O que é a análise de dados? E como implementar na minha, Software House? Entenda quais são as suas funcionalidades e muito mais neste texto!
Em qualquer negócio, a melhor maneira de detectar e compreender métricas, indicadores e informações gerais é por meio da análise de dados. De uns tempos para cá, principalmente neste contexto de pandemia, essa análise foi ganhando ainda mais proporção e importância dentro das empresas, que precisam tomar decisões certeiras em uma velocidade muito maior que antes.
Ainda assim, inúmeras empresas ainda engatinham no processo de análise de dados. Seja por falta da tecnologia necessária ou até pela ausência de uma cultura data-driven. Um fator importante também é o fato de muitos negócios já contarem com sistema para manejo, armazenamento e consulta de dados, mas este sistema ainda é fraco nos recursos de análise de dados. Este é um diferencial importante dentro de sistemas tecnológicos e inclusive vem sendo ponto decisivo para a escolha de um software.
O seu software já atua como facilitador da análise de dados do seu cliente? A seguir, trazemos o que é essa análise, quais seus tipos e variações e como você pode aplicá-la para o contexto da sua Software House.
O que é análise de dados?
A análise de dados é um processo importante para avaliar e contextualizar informações dentro de um software e/ou dentro de uma empresa. Possui o intuito de otimizar os processos de análises, excluindo a necessidade de o seu cliente ter que lidar com inúmeras planilhas e relatórios exaustivos, método comum, porém antigo, de realizar análises de dados quando não existe o apoio e funcionalidade da tecnologia. Dessa maneira, é possível que o empreendedor consiga ter decisões mais precisas e assertivas para realizar alguma ação em seu negócio.
Hoje, um dono de negócio dificilmente irá conseguir criar projetos e soluções sem que haja uma visualização de dados por trás, até porque, com o passar dos anos, isso se tornou uma joia rara dentro de um sistema de software.
Essa ferramenta só tende a aumentar as probabilidades de acertos dentro do seu desenvolvimento e também aumentar os acertos do seu cliente.
Qual é a finalidade da análise de dados?
A análise de dados serve exatamente para interpretar informações existentes e que façam sentido entre si, além de integrar dados de setores distintos dos negócios e relacionar uns com os outros, chegando a conclusões maiores sobre o ponto que está sendo analisado.
Antes, em grande parte dos casos, as informações importantes eram perdidas dentro de um sistema em meio a tantas abas, listas e relatórios textuais. Com isso, foram criados a análise e o banco de dados para que, dessa maneira, garanta a segurança de dados e muito mais assertividade, transformando os gráficos de análises em super gráficos, os denominados dashboards.
A perda de tempo dos gestores em realizar análises planilhadas ou por relatórios distintos fez com que os desenvolvedores de tecnologia precisassem ir mais a fundo com os estudos nesses bancos de dados para otimizar as análises de dados em gráficos mais intuitivos e de fácil entendimento.
A tendência é que cada vez mais as empresas necessitem de softwares cujos desenvolvedores façam esse embasamento de dados sempre de maneira assertiva, e que não sejam dados sem utilidade, mas sim compilações relevantes para os negócios, que entreguem insights corretos para que o gestor consiga traçar novas oportunidades e estratégias comerciais e empresariais.
Quais metodologias são mais populares na análise de dados?
Ok. Entendemos o que é uma análise de dados, mas você sabia que existem tipos de análises que podem ser usadas em diferentes ocasiões e isso pode impactar a maneira como você cria dashboards em seu sistema? Confira a seguir:
Análise Descritiva
Essa é uma das análises mais comuns, realizada para as operações mais dinâmicas da empresa. É um método ideal para clientes que precisam acompanhar a constância do seu negócio, tendências e novas situações ocorrentes.
Análise Preditiva
Esta é um tipo de análise que trabalha com previsibilidade, ou seja, processos que servem para analisar como tal projeto ou estratégia se comportou, e isso serve para verificar o volume de vendas, relatórios de crescimento e prever o futuro da organização.
