Tempo de Leitura: 4 minutos

O WhatsApp é o software de comunicação mais popular em nosso país, entenda como uma API de Whatsapp pode potencializar o seu negócio.


É impossível pensar em comunicação sem que um celular não venha imediatamente em nossas mentes. Porém, você já deve ter percebido que o uso dos smartphones para ligações convencionais vem caindo a cada dia.

Se você prestar atenção, às chamadas de voz e vídeo pelos aplicativos de conversa vem se tornando unanimidade na hora de se comunicar. O Whatsapp veio para revolucionar nossa forma de comunicação, abrindo várias opções muito mais interessantes do que apenas fazer uma ligação telefônica comum.

Enviar mensagens de texto, fotos, vídeos, contatos, documentos, são apenas algumas das possibilidades atingidas pelo uso do app. É justamente por esta versatilidade que a aplicação vem causando uma revolução na forma de como as empresas interagem e atendem seus clientes.

O aplicativo se tornou uma janela de comunicação onde é possível utilizar uma infinidade de aplicações úteis para os negócios como, Chatbot, divulgação das informações da organização e links automáticos. Todas essas maravilhosas aplicações podem ser conseguidas através do uso de uma WhatsApp API.

Vamos entender melhor como esta solução pode ajudar, e muito nas comunicações dos seus clientes.

Whatsapp API
Whatsapp API integrada ao seu Software. Foto by: Pexels

O que é o WhatsApp API?

Primeiro, é interessante citar que existem 3 versões do software:

  • WhatsApp
  • WhatsApp Business
  • WhatsApp API

A primeira versão é a que utilizamos para uso pessoal, para falar com a família, mandar fotos, vídeos, gifs e emojis A segunda versão já é uma ferramenta voltada para os negócios, ela é gratuita e permite de forma limitada automatizar algumas mensagens, como de boas-vindas, ou de horário de funcionamento de um negócio.

Já o WhatsApp API vem repleto de recursos que vão ajudar a integrar uma organização com os seus parceiros através de uma gama de possibilidades muito vantajosas, que só uma ferramenta profissional pode proporcionar.

Ele é destinado a empresas de todos os portes, ajudando a automatizar a comunicação dos clientes de um negócio através das integrações que uma API possibilita com outros sistemas.

Isto justamente pelo fato de uma API ser uma “janela” de ligação, a qual permite a troca de informações entre dois sistemas diferentes. Com esta integração é possível, por exemplo, que o WhatsApp API se comunique diretamente com um sistema CRM, transportando e armazenando informações importantes dos contatos.

Como funciona o WhatsApp API?

A integração com outros sistemas é o principal diferencial que o WhatsApp API oferece em relação às suas outras versões. Esta funcionalidade possibilita a gestão das mensagens através de chatbots, sistemas de CRM e controles de logística.

As integrações com os mais variados sistemas permitem o agendamento de consultas, acompanhamento de entregas, ou até mesmo, solicitações de segunda via de uma fatura de forma muito mais rápida e prática, tudo através do aplicativo de conversas.

Existem várias outras possibilidades que podem ser exploradas com o uso desta tecnologia, que vão desde envio de cobranças, ou até notificações de promoções para usuários cadastrados.

Principais benefícios de contar com essa ferramenta:

Apesar de já termos ilustrado várias das possibilidades que podem ser conseguidas por meio do uso do WhatsApp API, é importante evidenciar cada fator positivo que afeta as organizações em que ele é implantado.

Escalabilidade

A economia de tempo escalonando o trabalho através de chatbots utilizando uma API de WhatsAPP integrada ao ERP, mantém os registros dos atendimentos organizados e direcionados para setores responsáveis. Desta forma, atingindo mais eficiência nos atendimentos remotos.

Múltiplos atendentes em um único número

Este é sem dúvida um dos principais atrativos desta solução, a possibilidade de fragmentar o atendimento de um mesmo número telefônico em vários atendentes, agilizando o tempo de respostas das solicitações via Whatsapp.

Antes desta inovação, uma empresa precisaria, por exemplo, ter vários números de Whatsapp para dividir suas demandas por departamento. Com a criação desta API as organizações podem valer-se de apenas uma numeração e utilizar menus para traçar um caminho por onde o usuário deve passar para atingir seu objetivo.

Atendimento automatizado e respostas instantâneas

É possível automatizar grande parte dos atendimentos rotineiros, gerando menos desperdício de tempo e dos serviços de humanos.

A automatização gerada pelo Whatsapp API gera satisfação dos usuários, quando eles conseguem resolver suas demandas “sozinhos”, interagindo apenas com os chatbots.

Outra variante dos benefícios desta aplicação é o uso de mensagens automáticas, que muitas vezes já tiram as dúvidas dos clientes.

Confiança e Credibilidade

Essa facilidade gerada pelo atendimento automático aproxima os negócios de seus clientes, esta proximidade gera satisfação e credibilidade para a marca, já que para seus fregueses fica bem nítido que a organização se preocupa em facilitar a comunicação no caso de problemas ou dúvidas.

Tal atitude gera a confiança necessária para que um comprador escolha determinado fornecedor em suas próximas aquisições.

Oportunidades para o Marketing

Usar o WhatsApp como ferramenta de marketing é primordial nos dias de hoje, o uso da API do mensageiro pode nutrir um canal de publicidade subutilizado por muitos departamentos comerciais.

Com os dados armazenados das conversas do aplicativo é possível usar, por exemplo, a classificação de possíveis leads, ofertar promoções, enviar notificações personalizadas e muito mais.

Como integrar o WhatsApp API?

A integração do WhatsApp API vai depender de uma equipe capacitada para desenvolver a comunicação do mensageiro com uma plataforma compatível.

Desta forma, um negócio que deseje implementar esta fantástica solução terá que procurar um parceiro experiente e capacitado para implantar esta aplicação.

Existe uma forma bem fácil de integrar seu software ao Whatsapp e oferecer inúmeras soluções de comunicação para os seus clientes. Com o PlugMessage da TecnoSpeed, a comunicação entre um programa e o mensageiro se torna uma tarefa bem mais simples e rápida de ser realizada.

Conheça mais sobre esta solução acessando: 

Conheça o PlugMessage

A integração de softwares com o Whatsapp API é o próximo passo na evolução da comunicação entre clientes e empresas. E agora você já conhece as razões pelas quais não pode ficar de fora!

Summary
WhatsApp API: Entenda o que é e como integrá-la ao seu Software!
Article Name
WhatsApp API: Entenda o que é e como integrá-la ao seu Software!
Description
O WhatsApp é o software de comunicação mais popular em nosso país, entenda como uma API de Whatsapp pode potencializar o seu negócio.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.