O que é Ticket Médio? Entenda para que serve e aprenda a calcular

O ticket médio é uma métrica muito importante e que precisa estar em constante análise. Entenda mais sobre ela, aprenda a calculá-la e tire todas suas dúvidas sobre o tema.


Já ouviu a expressão “ticket médio”? Se você é empreendedor ou trabalha com vendas, provavelmente esse termo já faz parte da sua rotina. O ticket médio é uma métrica fundamental para empresários, gestores e vendedores, já que ela é capaz de determinar se um negócio está indo bem ou não.

Vamos te explicar em detalhes o que é o ticket médio, qual a importância dele para um negócio, como calculá-lo e te mostrar qual é o índice ideal. Além disso, preparamos dicas valiosas para você garantir um ticket médio de respeito. Boa leitura!

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O que é o ticket médio?

O ticket médio é um indicador muito importante para vendas e ele nada mais é do que o valor médio de vendas de um determinado período. É uma métrica interessante para avaliar o desempenho da equipe de vendas e esse número pode gerar insights muito poderosos sobre modelos de negócios, novos produtos e também para implementar mudanças na equipe.

Qual é a relevância do ticket médio para o meu negócio?

Compreender o que significa e qual o funcionamento do ticket médio é imprescindível para pensar no crescimento de uma empresa, principalmente quando o assunto é saúde financeira. Quanto mais alto for o ticket médio, maior será o sucesso do seu negócio. Mas é claro que isso depende do valor dos produtos ou serviços que sua empresa comercializa.

Pode ser que o ticket médio de um restaurante seja R$ 20 e de uma loja de sapatos seja R$ 200, mas isso não significa que a loja de sapatos lucre mais que o restaurante. Todos os outros custos também precisam ser analisados para essa conta fazer sentido.

O ticket médio de uma empresa equilibrada financeiramente precisa garantir lucro e cobrir todos os outros custos, como funcionários, aluguel, marketing e qualquer outro ativo. Sua empresa está se pagando, seu ticket médio é alto e você ainda consegue lucrar? Ótimo, esse é o cenário ideal. 

Uma dica muito legal para entender melhor o mercado é buscar saber qual o ticket médio dos seus concorrentes ou de empresas que tenham um modelo de negócio parecido. É importante estar sempre ligado nisso para entender se o seu faturamento condiz com o mercado ou se está abaixo.

Como calcular o ticket médio?

O cálculo do ticket médio não é nenhum bicho de sete cabeças. Na verdade ele é uma das métricas mais fáceis de analisar. Vamos ao cálculo?

  • Faturamento do período / Número de vendas no período = Ticket Médio

Preparamos alguns exemplos para te ajudar a entender melhor como isso funciona. Suponha que você tenha uma loja de colchões e esse mês você vendeu 5 colchões:

  • 3 colchões de R$ 900
  • 1 colchão de R$ 1500
  • 1 colchão de R$ 1900

O seu faturamento foi de R$ 6100 e você fez 5 vendas, dividindo um valor pelo outro, o seu ticket médio foi de R$ 1220. Quanto mais perto do valor do produto mais caro, melhor será o seu ticket médio.

Como aumentar o ticket médio?

O ticket médio é fundamental para você entender o perfil dos seus consumidores.

O ticket médio deve ser capaz de pagar todas as despesas do seu negócio e gerar lucro. | Imagme: Pexels

Aumentar o ticket médio é aumentar o número de vendas e, se possível, também aumentar o valor dos produtos e diminuir custos. Simples, né? Nem sempre. Para fazer seu negócio decolar existem algumas ações que precisam ser colocadas em prática, então fique atento a essas dicas:

Fidelize clientes

Como uma das partes do cálculo do ticket médio é a quantidade de vendas, quanto mais você vender, melhor. Mas disso você já sabe, né? O ponto-chave de tudo isso é fidelizar clientes para que as mesmas pessoas comprem mais vezes. 

Clientes fiéis não são apenas clientes satisfeitos, são porta-vozes do seu negócio. Quantas vezes você já comprou algo por indicação de alguém que você confia? Seus clientes precisam confiar no seu negócio e nos seus produtos ou serviços, então invista em ações que façam essas pessoas te procurarem mais vezes, como investir em um atendimento humanizado, oferecer soluções personalizadas e nunca deixar de lado o pós-venda.

Amplie seu mix de produtos

Ampliar o mix de produtos significa apostar em novos produtos ou serviços que possam ser interessantes para o seu cliente, aumentando as oportunidades de venda. Se você tem um pet shop, por exemplo, não se limite a vender somente rações e roupinhas para pets, amplie sua gama de produtos com petiscos, acessórios, brinquedos… Mas tudo com planejamento e pesquisa, ok? Nada de comprar produtos que vão ficar parados no estoque. 

Um outro exemplo muito claro de que isso funciona são as gôndolas próximas aos caixas dos supermercados. Muitas pessoas acabam comprando um chocolate ou um chiclete simplesmente porque esses produtos são ofertados. Imagine que a cada venda que o supermercado faça, alguém também compre um chocolate no caixa, o ticket médio só aumenta.

Capacite os vendedores

Investir em treinamento para a equipe de vendas é fundamental para aumentar o seu ticket médio. Essa história de que vender é um dom pode até ter um fundo de verdade, mas isso não significa que essa habilidade não pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. Existem diversos cursos e também muitos conteúdos – até mesmo gratuitos – de qualidade que ensinam técnicas de vendas. Vendedores motivados e capacitados vendem muito mais, essa sim é uma verdade que não pode ser ignorada.

Monitore essa métrica

Como a maioria das métricas, é preciso ter constância no monitoramento. Não adianta nada calcular o ticket médio uma vez e depois esquecer que ele existe, porque essa métrica é mutável, então defina um período e calcule-a sempre, seja semanalmente, mensalmente, bimestralmente ou no espaço de tempo que fizer mais sentido para a sua empresa. 

O PlugDash TV, uma solução desenvolvida pela TecnoSpeed, permite que seu cliente visualize gráficos completos e poderosos sem precisar ficar calculando essas métricas manualmente. Com o recurso de visualização web, é possível visualizar esses gráficos em televisões e outros dispositivos, algo bastante interessante caso você e sua equipe precisem ter acesso a esses dados de forma clara, rápida e objetiva. 

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Ter o controle de métricas como a do ticket médio garante saúde financeira a uma empresa e aumenta as chances de sucesso de um negócio. Outra métrica interessante de estar sempre atento é a churn, o índice de cancelamento que, ao contrário do ticket médio, deve ser o mais baixa possível.

 

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O ticket médio é um indicador muito importante para vendas e ele nada mais é do que o valor médio de vendas de um determinado período. É uma métrica interessante para avaliar o desempenho da equipe de vendas e esse número pode gerar insights muito poderosos sobre modelos de negócios, novos produtos e também para implementar mudanças na equipe.
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