Squad: entenda o modelo e como ele pode aumentar a produtividade

O que é Squad e como ele aumenta a produtividade da sua Software House
Tempo de Leitura: 3 minutos

Escolhido pela gigante Spotify, o modelo de Squad tem se mostrado eficiente em muitas empresas. Será que ele se encaixa na sua empresa? Vamos descobrir!


O que move qualquer empresa são seus colaboradores. Sem pessoas, nenhuma ideia é capaz de ganhar forma e se desenvolver, mesmo com o constante avanço da tecnologia.

Há muitos anos gestores e profissionais de recursos humanos vêm tentando entender qual o melhor modelo de gerenciar equipes e foi nesse contexto que surgiram os Squads.

O modelo de Squad vem se popularizando por conta das startups, que encontraram no nele uma forma de aproveitar ao máximo a produtividade de seus colaboradores. Grandes empresas ao redor do mundo, como o Spotify já usam o modelo e os resultados não poderiam ser melhores.

Quer entender melhor como funcionam os Squads, quais seus benefícios e como adotar essa configuração na sua empresa? Continue a leitura para saber mais sobre o tema.

O que é SQUAD, e como isso pode ajudar a sua Software House

O que é Squad?

Squads são pequenas equipes multidisciplinares encarregadas de desenvolver projetos de forma autônoma, o que favorece uma comunicação eficaz, mais direta e sem ruídos.

Em um Squad podem trabalhar pessoas de áreas distintas, como do comercial, do marketing, de produto… O ideal é que todos estejam em sintonia, formando uma equipe autônoma que consiga desenvolver o projeto em questão, usando da expertise de todos.

Onde surgiu?

O Spotify foi o responsável pelo desenvolvimento e popularização desse formato. Antes disso, a empresa usava o framework Scrum, que é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos. Com o crescimento acelerado da plataforma, eles precisaram adotar uma nova forma de organizar as equipes, e foi aí que nasceram os Squads.

Idealmente, esses pequenos times são de até 8 pessoas que estão sempre juntas para que possam criar conexões e, consequentemente, uma certa sinergia. Entenda mais sobre essa cultura do Spotify clicando aqui.

Como organizar os Squads?

Primeiramente, todo Squad deve ter alguém responsável por coordenar as operações do time, mas isso não significa necessariamente uma hierarquia. É apenas mais uma função que precisa existir para o bom andamento do projeto. O perfil de cada colaborador que vai compor um Squad também deve ser levado em consideração para que não existam atritos.

Dentro da metodologia de Squads existem os chapters e as tribes. Os chapters são grupos de colaboradores da mesma área, como por exemplo todos os desenvolvedores de uma empresa. As tribes são conjuntos de Squads que trabalham para criar um projeto em sua totalidade.

Pensemos em um novo software, por exemplo, uma Squad será responsável pela estratégia de lançamento, outra pela captação de leads e outra pela estratégia de prospecção ativa. Essas três Squads formam uma tribe.

 

Exemplo de Squad

 

Quais são as vantagens?

Embora seja uma decisão que vai impactar toda a empresa, adotar o modelo de Squad pode trazer muitos benefícios para a saúde organizacional da sua empresa. Conheça algumas vantagens.

Agilidade

Em modelos tradicionais, ações que dependem de mais de um setor da empresa acabam sofrendo atrasos porque não é simples conciliar agendas e prioridades. No modelo de Squad isso não acontece e os colaboradores conseguem “cortar caminho”, pois têm contato mais próximo e facilitado com os membros de seus times.

Produtividade

Em consequência do ponto acima, a produtividade da equipe também aumenta, já que é possível realizar mais tarefas em menos tempo. Os processos não ficam barrados em setores específicos porque todos trabalham juntos em prol do sucesso de cada projeto.

Equipe engajada

Os membros da equipe trabalham de forma ativa nos projetos, acompanhando todos os passos e como ele vai se desenvolvendo. Equipes que conseguem enxergar de forma mais palpável o resultado de seus esforços tendem a ser mais engajadas com o sucesso do objetivo.

Colaboração

Aqui, é indispensável que exista colaboração entre os membros do Squad. Aos poucos, eles vão percebendo que só assim seus objetivos podem dar certo. O time trabalha de forma autônoma, mas seus membros não. Essa colaboração vai além das funções definidas para cada pessoa, de forma que todos saibam valorizar e enxergar o propósito de cada uma das funções.

Colaboradores mais capacitados

Um bom colaborador é aquele que entende a dimensão de seu trabalho e como ele pode impactar no todo. Trabalhar em Squads permite maior visualização de todos os ativos e no fim das contas os colaboradores conseguem aprender pelo menos o básico de cada função e como funciona o universo de cada área.

Quais são as desvantagens?

Toda essa autonomia pode ser um fator de risco para organizações que não conseguem gerenciar muito bem suas equipes. Será que os Squads podem se aplicar no seu caso? Veja algumas desvantagens que te ajudarão na análise do seu cenário.

Autonomia

Sim, a autonomia é uma enorme vantagem, mas ela também pode apresentar problemas se esses colaboradores não estiverem preparados. Eles precisam estar cientes do tamanho da responsabilidade de ser autogerenciáveis, se não a probabilidade de erros aumenta exponencialmente. Antes de adotar o modelo de Squad, o time deve ser capacitado, empoderado e alinhado.

Modelo para médias e grandes empresas

Se a sua empresa for de pequeno porte, dificilmente você conseguirá montar Squads por conta da necessidade de vários colaboradores de diferentes áreas. Por outro lado, se você simpatizou com esse modelo, pode encarar sua empresa como um Squad e encorajar seus colaboradores a trabalharem de forma colaborativa.

Vale a pena implantar o modelo de Squads na sua empresa?

Após ler as vantagens e desvantagens, é provável que você já tenha decidido se esse modelo se encaixa ou não com a sua empresa.

Como quase tudo no mundo corporativo, a resposta para essa pergunta é: depende. Depende do tamanho da sua equipe, da quantidade de projetos paralelos mantidos pela empresa e, principalmente, da aptidão dos funcionários a organizar o próprio trabalho.


Redação Tecnospeed
Redação Tecnospeed
Perfil da Equipe de Redação da TecnoSpeed.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo