Certificado Digital A1: o que é, como funciona e tudo que você precisa saber

O certificado digital A1 é um dos modelos de certificação mais conhecidos e utilizados. Descubra o porquê, como adquirir e outros detalhes sobre ele!


Você sabe o que é um certificado digital A1? Dentro do universo das certificações, o A1 é um dos modelos mais populares e versáteis e é sobre ele que falaremos hoje.

Se você não tem tanta afinidade com a tecnologia do certificado digital, saiba que eles são uma ferramenta que permite a autenticação de operações de forma totalmente digital e segura.

E só com esse contexto, já dá para imaginar como um certificado digital pode ser útil para os mais diversos tipos de negócios, não é mesmo? 

Então venha entender tudo sobre o certificado A1 e descobrir como ele pode ajudar você, seus clientes e a sua software house!

O que é um certificado digital A1?

O que é um certificado digital A1? Saiba tudo nesse artigo.

O certificado digital A1 é um dos mais práticos. | Imagem: Pexels – Cottonbro

O certificado digital do tipo A1 se enquadra dentro do grupo de certificações de assinatura digital, já ouviu falar?

Em termos de uso e conceito, o certificado do tipo A (de assinatura digital) é indicado para autenticar operações e documentos que dependem principalmente da identificação das partes envolvidas.

Ou seja, o certificado A1 pode ser usado para substituir a assinatura de documentos em papel e com validade jurídica, como contratos, procurações, diplomas, atestados e prescrições médicas.

E também, para validar operações digitais que precisem dessa identificação e garantia de quem é o autor de determinada ação, como o acesso aos sistemas públicos da Receita Federal, a autenticação de uma Declaração Fiscal ou Nota Fiscal Eletrônica. Agora, em termos físicos, o certificado digital A1 é um arquivo eletrônico, geralmente com extensão .PFX ou .P12, instalado diretamente no computador do titular ou responsável legal da certificação.

Além disso, ele também pode ser instalado em outras máquinas, como notebooks, tablets e smartphones, permitindo seu uso em diversas plataformas e lugares. E por ser um arquivo digital, ele também é um modelo bastante seguro, não tendo risco de ser roubado ou perdido.

Mas, se o A representa o grupo de certificados de assinatura digital, o que quer dizer o 1? O número que completa o nome do certificado A1 diz respeito à validade da certificação, que no caso do A1 é de 1 ano e precisa ser renovado dentro deste intervalo.

Para que serve o certificado digital?

  • Assinar documentos de forma eletrônica;
  • Garantir a validade jurídica de operações online;
  • Autenticar transações bancárias;
  • Acessar ambientes virtuais de forma segura;
  • Enviar declarações fiscais da empresa;
  • Emitir e validar NF-e, NFS-e e outros documentos fiscais eletrônicos.

Tudo isso porque um certificado digital é formado por diversos elementos que garantem a sua segurança e confiabilidade, como um registro de dados em uma Autoridade Certificadora (AC) autorizada pela ICP-Brasil e uma dupla de chaves criptográficas exclusivas e invioláveis.

Quem emite o certificado digital?

Veja como emitir um certificado digital nesse artigo

Toda autoridade certificadora precisa estar registrada na Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) para emitir um certificado A1. | Imagem: Pexels – Anna Shvets

A emissão das certificações é feita por um agente de registro vinculado à uma Autoridade Certificadora (AC) que, por sua vez, precisa ser regularizada pela Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) e o Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI). 

O agente de registro é o profissional ou empresa que vai coletar os dados biométricos do titular ou responsável legal pelo certificado, checar toda a documentação entregue e garantir a autenticidade da certificação a ser gerada.

Por esse motivo, é crucial buscar e escolher um agente de registro de confiança, para realizar todo o procedimento de forma ética e segura. No site da ICP-Brasil, você pode acessar as listas completas de Autoridades Certificadoras e de Autoridades de Registro.

Como tirar certificado A1?