Análise Prescritiva
É uma análise voltada exatamente para as projeções, de uma maneira que tenha um foco em novas decisões, ou melhor, em quais decisões devem ser tomadas a seguir, diante daquelas estratégias. Qualquer ação passa por uma análise antecipada para entender quais são as probabilidades de sucesso durante aquela ocasião.
Essas análises de dados podem ter maior sucesso quando realizadas por meio de um software aprimorado, fazendo com que o seu cliente saiba o que está acontecendo dentro da sua empresa. Isso garantirá um ótimo desenvolvimento e boas ações no ambiente em que se trabalha, possibilitando novas maneiras de propor estratégias e novos processos que serão inseridos na empresa.
Análise Diagnóstica
Essa é uma análise realizada ao final de alguma campanha ou estratégia dentro do empreendimento. Ela é utilizada para entender de qual forma as ocorrências passaram dentro daquele processo e como se desenvolveram.
Aqui são analisados quais pontos podem ser repetidos, quais não valeram a pena, quais ações foram equivocadas e, dessa maneira, alcançar uma análise com qualidade, informações assertivas e que gerem resultados reais.
Como se faz uma análise de dados?
Para o seu cliente fazer uma análise de dados é necessário que haja essa disponibilidade dentro um sistema, principalmente por meio de dashboards intuitivos, onde seu cliente poderá ter total controle do próprio negócio.
Maaaas, sabemos que desenvolver um dashboard em um sistema de gestão nem sempre é fácil, inclusive, talvez você seja um dos milhares de desenvolvedores que precisam de ajuda técnica ou de mais um membro em sua equipe de devs para começar a desenvolver o dashboard em seu sistema!
Criar uma análise de dados por um dashboard em sistema requer muita atenção e, às vezes, domínio de mais de uma linguagem de programação, além de entender quais estratégias você precisará aplicar para formar um dashboard completo e que ajude o seu cliente.
Análise de dados ainda mais rápido e fácil (PlugDash)
Ter uma otimização de tempo e trabalho é o desejo do dono de negócio! Quem, em tempos como esses, um dia não sonhou com facilidades para analisar e entender dados empresariais, principalmente, na palma da sua mão?
Pois é! Nós sabemos disso e desenvolvemos uma solução mais prática e fácil de manter o seu software preparado e organizado, com muita segurança na retenção de informações via dashboard, e ainda com acesso mobile, diretamente pelo smartphone do seu cliente.
Em questão de cliques o seu cliente poderá manter-se a par das novas mudanças dentro da empresa, garantindo que tudo possa se desenrolar melhor a partir de uma análise de dados de excelência.
Nós, da TecnoSpeed, trabalhamos com um novo Plug de criação e elaboração de dashboards, favorecendo muito qualquer tipo de análise e de interpretação de resultados, disponível diretamente via mobile. Conheça agora mesmo o Plug Dash, a solução TecnoSpeed para análises de dados, criado exatamente para que seja possível filtrar informações mais importantes, agilizar a tomada de decisão do seu cliente e permitir um avanço em seu negócio.
O Plug Dash independe de qual é a linguagem de programação do seu software, ele simplesmente vai criar o seu dashboard e ainda levar o seu sistema para o modo mobile. Nossa API faz a integração com o seu software, de forma simples e rápida, garantindo eficácia e segurança na transferência de dados.
Conclusão
É claro que é sempre muito necessário a criação de dashboards dentro de um sistema de ERP, isso garantirá que as informações do seu cliente façam maior sentido em relação a análises mais profundas de resultados e ações, garantindo também novas ideias de processos e desenvolvimento do negócio.
Nós, da TecnoSpeed, podemos te auxiliar com todo esse processo de implantação de dashboards com acesso mobile em seu sistema, garantindo muito mais rapidez para as análises de dados do seu cliente.
Temos como meta, priorizar os desenvolvedores, para que todos os projetos permitam que novas empresas tenham mais resultados com muita tecnologia!