UX mobile: você o usa no desenvolvimento de apps?

O desenvolvimento mobile vai muito além de programar. Entenda a necessidade do UX mobile neste post.


Por que nós, programadores, temos tanta dificuldade quando o assunto é design? E por que isso fica ainda mais difícil quando se fala de desenvolvimento mobile

De modo geral, quem cuida do desenvolvimento de apps tem um perfil mais analítico, sendo capaz de explorar os pensamentos lógicos e criativos em códigos e padrões de projetos. 

Mas a criação UX mobile vai muito além de ‘apenas’ programar! 

O que levar em conta no ux mobile

Hoje é praticamente impossível pensar em um software sem planejar sua versão em aplicativo. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2018, realizada pelo Cetic.br, NIC.br e CGI.br, a participação do mobile como canal de acesso à Internet tem crescido ano a ano.

Em 2014, por exemplo, 20% dos internautas brasileiros acessavam a web apenas pelo celular. Já os últimos dados apontaram um salto para 56%. Dos total de 126,9 milhões de usuários de internet no Brasil, 71 milhões de pessoas o fazem só por meios móveis. 

Não faz muito tempo que as marcas descobriram a importância de se ter um aplicativo. E estimular a conexão emocional entre o usuário e o app não é uma tarefa tão fácil. O simples fato de apenas disponibilizá-lo não implica, necessariamente, no seu sucesso.

Leve em conta que, se não for oferecida uma excelente experiência para o usuário, de nada adianta. Isso sem dizer do quesito usabilidade. 

É inútil colocar em prática uma receita de bolo na hora do desenvolvimento mobile. O app perfeito na verdade é o resultado de um planejamento apurado, com funcionalidades na medida certa e um fluxo inteligente de informações. 

Ele precisa, nada mais nada menos, do que atender às necessidades do usuário dentro da sua proposta. Ser simples, intuitivo, fácil de navegar e criar uma relação de proximidade e necessidade com o usuário. 

A questão da plataforma também importa: usuários iOS navegam de maneira diferente dos da plataforma Android, por exemplo. As pessoas o usarão em pé, sentadas ou deitadas? Paradas ou em movimento? Toda e qualquer informação é relevante para que a experiência seja positiva. 

Agora é a vez do UX designer

Os pontos abordados acima vão muito além da programação, como deu para perceber. A situação envolve design e UX mobile – e se apenas desenvolvedores tradicionais ficarem responsáveis para levantar, definir e realizar um escopo tão grande de tarefas a chance de eles ‘bugarem’ é grande. 

Mas há um bom motivo: isso se dá porque somos da área de exatas.

Para resolver a questão a saída é a contratação de profissionais como especialistas em UX design. Tudo para que o resultado final seja o mais funcional e prático possível, não frustrando o consumidor.

O problema é que, hoje em dia, encontrar um profissional com essa experiência está difícil! 

Suas skills vão além de ter uma ‘pegada’ criativa, de humanas. É preciso entender profundamente sobre novas tecnologias, metodologias e desenvolvimento para definir fluxos satisfatórios de experiência do usuário. 

Você já havia parado para pensar nisso? 

A chance de encontrar um bom desenvolvedor é grande – e não será um profissional barato. Mas e o designer UX mobile, você conseguirá encontrá-lo? E qual será o valor do seu passe?

Segundo o Glassdoor, site que publica os salários das mais diversas profissões, a média de vencimentos de um UX designer é de R$4.432. Quando acrescentado aos outros talentos necessários para o desenvolvimento de um app, a conta mensal acaba sendo assustadora!   

E, no final de tudo, você precisará pagá-la sorrindo. Até porque sua software house não pode se dar ao luxo de entregar um produto que não seja adequado à necessidade real do usuário final. 

Terceirizar o desenvolvimento mobile é a solução

Que tal riscar da sua lista a preocupação com desenvolvimento de app? Deixar para trás os longos processos seletivos, a curva de aprendizagem do seu jeito de trabalhar e a chance da contratação não dar certo, por exemplo.

A nossa dica é: conheça as soluções da TecnoSpeed, a empresa que é a casa do desenvolvedor. O PlugMobile é uma suíte de aplicativos que pode ser integrada ao seu software desktop para proporcionar ao cliente uma incrível experiência mobile. 

Compatível com todas as linguagens de programação, é construída utilizando as mais efetivas metodologias de UX. Oferece interface intuitiva, personalizável de acordo com a sua marca, atraente e com elementos visuais que facilitam o manuseio. 

Em vez de  se preocupar em gastar tempo pensando se o aplicativo vai agradar o cliente, você vai poder focar no que mais importa: o seu core business! 

Gostou do que leu? Então conheça melhor todas as possibilidades que o PlugMobile trará para a sua empresa!

Conheça a suíte de aplicativos móveis do PlugMobile.

Formada em Publicidade e Propaganda. Cria conteúdos para o PlugMobile, a solução mobile da TecnoSpeed.

Artigos relacionados