Mais do que um serviço, o suporte técnico deve ser incorporado ao quadro de estratégias para oferecer soluções mais completas e otimizadas.
A aquisição de um software envolve muita expectativa dos clientes.
Isso porque tão importante quanto os recursos, é conhecer o suporte técnico que será disponibilizado para garantir seu funcionamento.
Assim, oferecer esse tipo de serviço não é mais um diferencial, mas uma obrigação para manter sua competitividade no mercado.
Uma vez que saber lidar com falhas e ter uma resposta rápida em mãos para cada uma delas é essencial para evitar prejuízos e fidelizar clientes.
Então, veja o porquê manter uma equipe de suporte especializada e saiba como viabilizar um atendimento excelente.
Se preferir, assista a versão em vídeo, apresentado pelo Lucas Gusmão!
O que é suporte técnico?
O suporte técnico é uma atividades mais importantes para aqueles que oferecem algum tipo de serviço ou produto.
Ele presta assistência – intelectual, tecnológica ou material – aos clientes, a fim de solucionar eventuais problemas técnicos.
Isto é, é fundamental para potencializar as funcionalidades do produto, e identificar a possibilidade de melhorias.
E apesar de demandar certa velocidade por parte da equipe, deve ser prestado de forma bastante pessoal, oferecendo diversos canais para que o cliente entre em contato.
O que faz o suporte técnico em TI?
Ainda que sua função mais clássica seja resolver problemas e pendências, hoje o suporte técnico em TI deve garantir o pleno funcionamento da solução adquirida.
Isso implica em corrigir desde questões de infraestrutura, até assegurar a qualidade do ambiente de TI e a estabilidade de suas ferramentas.
Assim, deve ser composto por uma equipe especializada que, quanto mais versátil, mais estará preparada para solucionar os problemas que podem surgir.
O conhecimento e a experiência de seus profissionais serão úteis para trazer mais agilidade ao chamado dos clientes, resolvendo tudo com mais rapidez e eficiência.
A importância de solucionar problemas
Independente do quanto você teste seu software ou ensine seu cliente, falhas acontecem o tempo todo.
Mas uma equipe de suporte técnico que vivencia as dúvidas corriqueiras dos clientes pode resolver tudo facilmente com uma ligação ou bate-papo no chat.
Por isso, é extremamente importante que esse time não seja usado apenas para apagar incêndios, mas que faça parte da estratégia da empresa.
Isso porque é por meio de sua comunicação que os clientes se sentem mais seguros, gerando mais conversão, engajamento e fidelização.
Quando resolvemos um problema com agilidade, nos tornamos referência no que fazemos de melhor, assim como aumentamos os níveis de satisfação.
É por isso que investir na capacitação da equipe de suporte gera valor para o seu negócio, uma vez que um atendimento excelente faz toda a diferença.
Tenha uma equipe especializada!
Quando falamos em suporte técnico em TI, mais do que quantidade, é a qualidade do profissional que é determinante para o atendimento.
Isto é, uma equipe especializada e dividida por operações permite uma proximidade maior com o cliente, que terá suas dúvidas e questões sanadas mais rapidamente.
Assim, manter um cliente satisfeito é menos custoso do que conquistar uma nova oportunidade.
Portanto, o suporte técnico deve ser empático e considerar tudo o que o cliente tem a dizer ou perguntar, apresentando uma solução prática e bastante direta.
Dúvidas sobre como anda a saúde do seu negócio?
Então, basta analisar seu suporte! Com ele você terá uma visão completa desde a qualidade do produto, até a maturidade da sua equipe de atendimento.