Conheça a história e usos do SQL Server e saiba como criar uma dashboard a partir do seu banco de dados de forma prática e eficiente!
A importância dos dados dentro dos negócios é indiscutível, ainda mais considerando que vivemos na Era da Informação e Digitalização. Que tal descobrir, então, como transformar o seu banco de dados SQL Server em um dashboard de visualização de dados poderoso?
Neste post, nós vamos te contar um pouco mais sobre a história e os usos do SQL Server e te mostrar como você pode criar dashboards de forma rápida, eficiente e econômica. Ficou curioso(a)? Então é só continuar a leitura!
A História do SQL Server
A tecnologia de banco de dados SQL é uma linguagem de programação baseada em tabelas, denominada Structure Query Language. Ela foi desenvolvida pela International Business Machines Corporation (IBM).
Após inúmeros lançamentos e atualizações, a American National Standards Institute (ANSI) realizou a sua padronização e, por isso, ela se tornou uma linguagem de fácil entendimento e aplicabilidade.
O SQL Server é uma solução de gestão de banco de dados e, muitas vezes, é encarado somente como um banco de dados relacional. Entretanto, após a década de 90, o SQL Server passou a ser muito mais aprimorado e hoje é composto por um conjunto de 4 softwares operantes:
- Database Engine (SSDE);
- Analysis Services (SSAS);
- Reporting Services (SSRS);
- Integration Services (SSIS).
Essas mudanças permitiram um maior aproveitamento e domínio da linguagem SQL, mas, ao mesmo tempo, com a necessidade de levar o SQL Server para o mobile, novas dúvidas e demandas surgiram – sobre as quais falaremos mais adiante.
Por que ele é utilizado?
Bom, o uso de um banco de dados é essencial para a programação de software em vários segmentos e o uso do SQL Server é popular pela sua linguagem facilitada e capacidade de correlacionar diversos dados em sistema.
A composição do SQL Server colabora para a existência do relacionamento entre informações, isto é, informações complexas que se “conversam”, uma depende da outra ou uma é gerada com base na outra e assim por diante.
Alguns exemplos são o preenchimento de formulários ou tabelas com dados “puxados”, a emissão de relatórios e até a geração de dashboards, em que dados serão criados a partir de outros já processados e armazenados.
Tudo isso, permite estabelecer uma inteligência de dados e processos de análise e data quality, os quais serão essenciais para tomadas de decisões e gerenciamento estratégico do negócio.
Como criar uma dashboard a partir de um banco de dados SQL Server
Bom, em primeiro lugar, você precisa saber que criar um dashboard eficaz, hoje em dia, envolve não só um desenvolvimento desktop, mas também mobile.
E com isso em mente, existem duas formas principais de colocar isso em prática: manualmente, programando e construindo a sua aplicação de dashboards do zero ou integrando uma solução já pronta e validada ao seu sistema, como o PlugDash.
A seguir, a gente te explica todos os detalhes dessas duas possibilidades para você pesar o custo-benefício de cada uma delas:
Sem o PlugDash
Para ter um dashboard para chamar de seu sem usar o Plugdash, você vai precisar construir um novo módulo no seu sistema. Para isso, é necessário ter no time de desenvolvimento pelo menos um dev front-end e mobile, afinal, como já falamos, dar conta do mobile é essencial.
O processo consistiria basicamente em criar uma API para acessar os dados no SQL Server e um front consumindo essa API. Considerando que esse front poderia ser web e/ou mobile, uma possibilidade seria desenvolver usando React, por exemplo.
Neste caso, dois caminhos poderiam ser adotados: usar uma ferramenta para a construção dos gráficos dentre as disponíveis no ecossistema do React, como Victory, Nivo, Chart.js e Rechart; ou recorrer a projetos open source com uma base pré-programada do dashboard, alguns full stack e outros somente front.
Ambos têm como propósito otimizar o processo de desenvolvimento, mas eles não eximem as responsabilidades e investimentos de tempo e dinheiro que desenvolver um dashboard interna e manualmente vai envolver.
Mesmo utilizando frameworks, componentes e bibliotecas, você ainda precisará de vários recursos e de um bom prazo para colocar sua aplicação para rodar, testar e validar seu funcionamento e começar a aproveitar os benefícios que ela pode oferecer.
Isso sem contar o fato de que, uma vez lançado para seus clientes, este recurso consumirá tempo da sua equipe de suporte e continuará trazendo atividades de melhoria para o backlog do seu time de desenvolvimento.
Com PlugDash
Agora, se você quer ganhar tempo, economizar e garantir a qualidade da sua entrega, uma aplicação integrável como o PlugDash é, sem dúvidas, a melhor solução.
Com ele, toda a etapa de desenvolvimento é pulada e você só vai precisar de um dev – que pode muito bem ser você mesmo – com conhecimento em SQL para dar vida aos seus dashboards.
Ou seja, você não vai precisar desenvolver nada do zero e nem ter conhecimentos específicos em front ou mobile, e o processo de implementação se resume a uma integração e configuração bem simples.
Basta integrar o SQL Server com o sincronizador de dados do PlugDash, o PlugBot Nuvem, e, então, dedicar algumas horas para a criação dos gráficos e dashboards via SQL. Uma dica é reunir em conjunto com alguns clientes quais indicadores eles gostariam de ter disponíveis para acesso para poder começar a dar vida aos seus dashboards.
Em poucas horas, o recurso estará disponível e pronto para você fornecê-lo aos seus clientes. Para mais informações e detalhes sobre essa integração, acesse o passo a passo de como criar um dashboard com PlughDash!
E mais, o processamento dos dados ocorre todo na infraestrutura do PlugDash, sem a necessidade de você se preocupar com isso; é uma aplicação 100% em conformidade com a LGPD; além das melhorias, correções e suporte da aplicação serem constantes e ficarem sob nossa responsabilidade.
E adiantamos: tem como ser mais fácil e vantajoso que isso? Não, não tem! Tudo isso com a garantia de qualidade e experiência de mercado da TecnoSpeed, que está há mais de 15 anos desenvolvendo soluções que complementam e potencializam o trabalho das software houses e devs de todo o Brasil.
Conclusão
Programar do zero um dashboard com SQL Server é muito trabalhoso, por isso, a melhor alternativa é contar com uma aplicação que integre com seu banco de dados e leve dashboards mobile ao seu software, como o PlugDash.
Então, não perca mais tempo, integre agora mesmo o seu SQL Server com o PlugDash e comece já a criar seus dashboards:
E para continuar aprofundando seus conhecimentos sobre este tema, confira também as vantagens e importância do monitoramento em tempo real para os negócios e onde e como aplicar gráficos de monitoramento.