Agente de registro: o que é, e como escolher o melhor

O agente de registro é uma figura fundamental para a emissão de certificados e neste post a gente te explica tudo sobre sua função e importância.


Quando falamos em Certificado Digital, estamos falando de segurança e agilidade para operações eletrônicas que demandam uma autenticação. E é por isso que o mercado de certificações não para de crescer e é uma excelente oportunidade para software houses.

Os certificados digitais para software house são uma ferramenta complementar tanto internamente quanto para os SaaS ofertados à carteira de clientes, tornando as soluções entregues ainda mais completas.

Mas, antes de explorar essa possibilidade, é preciso ter clareza sobre como funciona a emissão de certificados digitais. Uma das partes essenciais desse processo é o agente de registro, já ouviu falar? Hoje vamos responder todas as suas dúvidas sobre essa figura e sua relação com as certificações!

O que é o agente de registro?

Para obter um certificado digital é preciso cumprir com algumas etapas: separação e análise de documentação, escolha do tipo de certificação, seleção de uma autoridade certificadora (AC) homologada pela ICP-Brasil, comparecimento a uma autoridade de registro (AR), passando pela validação da identidade do titular pelo agente de registro para, enfim, ser realizada a emissão.

O agente de registro, portanto, é o profissional ou empresa responsável por autenticar presencialmente a titularidade do certificado, coletando seus dados biométricos e verificando os seus documentos e também os da sua empresa para as futuras identificações.

Exatamente por tratar de informações sensíveis é que essa etapa precisa ser realizada de forma presencial – pelo menos para a primeira solicitação de certificado do titular.

São inúmeras as ARs espalhadas pelo país, mas não basta escolher a unidade mais próxima de você. É fundamental buscar por uma empresa de confiança, capaz de realizar todo o procedimento de forma segura e esclarecer todas as suas dúvidas sobre a certificação e seus usos.

No site da ICP-Brasil, você pode verificar a lista completa de Autoridades Certificadoras e de Registro e avaliar suas opções mais viáveis.

Por que o agente de registro é tão importante para o Certificado Digital?

O agente de registro é um elemento fundamental do processo de emissão do Certificado Digital. | Imagem: Pexels

O agente de registro é quem garante a confiabilidade do processo de aquisição da certificação e do certificado digital como um todo, já que é quem verifica e valida a identidade do usuário e cliente.

A tecnologia utilizada neste tipo de recurso e o nível de confiança depositado na aplicação são muito significativos e, assim sendo, o agente de registro ocupa um papel de enorme responsabilidade no processo.

A conferência das informações precisa ser meticulosa, o conhecimento deste profissional sobre o universo das certificações e seus pormenores precisa ser afiado e estar sempre atualizado conforme as Normativas da ICP-Brasil e ACs a qual está vinculado, e o titular da certificação precisa ter todo o suporte e esclarecimento que desejar durante o processo.

Como avaliar o melhor agente de registro?

Novamente, a palavra de ordem é confiança. O melhor agente de registro é aquele que age de forma ética e profissional, assegurando que todo o processo ocorrerá de forma lícita, conforme as orientações do ITI e da certificadora.

Além disso, essa postura e comprometimento com a verdade é o que garante segurança para as futuras operações que serão autenticadas por meio da certificação.

O agente de registro também deve ser bem treinado para que os protocolos sejam cumpridos e o cliente tenha clareza e segurança no uso do seu certificado digital. Ou seja, deve ter autoridade no assunto e estar atento às atualizações normativas estabelecidas.

Para isso, a responsabilidade de capacitar e acompanhar a atuação dos agentes é da unidade certificadora, orientando-os para utilizar o sistema de validação, coletar e verificar a documentação exigida para a certificação e conhecer as aplicações disponíveis para o cliente a partir dela.

Nesse sentido, uma ótima forma de encontrar bons agentes de registro é procurar por e escolher uma autoridade de registro bem avaliada, descomplicada e com experiência de mercado, como é o caso da nossa AR parceira, a Autêntica Certificação Digital.

Assim você garante que o seu processo será ágil, seguro e executado de forma confiável, e rapidamente você, sua empresa ou o seu cliente poderá usufruir dos benefícios do certificado digital.

Eu consigo me tornar um agente de registro?

Sim. As ARs podem ser tanto entidades públicas quanto pessoas jurídicas de direito privado, precisam obrigatoriamente estar credenciadas pela AC-Raiz e vinculadas a uma AC, além de atender os critérios e diretrizes da ICP-Brasil.

Portanto, para se credenciar como uma autoridade de registro é preciso se submeter e passar pela auditoria do ITI, cumprindo todos os requisitos e obtendo o título de AR.

Com relação aos agentes de registro, os prestadores “verificadores” e “validadores” vinculados às certificadoras e autoridades de registro, estes precisam atuar em somente uma AR e estar cadastrados e com sua situação de registro “Ativa” no Cadastro de Agentes de Registro (CAR).

Parceria Certificado Digital TecnoSpeed

Agora, se você não quer se preocupar com esse e outros detalhes que a emissão de certificados digital envolve, mas garantir que vai estar fazendo um bom negócio e oferecendo um serviço de confiança aos seus clientes, o seu lugar é ao nosso lado

Nós somos a Casa do Desenvolvedor e não é à toa. A TecnoSpeed tem uma proposta de parceria pensada especialmente para as software houses que querem entrar no mercado das certificações sem grandes complicações.

Com ela você pode passar a emitir certificados sem dor de cabeça, altos investimentos, mas com muito retorno financeiro e valor para o seu negócio, sem contar que seus clientes também saem ganhando ao adquirir soluções mais completas e economizarem através dos certificados.

É realmente uma oportunidade incrível que você, desenvolvedor, não pode deixar passar! E nós estamos à disposição para te acompanhar em mais este passo rumo ao sucesso da sua software house. Vamos juntos?

Conheça a parceria Certificado Digital

E se quiser saber mais a respeito do universo das certificações, confira nossa coleção de conteúdos sobre Certificado Digital

 

Artigos relacionados