Tempo de Leitura: 2 minutos

Oferecer suporte tributário não é fácil! São várias regras e obrigatoriedades atualizadas frequentemente.


A emissão de documentos fiscais não é um processo simples para as empresas, e essa complexidade cai sobre as software houses. Em conversa com empresários do ramo de ERPs, percebemos que existe um pensamento coletivo de que é necessário um esforço diário para ajudar os seus clientes tirando dúvidas sobre impostos.

Nós da Tecnospeed, temos o compromisso de tornar mais fácil a vida do desenvolvedor e da software house como um todo. Por isso, estamos sempre atentos ao que pode ocasionar transtornos para eles. A seguir, veja alguns desses problemas.

Os erros mais comuns do seu cliente

Um dos erros mais cometidos pelas empresas na emissão da nota fiscal eletrônica é o preenchimento incorreto do documento. No geral, as empresas têm dificuldade em relacionar o CFOP (Código Fiscal de Operação e Prestação) e o CST (Código de Situação Tributária) e não sabem exatamente quais as alíquotas (ICMS, Pis, Cofins, ISS) a serem recolhidas nas operações.  

O fato de termos 26 estados em nosso país deixa esse processo ainda mais complexo, pois cada um deles possui termos e particularidades que devem ser seguidas à risca.

Cada erro de preenchimento no XML pode representar multas e outros tipos de autuações, e no caso de inconsistência de informações, pode ocorrer a retenção do produto durante seu transporte ou até mesmo a apreensão em um posto fiscal.

Dor de cabeça para o seu suporte

No caso de erros no documento fiscal, o seu cliente raramente recorre ao contador ou à um consultor fiscal: ele vai direto ao suporte da sua software house, por achar que é você o responsável pelo problema. Afinal, ele está com problemas na nota fiscal, e seu software deveria ser a solução para isso.

Isso faz com que a empresa recorra cada vez mais ao suporte da sua software house, aumentando o esforço da sua equipe com atendimento fiscal e tributário. O cenário é caótico: o telefone tocando sem parar e seu suporte tendo que atender à dúvidas tributárias ao invés de cuidar do seu software e ajudá-lo a usar o máximo do sistema.

Além disso, é muito difícil e caro ter na equipe pessoas que deem suporte fiscal tributário. A software house muitas vezes precisa recorrer a ajuda de contadores ou um prestador de serviço na área contábil.

Todo esse processo toma tempo e faz sua equipe perder produtividade, além de fazer o suporte prestar um atendimento tributário, que não é de sua especialidade. No final do mês, a conta sobra no bolso da empresa.

A gente te ajuda

Você já pensou em ter uma automatização para tributos fiscais que agregue valor ao seu software e ajude seu cliente sem que você precise gastar o tempo da sua equipe de suporte com dúvidas sobre tributo?

Não ter que investir dinheiro com desenvolvedor para que ele se torne um especialista em legislação fiscal? E o melhor, não precisar gastar dinheiro com consultores fiscais ou contadores desatualizados?

Parece impossível, mas já trabalhamos para descomplicar a vida do desenvolvedor há mais de 12 anos. Por isso, estamos desenvolvendo soluções para ajudar o seu suporte a ter mais tempo para o que importa, ao invés de solucionar dúvidas de legislação e documento fiscal.

Estamos desenvolvendo tecnologias que facilitarão as questões tributárias do seu cliente e reduzir a necessidade de suporte do seu time. Imagine que seus clientes consigam preencher e auditar as informações fiscais e contábeis dos arquivos XML sem precisar da sua equipe para isso.  

Quer fazer parte desse trabalho e nos ajudar a construir essa solução?

Preencha o formulário abaixo para participar. Assim, além de ter acesso em primeira mão às possibilidades, você será um dos primeiros a ganhar um desconto especial no lançamento dessa solução.


Localização

Tecnospeed ©  2021. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.