Descubra a importância da gestão de vendas e da estratégia multicanal durante a campanha de Black Friday e como colocá-la em prática de forma otimizada.
Todo lojista que se preze, independentemente do segmento, investe em estratégias para a Black Friday. E todo fornecedor de software de sucesso sabe disso e se prepara para aproveitar as oportunidades que essa data pode trazer.
Afinal, para que uma campanha de vendas da Black Friday tenha sucesso, é imprescindível que a loja conte com um sistema 100% eficiente e que integre seu estoque, seu financeiro, seu e-commerce e todos os canais de venda em que seus produtos são e serão vendidos.
Então, se você é desenvolvedor e está buscando formas de preparar seu ERP para esse dia ou época do ano, este post é para você.
Até o final dele, você vai entender mais sobre as expectativas para a Black Friday 2023, os desafios da venda online multicanal neste período, a importância de uma boa gestão de vendas e como oferecer isso para os seus clientes. Acompanhe e confira!
Quando é a Black Friday?
Chega outubro e novembro e a gente já começa a se perguntar: “quando é a Black Friday?”, não é mesmo?
Se você é uma das pessoas que sempre tem essa dúvida, saiba que apesar de a cada ano cair em um dia, essa data do comércio acontece sempre na última sexta-feira de novembro.
Em 2023, a Black Friday vai cair no dia 24 de novembro e a Cyber Monday na segunda-feira seguinte, dia 27 de novembro.
Essas duas datas são uma oportunidade das marcas e lojistas realizarem uma queima de estoque e/ou acelerarem suas vendas.
Mas a verdade é que, devido a adesão e o sucesso dessas datas comerciais, a Black Friday acabou se tornando uma tradição esperada o ano todo pelos lojistas e consumidores, e que envolve e movimenta as compras ao longo de todo o mês de novembro (aposto que, a essa altura, você já viu alguma campanha de “esquenta para a Black Friday” por aí, não viu?).
Quais são as expectativas para a Black Friday 2023?
A expectativa para a Black Friday 2023 é ainda maior do que a que foi cultivada e (depois) comprovada no ano passado. De acordo com um relatório da Olist, espera-se que o evento movimente mais de R$ 6 bilhões este ano.
Além disso, 68,8% dos lojistas afirmaram que esperam faturar mais este ano do que em 2022 e quase 50% dos consumidores afirmou que pretende gastar mais de R$ 500 na campanha.
Ainda que a Black Friday seja válida para todo segmento e tipo de canal de venda (offline ou online), a fonte de maior interesse e receita são as compras digitais.
Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) de 2022, houve um aumento de 21,1% no faturamento do setor de e-commerce durante o período entre Black Friday e Cyber Monday. Portanto, podemos esperar uma busca e consumo intensos nos sites e aplicativos das marcas, bem como nos marketplaces e superapps.
A importância de oferecer uma boa gestão de vendas durante a Black Friday
Diante desse cenário e dados, é essencial que você ofereça aos seus clientes a melhor ferramenta para eles realizarem uma boa gestão de vendas durante a Black Friday.
Isso porque uma campanha de vendas não é nada se houver um planejamento de mídia e uma divulgação poderosa, mas uma experiência de compra negativa ou erros logísticos.
Se o seu ERP não estiver preparado para funcionar bem mesmo diante de um grande volume de vendas, isso pode, simplesmente, arruinar qualquer estratégia de atração e venda que seu cliente possa adotar durante a Black Friday.
A boa gestão, portanto, é a base para que a marca possa potencializar suas vendas e resultados sem ter seu atendimento e imagem prejudicada, ou ter que lidar com uma crise logística por uma falha em alguma etapa do processo e operação de vendas.
Desafios da gestão de venda online multicanal durante este período

Black Friday 2023, conheça os principais desafios
E para além de uma boa gestão geral pensando no aumento de fluxo gerado pela Black Friday, é importante se preparar para os desafios da venda online multicanal. O processo, nesse caso, é descentralizado e precisa ser bem gerenciado para funcionar.
Aqui, a palavra-chave também é integração, ou seja: só é possível criar uma experiência multi ou omnichannel para os clientes e usuários se todo o ecossistema da marca for sinérgico e integrado. Na prática, isso significa manter:
- Um controle de estoque sempre atualizado;
- Regras de preço baseadas nas particularidades de cada canal de venda;
- Uma cadeia operacional sincronizada e automatizada ao máximo;
- Acessos estáveis e seguros para o consumidor; e
- Estratégias de comunicação e marketing focadas na convergência.
Como preparar seu ERP para fortalecer o seu cliente diante desses desafios?
Deu para perceber como os desafios são extensos e exigem uma estrutura robusta para serem superados, não é mesmo? Mas isso não significa que você necessariamente terá muito trabalho para preparar seu ERP para a Black Friday ou qualquer campanha grande.
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