8 melhores linguagens de programação para sistemas comerciais

Vai iniciar um projeto de desenvolvimento de software? Entenda quais são as melhores linguagens de programação para sistemas comerciais.


Uma dúvida que costuma ser muito comum entre os desenvolvedores que procuram iniciar novos projetos, diz respeito à escolha da melhor linguagem de programação para sistemas comerciais.

Para facilitar essa escolha, resolvemos apresentar em detalhes quais são essas linguagens e seus diferenciais. Acompanhe!

NF-e

Melhores linguagens de programação para sistemas comerciais #1: Java

Com certeza, o Java é uma das linguagens de programação mais utilizadas por desenvolvedores de todo o mundo. E não é à toa!

De fato, as características dessa linguagem fazem dela a mais usada para a criação de aplicações para dispositivos com sistema Android.

São essas características que também fazem dessa programação uma das mais recomendadas para o desenvolvimento de sistemas comerciais.

Isso porque o Java é considerado uma das linguagens mais versáteis que existem, além de ter uma alta performance.

“Outra característica que torna o Java tão recomendado em projetos de softwares comerciais é a sua escalabilidade, o que permite que os programas sejam adaptados à medida que o número de solicitações e acessos crescem.”

Não podemos deixar de lado o fato de o Java ser também muito usado no desenvolvimento de softwares de automação comercial.

Melhores linguagens de programação para sistemas comerciais #2: Linguagem C

Além de ser uma das linguagens de programação mais usadas do mercado, a C é também uma das mais antigas.

Essa linguagem possui uma série de vantagens para os desenvolvedores. Antes de qualquer coisa, ela é bastante utilizada por ser estruturada. Essa característica facilita o desenvolvimento dos projetos.

Seu uso também torna a portabilidade de programas muito mais simples, o que tende a dar maior agilidade ao trabalho dos desenvolvedores.

Além disso, a utilização da linguagem C permite o uso de diversas bibliotecas e de códigos Assembly.

Não se pode esquecer que essa linguagem é compatível com a grande maioria dos sistemas operacionais da atualidade, sendo muito usada no desenvolvimento de diversos tipos de softwares.

Melhores linguagens de programação para sistemas comerciais #3: C++

Essa linguagem é uma variante da linguagem C, sendo uma das mais utilizadas na criação de sistemas do tipo CRM. Para muitos desenvolvedores, essa linguagem é a mais indicada para o desenvolvimento de softwares mais robustos.

Ela pode ser entendida como um aperfeiçoamento da Linguagem C, tendo como característica a orientação a objetos, tanto funcionais quanto genéricos.

Por isso mesmo, ela é compatível com a sua linguagem de origem. Ademais, a C + + tem uma ótima performance, facilita os processos de portabilidade e é considerada uma linguagem de multi-paradigma.

Melhores linguagens de programação para sistemas comerciais #4: JavaScript

O JavaScript é uma das melhores linguagens de programação para o desenvolvimento de softwares.

Além de ser muito usado para promover uma maior interatividade e para criar e aperfeiçoar páginas na web, essa linguagem também permite o desenvolvimento de aplicações comerciais virtualmente.

Uma das bibliotecas de JavaScript mais conhecidas para o desenvolvimento dessas aplicações é a jQuery, que tornou a sintaxe da linguagem muito mais fácil de ser compreendida.

Ademais,

todas essas possibilidades fazem do JavaScript uma das linguagens mais versáteis do mercado.

O javascript está entre as linguagens de programação mais querida entre os DEVs.

O javascript está entre as linguagens de programação mais querida entre os DEVs.

Melhores linguagens de programação para sistemas comerciais #5: Python

A linguagem Python passou a ser cada vez mais utilizada no desenvolvimento de softwares de dados e de soluções que utilizam o machine learning devido a suas características.

Atualmente, essa poderosa linguagem é usada por grandes empresas de streaming e outros serviços digitais, como a Netflix e o Spotify.

O Python é também muito conhecido por ser uma das linguagens mais acessíveis, sendo muito recomendada para desenvolvedores que estão em início de carreira.

Quanto a seus diferenciais, o Python possui grande número de estruturas e bibliotecas disponíveis.

“É importante salientar também que essa linguagem é muito utilizada em projetos de sistema de automação comercial, pois possui bibliotecas imprescindíveis para quem atua com projetos que envolvem AI.”

Além do que, essa linguagem é universal, sendo compatível com os principais sistemas utilizados atualmente.

Melhores linguagens de programação para sistemas comerciais #6: Delphi

O Delphi funciona como um ambiente de criação de aplicações, sendo uma linguagem orientada a objetos e eventos e compilada. Embora essa linguagem não seja tão utilizada pela nova geração de desenvolvedores, o Delphi ainda merece todo o nosso respeito.

Entre as aplicações dessa linguagem no desenvolvimento de sistemas comerciais, podemos apontar recursos que permitem  emitir NFS-e no Delphi e criar softwares do tipo ERP.

Quanto ao ambiente de criação propiciado pelo Delphi, ele disponibiliza aos desenvolvedores editores de códigos e componentes, além dos recursos do compilador.

Todos esses recursos são organizados de maneira a facilitar o trabalho dos desenvolvedores. Ademais, essa linguagem é bastante estável, o que evita interrupções no processo de desenvolvimento de aplicações.

Melhores linguagens de programação para sistemas comerciais #7: Ruby

A linguagem Ruby é conhecida por sua sintaxe de leitura fácil e por ser muito intuitiva.

Essas características tendem a facilitar seu uso e a reduzir a curva de aprendizado para o domínio completo de suas funcionalidades.

Por isso, o Ruby é também muito indicado para desenvolvedores iniciantes, o que não significa que essa seja uma linguagem limitada.

Pelo contrário, entre suas principais características, podemos citar o fato de ela ser interpretada e de código aberto, sendo constantemente aperfeiçoada.

Além disso, o Ruby possui uma boa quantidade de bibliotecas gratuitas (conhecidas como Gems), que podem ser encontradas na internet facilmente.

Melhores linguagens de programação para sistemas comerciais #8: Visual Basic 6

O Visual Basic 6 é a última versão da linguagem VB, produzida pela Microsoft. Desde que foi criada, em 1998, essa linguagem tem perdido espaço para a Linguagem C e seus aperfeiçoamentos.

Contudo, muitas aplicações ainda rodam utilizando a Visual Basic 6. De fato, muitas software houses utilizam essa linguagem para o desenvolvimento de softwares e recursos.

Somente para exemplificar, é possível emitir NFS-e com o VB6 mediante um ERP, utilizando somente uma API.

Escolha as melhores linguagens de programação antes de iniciar o seu projeto

Antes de começar a desenvolver seu sistema comercial, não deixe de optar pelas linguagens mais estáveis e versáteis do mercado. Com certeza, atentar para esse ponto fará a diferença no resultado final do seu projeto.

Em outras palavras, escolher uma boa linguagem de programação para sistemas comerciais pode fazer com que seus clientes fiquem mais satisfeitos. Fique esperto!

E sabe o que é melhor? A TecnoSpeed possui soluções para as maiorias das linguagens. Veja aqui:

Soluções da TecnoSpeed

Você já utiliza alguma das linguagens de programação que mencionamos neste artigo? Compartilhe sua experiência!

Summary
Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados