Pretende passar a atuar também no segmento das vendas online? Então, confira um panorama deste mercado e as melhores ferramentas para ter ao seu lado!
Uma boa gestão de vendas online é essencial para quem quer ter sucesso nesse segmento. Afinal, o consumidor está cada vez mais exigente, as estratégias cada vez mais sofisticadas e a concorrência cada dia maior.
E o fato é: sem inovação e boas ferramentas é quase impossível atingir os resultados que o seu negócio ou o negócio do seu cliente merece e é capaz de performar. Então, o primeiro passo para não passar perrengue nessa empreitada é estar preparado.
Pensando nisso, trouxemos neste artigo um panorama geral e assertivo sobre o cenário dos e-commerces e marketplaces neste e nos últimos anos e uma lista das melhores ferramentas para gestão de vendas online. Continue a leitura até o final e confira!
Saiba tudo sobre este conteúdo no vídeo abaixo:
E-commerces e marketplaces em 2022: dados e review
Segundo um levantamento da eMarketer, empresa de pesquisa e inteligência, somente 17,8% das vendas de todo o mundo eram online em 2020. De lá para cá, esse número só aumentou e a expectativa é fechar o ano em 21% e um total de 5,5 trilhões de dólares movimentados.
No Brasil, de acordo com o último relatório Webshoppers da NielsenIQ-Ebit, o e-commerce vendeu quase R$ 119 bilhões somente no primeiro semestre de 2022. E conforme o portal E-commerce Brasil, também este ano (2022), o e-commerce brasileiro teve o maior crescimento de toda a América Latina.
Por que as empresas estão expandindo seus negócios para o digital?
O digital hoje é parte das nossas vidas e não há mais como enxergar uma divisão entre o que acontece offline e online. Nele, as fronteiras geográficas não são limitantes e as possibilidades quase infinitas.
Migrar para o digital não é mais tendência, é necessidade. Para ser visto, para crescer, para vender, para sobreviver. E se isso já era previsto, a pandemia e os últimos anos aceleraram e intensificaram ainda mais esse processo.
Tendo em vista os números e projeções acima, as vendas online serão cada vez mais comuns e quanto antes os negócios se adaptarem e começarem a investir em sua reputação e reconhecimento, mais longe eles irão.
Quais as melhores ferramentas para a gestão de vendas online?
1. ERP
É através do seu sistema ERP que toda a gestão de vendas é integrada com as demais áreas da loja e os diversos processos que fazem parte da cadeia produtiva, logística e operacional dos produtos que ela comercializa.
Portanto, essa com certeza é uma ferramenta fundamental para todo e-commerce que deseja gerir bem seus estoques, seus documentos fiscais, suas entradas e saídas, seus pedidos e tudo mais.
Pois, por meio dela, todas as informações e rotinas podem ser centralizadas e automatizadas. O que otimiza a produtividade, a tomada de decisões e a gestão do dia a dia.
No entanto, para ser realmente funcional e completo para os seus clientes, o ERP precisa ser pensado para as demandas de venda online e tenha integração com as plataformas de e-commerce e marketplace.
2. CRM
Depois de ter um sistema ERP integrando toda a operação da sua loja, seu cliente vai precisar pensar no relacionamento com o consumidor. E para isso, existe uma ferramenta muito interessante: o CRM, já ouviu falar?
CRM vem de “Customer Relationship Management” e essa ferramenta serve para coletar dados sobre os usuários/clientes de um e-commerce.
A partir disso, a marca pode entender o perfil, as necessidades e valores do seu público-alvo e usá-los de forma estratégica para planejar campanhas, lançamentos e outras ações de marketing, vendas e relacionamento.
3. Hub de integração de marketplaces
Ter um e-commerce é apenas o primeiro passo dentro do universo da venda online. Isso porque é possível expandir isso para uma estratégia multicanal e/ou omnichannel e alavancar os resultados obtidos ao vender também em marketplaces.
