Software house: como conseguir mais destaque no mercado?

Descubra o que uma software house precisa oferecer para conseguir se destacar entre as concorrentes.


A tecnologia da informação está ganhando cada vez mais espaço. De acordo com o Empresômetro, empresa de inteligência de negócios, o setor apresentou um crescimento superior a 118% nos últimos dez anos, mostrando que o mercado ainda têm potencial para expandir e alcançar números mais expressivos. 

Por meio de software e serviços tecnológicos, as empresas são capazes de aumentar a sua produtividade, melhorar o atendimento e garantir uma experiência mais positiva para os seus clientes. E como a mecanização das tarefas têm se tornado um procedimento comum dentro dos negócios, o esperado é que novas empresas especializadas no desenvolvimento de sistemas cheguem para atender toda a demanda. 

A partir daí surge a necessidade das software houses se tornarem melhor preparadas, isso caso não queiram perder espaço para as concorrentes. 

Quer saber como se destacar como software house e garantir o seu espaço no mercado? Veja, neste post, o que a sua empresa precisa oferecer para se tornar mais competitiva no setor. Confira! 

Como se destacar sua software house

A empresa focada no desenvolvimento de software precisa oferecer soluções tecnológicas que atendem as necessidades do seu público. Para isso,  precisa trabalhar com ferramentas inovadoras e oferecer sistemas rápidos que ajudam a otimizar a atuação dos clientes.

Abaixo, veja quais são os principais itens que a sua software house precisa oferecer.

Customer success 

Customer Success, também conhecido como Sucesso do Cliente, é uma metodologia corporativa que busca garantir o alto desempenho dos clientes por meio da interação com a empresa. Não se trata em ter sucesso no atendimento, mas em assegurar que o cliente alcance os resultados pretendidos. 

Para que a software house consiga se destacar entre as concorrentes é fundamental que o mindset organizacional esteja voltado para uma cultura Customer Success. Isto é, todos os colaboradores e setores precisam se comprometer em garantir que as necessidades de cada cliente sejam atendidas.

Quando toda a empresa está conectada, desempenhando funções e tarefas como um todo, fica mais fácil dela alcançar os seus objetivos mais rápido.  

Inteligência Artificial 

A inteligência artificial (IA) está relacionada com o desenvolvimento de sistemas capazes de executar funções que usualmente são realizadas por pessoas. 

Quando o cliente adota um sistema que foi desenvolvido com a tecnologia IA, eles podem utilizar de dados e algoritmos para compreender situações, identificar comportamentos e até mesmo agir de forma antecipada e estratégica às necessidade do seu público.

Como as pessoas buscam cada vez mais inovação no dia a dia, a Inteligência Artificial se torna um requisito indispensável para a software house que quer se sobressair. Afinal, quem gostaria de ser ultrapassada por falta de modernização? 

Software em nuvem 

Outra vantagem competitiva que a empresa especializada no desenvolvimento de software pode utilizar é a computação em nuvem. Esse tipo de ferramenta não só oferece a flexibilidade que os clientes precisam, como contribui para que os mesmos conectem e automatizem os processos via internet.  

Como possui suas funcionalidades em on-line, os software em nuvem ajudam a empresa a impulsionar os negócios, reduzir os custos e acelerar a adoção de tendências tecnológicas como a análise de dados e mobilidade. Também possibilita que as equipes realizem as tarefas em tempo real, compartilhando informações com eficiência e segurança entre todos os departamentos.

Mobile

Seus clientes estão buscando cada vez mais flexibilidade e autonomia. Depender de sistemas que funcionem unicamente pelo desktop é o mesmo que cortar as asas de quem está buscando voos mais altos. Para a sua software house realmente se sobressair, oferecer sistemas que “aprisionam os usuários” é algo que precisa ser evitado a todo custo.

Hoje, praticamente tudo pode ser feito pela palma da mão. As pessoas conseguem acessar aplicativos, ler e-mail e acompanhar notícias e informações de qualquer lugar, a qualquer hora pelo smartphone. É prático, rápido e seguro. E as empresas querem levar toda essa praticidade para dentro dos negócios.

Então, para que a software house consiga se elevar entre as concorrentes, será necessário estar disposta a abandonar o mindset antigo de que as soluções tecnológicas precisam ser acessadas apenas pelo computador. 

É preciso inovar, oferecendo soluções mobile, para garantir que as ferramentas serão capazes de auxiliar os clientes a alcançar os objetivos sem qualquer tipo de obstáculo.

Além da tecnologia, quais são os outros pontos que podem ajudar a software house se destacar?

Para que a software house consiga oferecer soluções realmente competitivas, é importante que ela compreenda quais são as reais necessidades do seu público. Sem a definição de perfil do cliente e sem saber quais são as suas exigências, fica praticamente impossível para a empresa direcionar os esforços e a equipe para o caminho certo.   

Além do mais, também é  importante definir as estratégias para melhorar o posicionamento no mercado, investir em marketing digital (para que mais pessoas conheçam a empresa e os produtos) e contar com colaboradores motivados em contribuir e crescer junto com a marca.  

Quando a empresa que é focada no desenvolvimento de software consegue unir todos os pontos acima, seja elaborando sistemas de qualidade ou oferecendo serviços tecnológicos mais eficientes, ela se torna capaz de atender melhor os seus clientes. 

Ela sabe o que o mercado realmente precisa e sabe que já está preparada para superar todas as expectativas.   

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados