Como você analisa a taxa de conversão no seu negócio? Separamos algumas dicas que irão te ajudar a calcula-lo, veja!
A coleta de informações é uma prática necessária e também uma realidade presente no dia a dia de profissionais de inúmeras áreas, para diferentes finalidades.
Ter clareza sobre quais dados são, de fato, relevantes para seu trabalho e nicho de atuação é muito mais importante do que apenas reuni-los e armazená-los. Quando você sabe quais indicadores precisam ser compreendidos, o próximo passo é saber a melhor forma de analisá-los.
Uma análise sempre tem uma finalidade: identificar gargalos, impulsionar melhorias, criar hipóteses sobre situações, entender o comportamento do usuário, entre outros. Vamos explicar neste artigo o que é a taxa de conversão, um parâmetro utilizado para compreender cenários com mais precisão e melhorar os resultados da sua empresa.
O que é taxa de conversão?
A taxa de conversão é um dos tipos de métricas que podem ser aplicadas aos negócios para analisar o desempenho de determinadas ações. O método pode ser utilizado para mensurar ou medir resultados, avaliando ou testando variáveis pré-definidas ou estipulando novas metas.
O objetivo de aplicá-la é entender o quão satisfatórias foram as ações implementadas em relação aos resultados obtidos, em determinado período. O uso mais comum é entender qual a porcentagem de usuários que, de fato, adquirem o produto ou serviço, considerando todos os que tiveram contato.
Conhecer a taxa de conversão é fundamental para garantir um bom planejamento e respaldar decisões de negócios em dados, com mais precisão.
Por que é importante acompanhá-la?
Acompanhar a taxa de conversão e entender se ela está aumentando ou diminuindo impacta nas estratégias realizadas para aquisição de novos clientes e na forma de relacionamento com o público-alvo. O acesso a essa informação traz mais segurança para tomada de decisões importantes que envolvem recursos técnicos e humanos.
A taxa de conversão é uma das métricas de gerenciamento dos resultados que são muito importantes para SaaS (software como serviço), assim como o custo de aquisição por cliente (CAC) e a taxa de churn. Ela influencia no trabalho das equipes de marketing e vendas, e em todo o ecossistema da empresa, incluindo a saúde financeira.
A taxa de conversão é calculada dividindo o número de usuários pelo número de negócios fechados, dividido por 100. O resultado é a % da taxa de conversão.
Como calculá-la?
Para calcular a taxa de conversão considere a quantidade de conversões em determinado período dividido pelo número de usuários que chegaram até a conversão de fato no mesmo período, e faça a divisão por 100.
Utilizando essa fórmula você terá a porcentagem de taxa de conversão da sua empresa. Você pode fazer o cálculo considerando o mês, o semestre ou o ano.
Como posso aumentá-la?
Quando falamos em aumentar a taxa de conversão estamos pensando em melhorar as vendas sem empenhar “grandes esforços” ou ampliar os recursos de marketing.
Vamos usar um exemplo fictício: se uma loja virtual recebe 300.000 visitas mensais no site e tem uma taxa de conversão de 3%, temos que pensar em como aumentar esse número utilizando os canais em que o negócio já opera, utilizando com os mesmos investimentos financeiros e equipe.
Você deve estar se perguntando como fazer isso… a gente te ajuda! Confira essas 5 dicas para aumentar a taxa de conversão.
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Conhecer bem sua persona
Em primeiro lugar, é importante ter sua persona – ou personas – bem definida(s). Identificar quem ela é, quais suas principais características, comportamentos, hábitos de consumo, canais em que se informa, desafios e dificuldades enfrentadas no dia a dia e assuntos de interesse é fundamental para desenvolver um planejamento de comunicação coerente e assertivo.
Tenha em mente que a persona do seu negócio não será sempre a mesma, portanto faça revisões periódicas e estudos de mercado para mantê-la sempre atualizada. Afinal, o foco das estratégias e ações de marketing é atraí-la e um desenho de perfil equivocado pode afetar sua taxa de aquisição e conversão.
O desenho da persona é importante para todas as estratégias de marketing da empresa.