A emissão de um certificado digital A1, como falamos acima, precisa ser feita por meio de uma Autoridade de Registro (AR) e uma Autoridade Certificadora (AC). Tendo isso em vista, você precisará:

  • Separar a documentação solicitada;
  • Escolher seu tipo de certificação e pagar por ela;
  • Agendar um horário junto a uma AC; 
  • Comparecer (presencialmente ou via videoconferência) no horário agendado;
  • Passar pela análise da documentação;
  • Aguardar a autenticação e emissão da certificação.

Como faço para usar o certificado digital A1?

O certificado digital A1 é armazenado eletronicamente, então a sua emissão consiste na geração de um arquivo. Em posse dele, você precisará instalá-lo em seu computador ou no dispositivo em que quiser utilizar a certificação. 

Neste processo, você precisará digitar a sua senha de acesso uma única vez. Em seguida, o seu certificado já estará funcionando e pronto para você usar ou configurar nos sistemas e programas que você sempre utiliza.

Quanto custa um certificado digital A1?

Você veja quando custa um certificado digital A1? Veja aqui.

Para emitir o certificado digital, é importante ter conhecimento da autoridade certificadora. | Imagem: Pexels – Andrea Piacquadio.

O valor de um certificado digital A1 depende muito do fornecedor com o qual você irá adquirir essa tecnologia e do tipo de certificação que você escolher. Porém, para listar um valor médio, um certificado digital do tipo A1 costuma sair entre 150-250 reais.

Como conseguir um certificado digital de graça?

Por se tratar de uma tecnologia e um serviço, não é possível adquirir certificados digitais gratuitamente, porém é perfeitamente possível encontrar certificações por preços acessíveis. 

E, apesar dos preços variarem, o custo-benefício de uma certificação em geral é bem significativo quando colocamos na balança todas as utilidades que um certificado digital pode ter, sem contar com a otimização, segurança, agilidade e praticidade que ele oferece.

Qual a diferença entre o certificado A1 e A3?

Tanto o certificado A1 quanto o A3 possuem a mesma função. O que difere esses dois modelos são o formato de armazenamento e o tempo de validade. 

Enquanto o A1 possui validade de 1 ano, o A3 é válido por 3 anos. O A1 tem formato eletrônico e pode ser instalado em diferentes dispositivos, já o A3 pode ser armazenado em um token USB e ou um cartão chipado.

Na hora de escolher entre os dois, tudo depende da forma que você pretende usar a certificação. Mas se quiser saber mais sobre as vantagens de cada modelo, confira o nosso post sobre os certificados a1 e a3.

E caso você seja desenvolvedor ou gestor de software house, não pode deixar a oportunidade de revender certificados digitais para os seus clientes passar! Saiba mais:

Conheça a Parceria Certificado Digital da TecnoSpeed

Summary
O que é um certificado digital A1?
Article Name
O que é um certificado digital A1?
Description
Em termos de uso e conceito, o certificado do tipo A (de assinatura digital) é indicado para autenticar operações e documentos que dependem principalmente da identificação das partes envolvidas. Ou seja, o certificado A1 pode ser usado para substituir a assinatura de documentos em papel e com validade jurídica, como contratos, procurações, diplomas, atestados e prescrições médicas. E também, para validar operações digitais que precisem dessa identificação e garantia de quem é o autor de determinada ação, como o acesso aos sistemas públicos da Receita Federal, a autenticação de uma Declaração Fiscal ou Nota Fiscal Eletrônica.Agora, em termos físicos, o certificado digital A1 é um arquivo eletrônico, geralmente com extensão .PFX ou .P12, instalado diretamente no computador do titular ou responsável legal da certificação. Além disso, ele também pode ser instalado em outras máquinas, como notebooks, tablets e smartphones, permitindo seu uso em diversas plataformas e lugares. E por ser um arquivo digital, ele também é um modelo bastante seguro, não tendo risco de ser roubado ou perdido. Mas, se o A representa o grupo de certificados de assinatura digital, o que quer dizer o 1? O número que completa o nome do certificado A1 diz respeito à validade da certificação, que no caso do A1 é de 1 ano e precisa ser renovado dentro deste intervalo.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com Especialização em Marketing. Atua na TecnoSpeed como Coordenador de Marketing.

Artigos relacionados