Saiba como o Pix e tecnologias semelhantes estão sendo adotados ao redor do mundo e esteja por dentro das novas tendências do ecossistema financeiro global.
Você sabia que existe Pix em outros lugares do mundo? É isso mesmo! O sistema inovador de pagamento instantâneo foi desenvolvido pelo Banco Central do Brasil e está ganhando atenção internacional, inspirando soluções semelhantes em outros países.
Seu sucesso não é em vão: segundo o Estadão, só em 2022, foram realizadas mais de 20 bilhões de transações Pix, totalizando mais de R$ 10 trilhões.
É fato: este resultado posicionou o Pix como um referencial global para pagamentos eficientes e em tempo real. A seguir, vamos entender como outros países do mundo também adotam soluções de pagamento instantâneo.
Pix no cenário internacional
O pix é uma tecnologia exclusiva criada em território brasileiro. O Pix começou a ser desenvolvido e proposto em 2018, pelo Banco Central do Brasil, e é o sistema de pagamentos instantâneo que facilita a vida dos brasileiros.
Agora, olhando para fora, o cenário financeiro global está testemunhando uma mudança significativa em relação aos pagamentos instantâneos. Isso porque os consumidores estão exigindo formas mais rápidas, convenientes e acessíveis de transferir seus fundos.
Essa tendência está sendo alimentada pelo crescimento do e-commerce, de pagamentos imediatos e pela economia compartilhada.
Em resposta a essa demanda, países em todo o mundo estão desenvolvendo seus próprios sistemas de pagamento instantâneo. Mas alguns países já possuíam sua própria solução de pagamento em tempo real antes de nós, mas que se assemelham muito ao Pix brasileiro.
Veja exemplos com ferramentas semelhantes ao nosso Pix:
- Immediate Payment Service (IMPS) da Índia – serviço eletrônico da região cujos usuários pode enviar e receber dinheiro em tempo real. Na índia Existe também o UPI (Unified Payments Interface) – Lançado em 2016, se tornou o sistema de pagamento dominante do país, com mais de 2,5 bilhões de transações por mês de acordo com o jornal Indian Express, já que ele unifica várias contas bancárias por um único app.
- FAST de Singapura – Criado em 2014, o FAST permite transferências bancárias instantâneas entre as instituições financeiras participantes do programa.
- PromptPay da Tailândia – Lançado em 2017, o PromptPay facilita pagamentos em tempo real usando números de telefone celular ou carteiras de identidade nacionais.
- SCT Inst (Transferência Instantânea de Crédito) da Europa – Oficialmente lançado em 2017, o SCT Inst permite pagamentos instantâneos em euros em toda a União Europeia.
Esses casos destacam a crescente demanda global por sistemas de pagamento em tempo real como o Pix.
À medida que esses sistemas continuam a evoluir e a interconectividade aumenta, podemos esperar um ecossistema financeiro global mais integrado e eficiente no futuro próximo.
Outros países que adotam sistemas de pagamento semelhantes ao Pix
- Estados Unidos: FedNow;
- Reino Unido: Faster Payments Scheme (FPS);
- Austrália: New Payments Platform (NPP);
- Canadá: Real-time Rail (RTR);
- Japão: Zengin;
- Coreia do Sul: KFTC-ON;
- China: Clearing House Interbank Payment System (CHIPS).
- Portugal: MB Way
Semelhanças e diferenças de cada sistema de pagamento
Cada sistema de pagamento instantâneo possui características e funcionalidades únicas. No entanto, eles também compartilham algumas semelhanças, tais como:
- Processamento de pagamento em tempo real: As transações são processadas e liquidadas em segundos.
- Disponibilidade 24/7: Os pagamentos podem ser feitos a qualquer hora do dia, em qualquer dia do ano.
- Omnicanalidade: Os pagamentos podem ser iniciados por vários canais, como aplicativos móveis, bancos on-line e caixas eletrônicos.
- Segurança: Medidas robustas de segurança são tomadas para proteger os dados do usuário e prevenir fraudes.
Apesar de todos esses pontos em comum, cada sistema também possui suas limitações específicas. Por exemplo, alguns podem ter limites de transação mais baixos ou ser limitados a determinados tipos de pagamentos.
Pix internacional: possibilidades futuras
O sucesso do Pix abriu caminho para a sua expansão internacional. Vários países estão explorando a possibilidade de adotar o Pix ou desenvolver sistemas interoperáveis que permitam pagamentos sem limites de fronteira.
Esta expansão internacional tem o potencial de revolucionar o cenário financeiro global. De fato, ela tem o potencial de:
- Reduzir o custo dos pagamentos entre países;
- Aumentar a velocidade e a eficiência das transações internacionais;
- Facilitar o comércio internacional para as empresas;
- Promover a inclusão financeira, proporcionando acesso a serviços financeiros para pessoas que não possuem conta bancária, por exemplo.
Como realizar pagamentos pix fora do Brasil?
Em outubro de 2023, o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou que o Pix já pode ser utilizado em países como EUA, Portugal, França, Chile e Argentina.
Como funciona?
Existem duas formas de realizar o Pix no exterior, por ora, nestes países anunciados.
A primeira maneira requer que tanto o recebedor quanto o pagador tenham contas em instituições bancárias participantes do Pix no Brasil e conta em real e chave pix cadastrada para a transação.
A segunda opção envolve o uso de um e-FX, uma facilitadora de pagamentos internacionais, onde o pagador faz um Pix para a instituição e-FX no Brasil, e esta, então, realiza o envio internacional para o estabelecimento e/ou pessoa que está no exterior.
É importante lembrar que, conforme as informações disponíveis até o momento, o Pix utilizado para pagamentos no exterior não é considerado uma transação transfronteiriça, pois não envolve câmbio, ou seja, por ora, é tratado como se a transação estivesse ocorrendo dentro do Brasil.
Em suma, o futuro do Pix é brilhante. À medida que o sistema continua a evoluir e se expandir internacionalmente, ele está destinado a desempenhar um papel importante na formação do ecossistema financeiro global.
Caso queira saber mais sobre essa possibilidade de um pagamento instantâneo e entre sistemas e países diferentes, confira o nosso artigo completo sobre o Pix internacional!
Importância do Pix para Empresas de Software
A ampla adoção do Pix representa uma grande oportunidade para as software houses brasileiras. Ao desenvolver soluções que se integrem ao Pix, sua empresa pode ajudar seus clientes a:
- Aceitar pagamentos via Pix;
- Gerenciar transações do Pix;
- Conciliar pagamentos via Pix;
- Obter informações sobre o uso do Pix.
Isso tudo pode melhorar a eficiência da sua operação e solução, reduzir custos significativos e aumentar a satisfação dos seus clientes e também dos clientes finais.
Bom, até aqui já deu para perceber que o Pix é um sistema de pagamento revolucionário, e que está transformando o cenário financeiro no Brasil e ao redor do mundo, não é mesmo? Seus resultados inspiraram soluções semelhantes em outros países e abriram caminho para a expansão internacional da ferramenta.
E se você quer saber tudo sobre o Pix, nós temos um conteúdo completo e gratuito para a sua software house:
O futuro do Pix e de seus “irmãos” ao redor do globo é promissor e está pronto para desempenhar um papel importante no sistema financeiro global! E você pode contar com a gente para dominar esse sistema de pagamento e aproveitar as oportunidades que ele traz consigo.