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Faça testes e experimentos
Mudar o texto de um call to action, trocar as cores ou a fonte, e incluir ou excluir imagens, ilustrações e informações de formulário podem significar um aumento na taxa de conversão. Se você ainda não sabe exatamente quais gatilhos mentais agem melhor com a sua persona, faça testes e experimentos e comece a construir indicadores.
Mas, atenção: embora sejam alterações simples, elas podem fazer toda a diferença para o usuário final, impactando no aumento, mas também na queda dos cliques e vendas, por exemplo. Portanto, sugerimos dois métodos diferentes para implementar mudanças:
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Teste A/B
É usado quando você faz uma mudança como, por exemplo, trocar o local de um formulário de cadastro em uma landing page de captação de leads. Imagine que ele ficava na lateral direita e você quer testá-lo na barra inferior.
Determine uma variável e estabeleça um período de análise para que a página passe o mesmo tempo (dias, semanas ou meses) com o formulário em cada local, sob as mesmas condições (sem ações específicas para levar tráfego ou condições especiais de compra). Faça uma análise minuciosa do desempenho, identifique se houve referências e implemente o modelo que trouxe mais leads para sua base.
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Experimentos
Em meios digitais as mudanças são rápidas e constantes. Novas informações surgem a todo momento e pesquisas de comportamento podem indicar micro-tendências. Nesse caso, você pode implementar várias mudanças simultâneas – cores, posição, contraste, inserção de mais ou menos imagens, uso ou remoção de banner, pop-up, entre outras práticas – e analisar como os usuários respondem. O cuidado deve ser maior: monitore o tráfego e a taxa de conversão várias vezes ao dia e faça análises diárias.
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Aumente sua fonte de tráfego
Quantos canais trazem tráfego para o seu negócio? Esse tráfego é qualificado?
Analise a origem dos acessos e identifique quais canais são mais expressivos em quantidade. Em seguida, em qualidade. Depois, cruze todas essas informações e invista mais tempo no canal que leva a mais fechamentos de negócios!
Alguns canais que podem gerar tráfego para o seu negócio: além das redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Tik Tok, Twitter), as plataformas de vídeo e áudio, como YouTube, Spotify e Deezer são ótimas opções para gerar conteúdo e alcançar personas em alguns segmentos.
Estratégias de marketing de conteúdo visando boas posições em mecanismos de busca podem impactar em uma vantagem competitiva a longo prazo. Para isso, um blog pode ser criado contemplando editorias e assuntos que estejam relacionados aos interesses e desafios da persona. Outros formatos como e-books, newsletter, landings pages temáticas, hotsites e kits com modelos de planilhas também podem aumentar suas fontes de tráfego, desde que gerem valor e impactem o usuário.
Rever públicos e estratégias de mídia paga também pode ajudar a aumentar a taxa de conversão sem aumento de gastos. É importante fazer uma análise criteriosa para identificar vazamentos de verba, possíveis canais com baixo retorno e se há ou não aplicação de melhores práticas para cada mídia.
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Invista em canais qualificados
Depois de identificar os canais mais qualificados, que impactam diretamente na sua taxa de conversão, aloque mais recursos e ideias nesses formatos. Alguns exemplos:
- Melhore a usabilidade da(s) página(s), eliminando qualquer tipo de falha e como ela se comunica com o usuário;
- Implemente melhorias para acelerar o tempo de carregamento da página, tanto na versão mobile quanto desktop;
- Utilize textos que sejam objetivos, adequados ao tom de voz da marca e fáceis de serem entendidos. A atenção é um recurso em constante competição nos meios digitais;
- Faça monitoramentos constantes para conferir se links e demais recursos estão funcionamento perfeitamente;
- Se uma rede social específica é uma fonte de tráfego qualificado e impacta na sua taxa de conversão, desenvolve estratégias específicas para o canal, afim de manter o público engajado.
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Trabalhe com dados relevantes
Com tantas informações e múltiplas demandas, é importante selecionar sua fonte de dados para otimizar os seus resultados. Além de entender o que será analisado, pense em: como essas informações serão apresentadas? Quais setores ou colaboradores precisam acompanhá-las? Esses indicadores estão diretamente relacionados com a taxa de conversão? Em quais números ou canais de aquisição a empresa precisa ampliar a atuação para aumentar essa taxa? Quais canais/recursos/ferramentas são indiferentes?
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