Certificado Digital e-CNPJ: o que é? Pra que serve? Quem pode ter?

O mercado de Certificados Digitais tem crescido exponencialmente e é importante que sua empresa acompanhe essas novidades. Conheça o e-CNPJ e saiba quais são suas vantagens.


O CNPJ é uma sigla bastante conhecida, mas algumas pessoas podem não saber o que cada letra da sigla significa.

CNPJ quer dizer Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica e é o equivalente ao CPF (cadastro de pessoas físicas) para empresas e instituições. Ele é identificado por um número de 14 dígitos e cada parte deste código representa uma informação: os oito primeiros números identificam a inscrição, os próximos quatro números indicam a unidade de atuação da empresa e os últimos dois representam o dígito verificador.

Todos esses números conseguem apresentar variadas informações sobre a empresa em questão, como a data de abertura, nome da empresa, nome fantasia, endereço, CNAE, situação cadastral e outros dados que sejam pertinentes.

O e-CNPJ surgiu como uma forma de identificar digitalmente as empresas no meio eletrônico, facilitando a assinatura de documentos e garantindo menos burocracia aos empresários que usam o meio digital para fazer suas transações.

Quer saber mais sobre essa identidade e quais facilidades ela pode proporcionar às empresas? Acompanhe a leitura!

O que é e-CNPJ?

O e-CNPJ é um certificado digital que, dentre outras coisas, é a versão eletrônica do CNPJ, por isso a adição da letra “e” antes da sigla. Ele permite que as empresas realizem suas transações nos meios eletrônicos e digitais de forma simples e segura.

O CNPJ foi criado em 1998 para substituir o Cadastro Geral do Contribuinte (CGC), que havia sido criado em 1964. Essa decisão foi tomada para facilitar procedimentos e cadastros nas três esferas do Governo. Com o avanço e popularização da internet, surgiu a necessidade de digitalizar processos para que eles ficassem mais rápidos e cada vez mais automatizados, foi então que surgiu o e-CNPJ.

Para que serve o e-CNPJ?

O certificado e-CNPJ serve para acessar o site da Receita Federal do Brasil, assinar notas fiscais, pagar tributos, facilitar transações bancárias no meio eletrônico, comunicar de forma descomplicada e direta com órgãos do governo, como prefeitura e Receita Federal, enviar dados previdenciários e trabalhistas a órgãos competentes, fazer procurações e diversas outras atividades.

Os procedimentos que antes precisavam ser realizados de maneira presencial com o CNPJ podem agora ser feitos de forma mais rápida e econômica por meio do e-CNPJ.

Quais são os tipos?

Existem dois tipos de e-CNPJ e eles não têm muitas diferenças estruturais. O que varia é o sistema no qual ele será operado.

A escolha entre os dois tipos existentes vai depender das necessidades de cada empresa e o fornecedor responsável pela implementação do certificado precisa solucionar toda e qualquer dúvida que o gestor da empresa possa ter.

Confira abaixo os tipos de e-CNPJ e quais são suas características.

Certificado A1

É um certificado com validade de 1 ano e é emitido e armazenado no computador da empresa, independente de outros dispositivos, como cartões ou tokens para o seu correto funcionamento.

Geralmente, ele possui extensão .PFX ou .P12. O A1 é um certificado bastante simples e intuitivo, garantindo alta produtividade a quem for utilizá-lo no dia a dia. Ele solicita uma senha de acesso, mas ela precisa ser fornecida apenas no ato de instalação.

É possível utilizar o e-CNPJ A1 em diversos dispositivos, como computadores desktop, notebooks, tablets e smartphones. Essa é uma grande vantagem para gestores que não têm o hábito ou não podem ficar presos a somente um dispositivo.

Certificado A3

O que diferencia o certificado A1 do A3 é o armazenamento em token ou cartão que esteja de acordo com a legislação da ICP-Brasil.

Como ele não é acessado diretamente pelo computador, como é o caso do A1, ele não pode ser acessado em diversas plataformas simultaneamente. Sempre que você precisar trocar de computador, será necessário iniciar uma nova configuração.

Outro ponto de atenção é a necessidade de digitar a senha todos os dias, não somente uma única vez como no certificado A1.

Como o A3 precisa de uma mídia para funcionar, seu valor pode ser mais alto e ele sempre estará suscetível a extravios e até mesmo furtos. Se o gestor perder o cartão do certificado A3, ele precisará comprá-lo, configurá-lo e instalá-lo novamente.

Outro problema é que a entrada da mídia do e-CNPJ A3 costuma ser USB, então existe também a limitação de poder usá-lo somente em computadores, deixando de lado os dispositivos móveis.

Benefícios

Com o aumento de negócios sendo realizados digitalmente, o e-CNPJ ganhou ainda mais relevância. | Foto: Pexels

Garantir a versão eletrônica do CNPJ possui inúmeras vantagens e, nos dias de hoje, é praticamente impossível que uma empresa opere sem modernizações em seus procedimentos. Veja algumas dessas vantagens:

Assinar documentos digitalmente

Um dia essa realidade já pareceu distante, mas hoje já é possível assinar documentos sem que o responsável pelo CNPJ precise ir a algum lugar e assinar um documento físico de papel com uma caneta. O certificado digital garante todas as diretrizes de segurança necessárias para minimizar fraudes.

Aumenta a produtividade e reduz custos

Com processos mais analógicos, os gastos são mais altos se colocarmos tudo na ponta do lápis: papel, deslocamento, tempo e muitas vezes até mesmo um quadro maior de funcionários nas empresas.

Já com o certificado digital, os gastos com papel, armazenamento e transporte são praticamente zerados, sem falar na questão da segurança, que ganha pontos com essa digitalização. 

Modernização

Ter um e-CNPJ é sinal de que a empresa se preocupa com o que há de mais novo no mercado e isso é visto com bons olhos por clientes e fornecedores.

Estar em dia com essas novidades garante uma enorme vantagem competitiva frente aos concorrentes e permite o crescimento saudável e ordenado de uma empresa.

Parceria com a TecnoSpeed para Certificado Digital

Você já viu que ter um certificado digital é muito vantajoso para todas as partes envolvidas em um negócio, principalmente para as empresas. Oferecer o serviço de Certificado Digital para seus clientes é uma ótima oportunidade, considerando que esse mercado só cresce a cada ano que passa. 

A TecnoSpeed pode ser sua parceira e te ajudar a oferecer esses serviços, garantindo aos seus clientes uma gama de opções completa. Com a Parceria de Certificado Digital da TecnoSpeed, sua empresa pode fazer parte de uma rede com centenas de software houses para trocar experiências e ter outras inúmeras vantagens, como por exemplo oferecer certificados digitais aos seus clientes e outros parceiros.

Entre em contato para entender como funciona essa parceria e como ela pode te ajudar a aumentar os lucros e a visibilidade da sua software house.

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados