Saiba quais países utilizam certificado digital ou possuem tecnologias similares para autenticação digital, bem como elas funcionam e se diferenciam.
Já se perguntou se o certificado digital que temos por aqui existe em outros lugares do mundo? A autenticação digital é uma demanda do presente e que não vai desaparecer num futuro próximo, portanto, é razoável a hipótese de que essa tecnologia não seja uma exclusividade nossa.
E, de fato, não é! A autenticação e o certificado digital também está presente em outras nações do globo, ou pelo menos algo similar a isso. Este post é justamente para matar essa curiosidade e responder a dúvida: quais países utilizam certificado digital?
Então, se você quer descobrir essa resposta e um pouco sobre cada sistema de autenticação existente, é só continuar a leitura até o final. Além desse tema principal, também falaremos brevemente sobre o conceito de autenticação digital e certificação. Vem com a gente!
Como surgiu o conceito de autenticação digital?
No início dos anos 2000, vivemos um período de grande expansão da internet. Com essa popularização, surgiu a necessidade da criação de conceitos e ferramentas práticas que pudessem acompanhar esse cenário.
Daí veio a ideia de autenticação digital: da possibilidade de compartilhar dados e realizar processos digitalmente, e da necessidade de identificação e de manter a confiabilidade e segurança das informações nesse tipo de ação. E, de lá para cá, só cresceu a demanda por segurança digital.
Segurança digital
Em paralelo com a evolução da internet, vivemos os processos de globalização e digitalização. Passamos pela Era da Informação, pela Era Digital e entramos na Era da Experiência.
Tudo isso, tornou a segurança digital um tópico indispensável, afinal, ficamos cada vez mais envoltos em dados, documentos, acessos, redes, plataformas… e sem recursos de controle e proteção, esse ambiente e novo contexto se tornaria caótico e insustentável.
É justamente o que explica o forte investimento em tecnologias digitais por parte dos governos – como vimos acontecendo aqui no Brasil com os documentos fiscais eletrônicos e a implementação da Escrituração Digital, por exemplo, ou na Europa com o estabelecimento da GDPR – General Data Protection Regulation (que, inclusive, inspirou a LGPD brasileira).
E o mesmo ocorreu, por consequência, mas não apenas por isso, dentro dos negócios e de todo o ambiente empresarial. Foi preciso investir em autenticação digital para se manter seguro, atualizado e competitivo – e quem não fez isso ainda, está ficando para trás.
O Certificado Digital
Tendo essa conjuntura como plano de fundo, temos o certificado digital como um eixo central desse processo evolutivo. Caso você não saiba, um certificado digital é um documento eletrônico que tem fins de identificar autores e autenticar operações.
Essa tecnologia foi implementada no Brasil a partir da Medida Provisória nº 2.200-1 de 24 de agosto de 2001 e, desde então, tem conquistado cada vez mais adeptos. O certificado funciona como solução para assinar documentos digitalmente, liberar acessos e autenticar declarações e diversas outras operações, tudo com validade jurídica.
Para saber mais sobre certificações e se aprofundar no tema, confira o nosso Manual do Certificado Digital!
Quais países utilizam a tecnologia de certificado digital?
Agora, sem mais delongas, vamos falar dos países que utilizam certificado digital? Bom, a verdade é que são vários os países que contam com esse tipo de tecnologia.
O destaque vai para a Estônia que, apesar de não ser um país grande, tem um alto índice de desenvolvimento econômico, humano e tecnológico.
Esse processo de desburocratização e digitalização governamental da Estônia se iniciou em 1991, quando o país reconquistou a sua independência. De lá para cá, eles se tornaram referência mundial em governo digital.
Por lá, o sistema de identificação digital é obrigatório para todos os cidadãos e praticamente todos os serviços públicos (99%) podem ser acessados de forma eletrônica e sem burocracias através dessa espécie de certificado digital.
Tudo isso acontece a partir de um sistema integrado de dados chamado X-Road, que começou a ser desenvolvido em 1998, teve sua primeira versão lançada em 2001 e foi oficialmente implantado em todo o país em 2018.
Desse modo, os estonianos podem, através de um único documento, comprovar sua identidade em viagens, buscar atendimento no sistema de saúde, registrar nascimentos, acessar contas bancárias, pagar impostos, assinar documentos, abrir empresas, fazer transferências de bens, votar nas eleições e muito mais!
Outro país que merece ser citado é a Espanha, que também conta com um certificado digital integrado ao documento único de identificação dos cidadãos, o DNI. Nele, ficam reunidos os dados pessoais do titular, incluindo suas informações biométricas. E ele é utilizado para dirigir, viajar, declarar impostos e acessar prédios e serviços públicos.
Não podemos deixar de citar o Digital Green Pass, que foi uma espécie de Certificado Digital da COVID-19 criado pela União Europeia para permitir a circulação de cidadãos vacinados e/ou negativados dentro dos países do bloco.
Países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estônia, Grécia, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polônia, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça e vários outros aderiram ao sistema.
Há, ainda, o eIDAS – electronic IDentification, Authentication and trust Services, um sistema europeu de identificação e autenticação eletrônica; e o UETA – Uniform Electronic Transactions Act e o ESIGN – Electronic Signatures in Global and National Commerce Act, que determinam a validade de transações e documentos registrados e assinados eletronicamente nos Estados Unidos.
Além disso, Austrália, China, Uruguai, Índia, Turquia, Indonésia, México e Arábia Saudita são mais exemplos de países que utilizam certificado digital, identidade digital ou, ao menos, assinaturas eletrônicas como forma legal de autenticação de documentos e processos digitais.
E o Brasil nessa história?
Em 2022, o Brasil foi reconhecido como o 2º país com a mais alta maturidade em governo digital pelo Banco Mundial, conforme o GovTech Maturity Index 2022.
A plataforma gov.br já tem adesão de 80% da população acima dos 18 anos e nós temos um dos sistemas de certificação e autenticação digital mais completos em termos de sistemas, segurança, serviços, habilitadores e engajamento.
Mas a tendência é que isso só avance ainda mais, com a evolução das novas formas de trabalho intermediadas pelo digital e a migração progressiva dos serviços governamentais!
Gostou de conhecer os países que utilizam certificado digital? Então, dê um passo adiante e explore nosso guia completo das certificações digitais:
Se preferir, você pode conferir todos os nossos conteúdos sobre esse tema neste link. Não deixe também de se inscrever na nossa newsletter para receber atualizações do mundo tech direto no seu e-mail!
Você pode também acompanhar o nosso canal do YouTube, lá constam mais conteúdos sobre certificado digitais e mais tecnologias de gestão de empresas e soluções para software houses!