O WhatsApp se tornou um recurso fundamental para os negócios, e os ERPs precisam se adaptar a isso. A solução? API de WhatsApp! Veja como integrar.
Nos últimos anos, o atendimento e relacionamento com o cliente ganhou um novo canal de destaque: o WhatsApp. E o jeito mais vantajoso e completo de explorar esse canal e as oportunidades que ele pode trazer é a partir de uma API de WhatsApp integrada ao ERP.
Esse recurso é a chave para qualquer negócio transformar simples interações em experiências extraordinárias para os seus clientes e ele está ao alcance da sua Software House.
Em outras palavras, o seu sistema pode ser o suporte perfeito para lojas, prestadoras de serviço e marcas diversas simplificarem seus fluxos de conversa e oferecerem um atendimento mais eficiente e uma jornada de compra positiva e diferenciada.
Consegue visualizar o valor que isso vai agregar ao negócio deles? E, consequentemente, o valor que isso vai agregar ao seu ERP? Vamos falar dessas oportunidades com mais detalhe adiante, além de te apresentar o melhor caminho para aproveitá-las. Acompanhe!
Qual a importância da API de WhatsApp para software house?
A API de WhatsApp é a aplicação que leva para dentro de outros sistemas os recursos do WhatsApp. Portanto, ao integrá-la ao seu ERP, por exemplo, seus usuários poderão enviar, receber e gerenciar as mensagens do WhatsApp diretamente do seu sistema.
Isso é importante, primeiro, porque os consumidores brasileiros estão online no Whats diariamente — segundo a Statista, o app está baixado em 99% dos smartphones do país e, conforme a Opinion Box, 96% dos usuários acessam o app todos os dias.
Segundo, porque a grande maioria dos negócios já utiliza o mensageiro como canal de comunicação e vendas — cerca de 95%, de acordo com dados da Yalo em parceria com o IDC (International Data Corporation).
Resumindo: o WhatsApp é muito mais do que uma tendência, ele já se tornou uma ferramenta de negócios estabelecida no cenário corporativo. E a sua software house e o seu sistema de gestão não podem deixar de considerar e se adaptar a esse comportamento do mercado.
A API de WhatsApp não é só uma oportunidade de novos negócios, mas uma necessidade para que seu ERP continue relevante e competitivo, que solucione as demandas e facilite a rotina dos seus clientes, e se torne ainda mais completo, valioso e indispensável.
Através desse recurso sua software house poderá crescer e ajudar seus clientes a fazer o mesmo. A API de WhatsApp é a base para atender as expectativas de agilidade e personalização dos consumidores e, principalmente, para que as empresas possam criar um fluxo de mensagem automatizado e escalar seus atendimentos, vendas e resultados.
O que é fluxo de mensagem e como funciona?
Um fluxo de mensagem é uma programação de gatilhos e retornos, estruturada para permitir uma comunicação automatizada entre uma empresa e seu público e/ou clientes. Ou seja, é um conjunto de respostas pré-determinadas para questões ou demandas frequentes dos usuários.
Assim, as marcas conseguem oferecer um atendimento mais ágil e eficiente aos consumidores e responder inúmeras solicitações de forma simultânea e padronizada, sem sobrecarregar ou precisar ampliar seu time comercial. O que resulta em mais alcance e conversões.
Fundamentos do fluxo de conversa
Mas o que é necessário para que os negócios consigam esse resultado? Em primeiro lugar, é essencial que a empresa conheça profundamente seu consumidor e público-alvo, só assim será possível falar a língua deles e estabelecer uma automação que faça sentido, seja útil e crie conexões genuínas.
Além disso, é importante que o atendimento seja o mais humanizado possível, prezando sempre pela empatia e fazendo o esforço de manter a atenção, a clareza e o cuidado mesmo em respostas automáticas e nas mais diversas etapas da jornada de compra.
O ideal é que as estratégias do fluxo de mensagens estejam alinhadas com as estratégias gerais da marca/empresa, para que o posicionamento, o propósito e os objetivos sejam mais claros e alcançáveis a partir da coerência.
Também é crucial usar os dados ao seu favor, coletando, analisando e adotando medidas de otimização para refinar a operação, potencializar os resultados e atender seus clientes com cada vez mais eficiência e exclusividade. É preciso testar e melhorar sempre para deixar os fluxos cada vez mais fluidos e assertivos.
E toda essa automatização estratégica é feita por meio de uma API. Então, este recurso tecnológico é outro ponto fundamental dos fluxos de conversa. Nesse sentido, a API de WhatsApp é uma ótima escolha, pois reúne a praticidade das respostas automáticas com a popularidade e facilidade de uso do WhatsApp, e garante benefícios para quem a fornece e a utiliza, bem como para o cliente final.
Vantagens em oferecer a automação do fluxo de mensagens para os clientes do seu ERP
Como vimos, seus clientes não irão muito longe se não implementarem um fluxo de mensagens estratégico, ágil e eficaz para se comunicar com seu público. E a sua software house ficará para trás se não incorporar soluções que ajudem os negócios a fazer isso. Simples assim.
Por outro lado, oferecer a automação do fluxo de mensagens para os clientes do seu ERP é um caminho quase certo para conquistar novos usuários, fidelizar os que você já possui e aumentar o valor do seu software e da sua marca, resultando em mais lucro, reconhecimento e chances de um crescimento sustentável.
API de WhatsApp da TecnoSpeed
Quer começar a aproveitar essas vantagens agora mesmo? Então, você precisa conhecer o PlugMessage, a API de WhatsApp da TecnoSpeed!
Com essa solução, você leva os recursos do WhatsApp para dentro do seu ERP em minutos e, ainda, tem toda a estrutura e suporte para desenvolver diversas features inspiradas no mensageiro que irão complementar e valorizar seu software. Por isso, não pense duas vezes:
Caso queira continuar aprendendo sobre a potência do WhatsApp no contexto corporativo, confira os nossos outros conteúdos sobre o assunto — assim, seu ERP e seus clientes irão mais longe!