No entanto, com o aumento das oportunidades e dos ganhos, também aumenta a complexidade da gestão. Afinal, cada canal de vendas vai ter suas particularidades e sem uma operação integrada e organizada, é superfácil perder o controle das coisas.
Neste caso, uma ferramenta fundamental é um hub de integração de marketplaces, capaz de centralizar as informações e processos de toda a operação da loja, além de se conectar com outras ferramentas dessa lista, como o ERP e os sistemas de monitoramento logístico.
Ou seja, com um integrador, a gestão de pedidos, preços, notas, anúncios e diversas outras funções ficam num só lugar.
E uma ótima opção para você integrar por aí é o Plug4Market, o Hub de Marketplaces da TecnoSpeed! Com uma única integração, seu ERP estará preparado para as demandas da venda online multicanal.
São mais de 50 marketplaces e plataformas de e-commerces conectadas e uma tecnologia inovadora, completa, segura e confiável para alavancar os seus resultados e os dos seus clientes!
4. Automação de Marketing
Com o CRM você vai coletar dados e ter insights, mas na hora de colocar suas ideias em prática, a ferramenta certa é uma automação de marketing.
É ela que vai tornar possível o desenvolvimento dos seus leads e de ações como disparo de e-mails e divulgação de landing pages.
E claro, para além da funcionalidade em si, esse tipo de ferramenta é superinteressante pensando na otimização de tempo que é indispensável para um e-commerce competitivo.
5. Plataforma de e-commerce
Voltando ao básico do básico, outra ferramenta essencial para vendas online é a plataforma de e-commerce. Ela é a parte estrutural, o sistema que vai permitir dar vida e manter as atualizações da loja online.
Dentro disso, entram processos importantíssimos como o cadastro de produtos, a gestão de preços e até a integração com os meios de pagamento. E também existem diferentes tipos de plataformas, como as open-source, licenciadas, SaaS e as próprias.
Na hora de escolher, é preciso considerar fatores como custos, servidor, integrações, customizações, estabilidade, usabilidade, responsividade e segurança. Seu cliente deve optar pela opção que melhor atende suas necessidades.
6. Meios de pagamento online
Tem como falar em vendas online, e-commerces e marketplaces sem falar em meios de pagamento online? Não, não tem!
Para comprar e vender online, é indiscutível a necessidade de ferramentas de pagamento seguras, estáveis e eficientes.
E mais: de variedade nas formas de pagamento aceitas, afinal, cada usuário/consumidor vai ter a sua preferência nesse sentido: pix, boleto, cartão, etc.
Tudo isso é importante para garantir o conforto e confiança dos clientes para com a loja e evitar quedas na taxa de conversão por um sistema de pagamentos online limitado, confuso ou instável.
7. Monitoramento logístico
Por fim, a logística e a operação da entrega também merece a sua atenção e o investimento em uma ferramenta capaz de oferecer justamente essa gestão e monitoramento logístico.
Esse tipo de recurso te ajuda a manter o consumidor informado, gerenciar prazos e atrasos, e se antecipar a erros ou problemas. Resumindo: ele é importante para garantir um atendimento de qualidade e uma boa reputação.
Pronto para dar o primeiro passo?
Você quer entrar para o mundo das vendas online com um software competitivo e completo? Então, comece integrando o Plug4Market no seu ERP e aproveitando toda a facilidade e cobertura dessa ferramenta!
Como já falamos, ela traz direto para o seu software a configuração completa para as principais plataformas de e-commerces e marketplaces do mercado, como Mercado Livre, Magento, Woo, Tray, Amazon, Magalu, Netshoes, Shopee e Dafiti.
Ou seja, o Plug4Market torna o essencial – o seu sistema ERP – ainda melhor e mais valioso. Com um processo mais integrado, transparente, automatizado e amplo, ele potencializa as vendas e a gestão em todos os canais com os quais seu cliente decidir trabalhar.
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