Tempo de Leitura: 4 minutos

Entenda a importância de fazer parte do mercado da Certificação! Seja como agente de registro ou indicador, as oportunidades são muitas!

Agente de registro: o que é?

Conheça o termo " Agente de Registro"
Conheça o termo “Agente de Registro” (Imagem: Envato)

Os certificados digitais precisam ter confiabilidade e segurança, e é por esse motivo que o agente de registro existe. Trata-se do profissional que garante a confiabilidade do processo, verificando e validando a identidade do cliente no momento da aquisição do certificado digital.

O agente de registro será o primeiro contato do cliente que deseja obter seu certificado digital, sendo responsável por coletar a biometria e a foto do cliente, validar e verificar todos os dados e informações apresentados pelo cliente e conferir os documentos necessários para o processo de emissão do certificado digital.

Existe uma grande responsabilidade sobre o agente de registro, o qual conta com aplicativos para validar as informações do cliente e assegurar que esses dados sejam verdadeiros. É também esse profissional que irá aplicar os protocolos do certificado digital, garantindo a segurança tanto para o cliente quanto para quem receber o certificado como identificador e autenticador do cliente.

Para se tornar um agente de registro, é necessário estar credenciado por uma Autoridade de Registro (AR), o que exige um curso prévio ao credenciamento e atendimento às regras do ICP-Brasil.

Funções e obrigações de um agente de registro

É função do agente de registro realizar a validação das informações prestadas pelo cliente para a emissão do certificado digital, bem como fazer sua revogação, por essa razão, é preciso muito cuidado para garantir a segurança e a fidedignidade dos dados deste documento digital. Assim, o agente de registro funciona como um intermediário entre a Agência de Registro e o cliente, garantindo que as informações sejam verídicas.

Como obrigação, o agente de registro deve ser credenciado por uma AR e manter vínculo empregatício com a empresa, com registro em CTPS.

Esse profissional é quem irá acompanhar o cliente para coletar a biometria, foto, validar as informações, conferir documentos e mediar a relação com a AR. Por isso, ter habilidades interpessoais é também indispensável para a boa execução da função.

Vantagens de ser um agente de registro

Uma vez que o mercado de tecnologia está cada dia mais acirrado, buscar alternativas para diferenciar a sua marca é fundamental para conquistar a preferência dos clientes. Além de ser um motivo para destacar seus serviços no mercado, tornar-se um agente de registro proporciona vários benefícios, dentre eles: incrementar a carteira de produtos e maximizar o faturamento com a revenda de certificados digitais. 

Indicador de certificado: o que é?

Enquanto o agente de registro realiza a validação das informações e intermediação da relação com a AR, o indicador de certificado é o profissional que direciona os clientes para determinada AR, levando-os a todo o processo que ainda passará pelo agente de registro.

O indicador de certificado é aquele que, por meio de uma parceria com uma entidade certificadora, pode fazer a indicação para a emissão do certificado digital sem precisar dos trâmites para se tornar um agente de registro. Com isso, a cada venda realizada ele ganha uma bonificação por ter indicado esse cliente.

 Funções e obrigações de um indicador de certificado

A obrigação do indicador é orientar o cliente com a documentação necessária e auxiliar com o agendamento da videoconferência. Não há necessidade de treinamento ou licenças especiais e, em boas parcerias, o próprio parceiro certificador oferece o suporte necessário para que a solução seja oferecida de forma simples.

Vantagens de ser um indicador de certificado

Ao tornar-se um parceiro indicador, caso já ofereça um serviço em que os clientes precisam de certificação, como é o caso de contadores, escritórios de contabilidade e algumas software houses, você estará tornando a sua oferta mais completa e aumentando a probabilidade de fidelizar o seu cliente. 

Com a alta demanda que o mercado de certificação digital tem experimentado, ser um parceiro-indicador é uma ótima maneira de ofertar rapidamente esse serviço de grande procura.

Mas, afinal quais são as diferenças?

Os dois profissionais permitem que o seu cliente emita a certificação digital. A grande diferença é que o agente de registro precisa passar por um processo muito mais rigoroso para que possa garantir a confiabilidade do certificado, enquanto o indicador apenas recomenda a aquisição do certificado com uma entidade certificadora que tenha um agente de registro próprio.

Os ganhos do indicador são uma porcentagem em cima das vendas e emissões realizadas, uma excelente forma de complementar os serviços oferecidos pelo profissional indicador sem toda a burocracia necessária para se tornar um agente. Além do mais, a parceria é muito benéfica, pois não há limite de indicações, o trabalho requer menos pré-requisitos do que o de agente de registro e gera renda adicional sem grandes investimentos. 

Consegue entender a importância de fazer parte do mercado da certificação? É um mercado que traz grandes oportunidades e no qual você pode lucrar ainda mais! Veja agora um jeito rápido e fácil para ingressar nessa jornada. 

 Já sabe qual modelo se encaixa melhor para você? Conheça nossa parceria em Certificação Digital e escolha a melhor maneira para ter sucesso nesse mercado!
Conheça nossa parceria!

 A TecnoSpeed te ajuda a escolher a melhor maneira de oferecer certificados digitais. Com a nossa parceria, você tem suporte especializado para oferecer um serviço de qualidade, possibilitando que você se destaque cada vez mais no mercado. 

Ao optar por ser Agente de Registro, facilitamos o seu credenciamento para que você passe por todas as etapas necessárias. Já se tornando um parceiro indicador, você vai participar das ações de apoio e incentivo para alavancar suas emissões. São muitas vantagens em fazer parte! A TecnoSpeed te apoia do começo ao fim, seja para ser um agente de registro ou um indicador de certificado.

Tenha maior flexibilidade na escolha da AR que mais se encaixa no seu perfil. Tendo como valor básico a transparência para que o seu credenciamento seja feito da melhor forma possível. Oferecemos todo o apoio que você precisa para entrar no mundo da certificação digital com o pé-direito!

Summary
Conheça as principais diferenças entre um agente de registro e um indicador de certificados digitais.
Article Name
Conheça as principais diferenças entre um agente de registro e um indicador de certificados digitais.
Description
Entenda a importância de fazer parte do mercado da Certificação! Seja como agente de registro ou indicador, as oportunidades são muitas!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
1 ComentárioFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.