Os dados do WhatsApp são pedras preciosas para os empresários que estão de olho nas estatísticas sobre esse gigante.
Que a grande maioria dos brasileiros utilizam o mensageiro como meio de comunicação todo mundo já sabe, e os dados do WhatsApp apontam que o Brasil é o segundo maior mercado do mundo.
Também não é para menos, pois esse aplicativo de mensagens já atingiu a marca de 165 milhões de usuários no território nacional.
Esses dados do WhatsApp mostram o quanto ele é gigante no Brasil e como saber utilizar todos os recursos desse mensageiro trará um diferencial para marcas que souberem direcionar essas estatísticas de usuários ao seu favor.
A análise de dados é uma ferramenta que possui inúmeras possibilidades de uso. E isto, associado aos contatos gerados pelo autoatendimento do aplicativo, torna-se um poderoso recurso a ser explorado.
A presença do WhatsApp no Brasil
Desde que chegou em terras brasileiras com a promessa de possibilitar nos comunicarmos com familiares e amigos de graça, o WhatsApp tornou-se paixão nacional.
O aplicativo acertou em cheio porque, enquanto as operadoras em uso no Brasil cobravam taxas cada vez mais absurdas, ele ia na contramão, oferecendo um serviço eficiente sem cobrar nada por isso.
Sendo assim, não é difícil de imaginar que bem rapidamente as operadoras (linhas convencionais) foram substituídas pelo novo queridinho do momento, para o envio de mensagens instantâneas.
Como citamos anteriormente, já somos mais de 165 milhões de usuários, e isso demonstra o quanto esse aplicativo é uma ferramenta poderosa, trazendo para os negócios um mercado de vendas conectado diretamente com seus clientes.
As informações do WhatsApp no Brasil são muito favoráveis para que as marcas invistam mais no uso desse mensageiro, e as estatísticas dos usuários afirmam que esses números só tendem a crescer cada vez mais.
Porque empresas devem investir em soluções baseadas no WhatsApp?
O Brasileiro anda com o seu smartphone como se fosse uma extensão do próprio braço. Acessar as mídias sociais e interagir com as marcas e outros conteúdos que sejam objeto de seu interesse, sem dúvidas, inicia-se por um celular.
Ademais, o celular hoje em dia é muito mais acessível para o bolso do brasileiro do que os computadores ou notebooks. Além de serem bem mais fáceis de carregar para todo lugar.
Sabendo disso, as empresas que buscam um contato mais próximo com seus clientes devem ter em mente que o WhatsApp é uma ferramenta ideal para marcar presença no celular do consumidor brasileiro e, por isso mesmo, deve ser explorada da melhor e mais variada forma possível.
Os dados do WhatsApp mostram que o tempo médio em que as pessoas passam no aplicativo é de 29,2 horas por mês. Esse tempo equivale a quase uma hora de interação por dia com o mensageiro, e isso é o que diz as estatísticas dos usuários.
Somado a isso tudo, nós ainda contamos com a possibilidade do uso do WhatsApp Business, uma versão do aplicativo voltado para o comércio que conta com recursos como ferramentas de automação, classificação de mensagens e o uso de um perfil comercial.
É por tudo isso que seu negócio não pode ficar de fora e aproveitar esse canal para gerar leads superaquecidos para sua empresa.
Seu ERP já oferece soluções de WhatsApp para seus clientes?
Já vimos o quanto os dados do WhatsApp podem oferecer quando utilizados para alavancar as vendas e aumentar a interação com os seus clientes.
Mas, e se você unir essa ferramenta ao ERP de sua empresa? Já pensou nas possibilidades?
Entre elas, podemos citar o envio de pedidos, notas fiscais ou a geração de boletos. Tudo isso e muito mais através do aplicativo WhatsApp, de maneira simples e integrada ao seu ERP.
A integração do ERP com o WhatsApp só traz benefícios para o gestor e os colaboradores, proporcionando maneiras de agilizar os processos de atendimento cotidiano. Por isso, separamos 05 benefícios para que você integre o seu ERP ao uso desse gigante:
Automação
Com a integração do WhatsApp ao seu ERP, basta acionar um comando em seu software que uma nota fiscal será enviada de forma automática pelo mensageiro. Também é possível otimizar os atendimentos dos clientes através de menus eletrônicos.
Um único número para sua equipe
Torna-se viável compartilhar um único número de telefone para vários atendentes. Desse modo, eles poderão agir de forma independente e os dados do WhatsApp vão alimentar o ERP automaticamente.
Credibilidade
Recorrendo à automação no WhatsApp, a sua empresa terá um perfil comercial junto com todos os seus dados. Todas essas informações ficarão disponíveis em um único número oficial, tornando mais fácil a credibilidade por parte do cliente.
Backup e métricas, tudo integrado no aplicativo
As suas informações geradas ficam no ambiente do seu ERP, o que facilita a visualização de suas métricas, tais como número de acessos e mensagens que foram enviadas
Agilidade
Como já falamos, os dados do WhatsApp alimentam o banco de dados do seu ERP. Através deles é possível criar relatórios e dashboards, o que gera agilidade na hora de realizar os processos do seu sistema de gestão corporativa.
Não perca mais tempo, além de todos esses benefícios, com o PlugMessage da Tecnospeed, você trará maiores possibilidades para o seu negócio, dando mais agilidade para os seus clientes através desse sistema de integração, facilitando a comunicação com seus canais de vendas.
Fazer uso desse mensageiro como ferramenta de captação de dados, deixou de ser uma oportunidade para se tornar uma necessidade para quem deseja empreender ou aumentar a interação com os seus clientes.
Sendo assim, o WhatsApp é uma ponte que liga a sua marca, de uma forma rápida e direta, com o seu consumidor. Por meio dele, você sabe em tempo real os anseios e as necessidades do seu cliente, estreitando a comunicação e fortalecendo o marketing de relacionamento. Portanto, invista nessa tecnologia e veja o quanto sua marca só tende a crescer.