OCX” podem ser uma dor de cabeça, já que, depois de executados pelo browser, passam a ter acesso irrestrito a qualquer aspecto do sistema operacional e do hardware do computador. E isso, obviamente, é perigoso. Portanto, cautela ao instalar.
A Microsoft criou a tecnologia ActiveX em 1996. A intenção original era boa: reutilizar componentes de softwares, independente da linguagem em que foram programados.
Programas para Windows como Internet Explorer, Microsoft Office, Microsoft Visual Studio e Windows Media Player são só alguns dos softwares Windows que tem ActiveX em seus recursos, e a mágica de poder inserir uma tabela Excel num documento Word só acontece por causa dessa tecnologia.
A partir dela, criaram-se os controles ActiveX. Não fossem os riscos e o fato de que eles só funcionam no Internet Explorer (e no Mozilla Firefox, caso instale plugins como o FF ActiveX Host e o Mozilla ActiveX Project), esses controles poderiam ser ainda mais interessantes.
OCX: quando devo instalar?
Cabe ao usuário decidir se vai ou não instalar o controle ActiveX. Sempre que acessar um site que exija a execução desses controles, uma tela perguntará se deseja-se ou não instalá-los. Como já mencionado, deve-se ter cuidado na instalação dos controles ActiveX, e é melhor evitar usá-los se a página da web funcionar sem eles.
Para descobrir se os controles são realmente necessários, abra o site em outros navegadores: se funcionar bem, os controles são dispensáveis e o usuário não precisa instalá-los. No entanto, alguns sites ou tarefas podem exigir a instalação.
Não instale um controle ActiveX, a menos que confie totalmente no site que está fornecendo o controle e no fornecedor que o criou.
E que tal conhecer as tecnologias para software da TecnoSpeed? Com nossas soluções, você torna o seu ERP capaz de emitir documentos fiscais eletrônicos, sem tanta complicação. Conheça a Suíte de Componentes.