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Atendimento via WhatsApp: 8 dicas valiosas para sua empresa se destacar

Publicado por Tulio Marques em 21 de junho de 2023
Tempo de Leitura: 4 minutos

Já pensou que o atendimento via WhatsApp poderia ser uma oportunidade incrível para o seu negócio e seus clientes? Entenda tudo sobre neste artigo!


Atendimento via WhatsApp é um investimento indispensável para qualquer empresa que queira oferecer praticidade e agilidade aos seus clientes. E afirmamos isso sem medo da generalização, pois o “zap” soma mais de 2 bilhões de usuários no mundo e está instalado no smartphone de 99% dos brasileiros.

Ou seja, o aplicativo está no nosso dia a dia e as marcas não podem perder as oportunidades que ele pode oferecer. Contudo, se você ainda não sabe exatamente como isso poderia beneficiar sua software house e os seus clientes, este artigo vai te ajudar!

A seguir, explicamos como funciona o atendimento via WhatsApp, porque utilizar o mensageiro como canal de atendimento é uma boa ideia e listamos dicas certeiras para aderir essa estratégia com máxima eficiência.

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1. Por que utilizar o WhatsApp como canal de atendimento?
2. Como funciona o atendimento via WhatsApp?
3. Confira dicas para um atendimento via WhatsApp eficiente
3.1. 1. Adote uma linguagem apropriada no seu contato
3.2. 2. Estabeleça um fluxo otimizado de atendimento
3.3. 3. Responda instantaneamente
3.4. 4. Una automação de WhatsApp e atendimento humano
3.5. 5. Tenha um banco de dados com informações dos usuários
3.6. 6. Explore os recursos do WhatsApp
3.7. 7. Faça pesquisas de satisfação
3.8. 8. Invista em uma boa plataforma de atendimento via WhatsApp
4. E se você é uma Software House saiba que o seu sistema ERP pode ser essa plataforma!

Por que utilizar o WhatsApp como canal de atendimento?

Como demonstram os dados que já trouxemos no início do texto, o WhatsApp é uma excelente aposta como ferramenta de atendimento por sua praticidade e popularidade. Ele está na palma da mão e rotina dos consumidores, e sua equipe comercial também domina seus recursos e linguagem.

Isso, com certeza, já garante uma vantagem inquestionável, pois descomplica as questões de alcance, engajamento e treinamento da equipe. Sem contar que, por se tratar de um aplicativo de mensagens instantâneas, o WhatsApp traz mais agilidade e disponibilidade para a comunicação.

Consequentemente, o WhatsApp se revela como uma ferramenta poderosa, acessível, versátil e capaz de construir interações próximas, eficientes e satisfatórias. 

Quer se aprofundar nesse assunto? Leia nossos artigos sobre como gerar leads pelo WhatsApp e aumentar suas vendas e como usar o WhatsApp para otimizar a experiência do cliente.

 

Como funciona o atendimento via WhatsApp?

O atendimento via WhatsApp pode se dar de diferentes formas, mas, em geral, envolve uma troca de mensagens mais informal e amigável, e com retornos e follow-ups rápidos, ainda que nem sempre síncronos.

Quanto à parte técnica de utilizar o WhatsApp no atendimento, isso pode ser feito com a versão padrão do aplicativo, no entanto o mais indicado é utilizar a versão comercial, o WhatsApp Business. Isso porque esta possui recursos extras e específicos para este fim.

Para os negócios que desejam ter um atendimento via WhatsApp ainda mais sofisticado e eficiente, a melhor escolha é uma API de WhatsApp. Ela pode ser integrada ao sistema de gestão e demais ferramentas de relacionamento com o cliente, garantindo máxima otimização e usabilidade.

 

Confira dicas para um atendimento via WhatsApp eficiente

 

Confira dicas valiosas de como adotar um atendimento via WhatsApp em seu negócio

 

Vamos às dicas para aderir ao atendimento via WhatsApp e ter sucesso nessa abordagem? Com elas, a conversão e fidelização de clientes serão praticamente garantidas!

 

1. Adote uma linguagem apropriada no seu contato

A primeira dica é utilizar uma linguagem amigável e adequada ao público da marca. Naturalmente, as conversas pelo WhatsApp são mais informais, no entanto, falar a língua dos consumidores é essencial para atendê-los bem.

Eles esperam uma comunicação humanizada, mas, mais que isso: buscam uma interação que os façam sentir compreendidos, importantes e pertencentes. E, para isso, é preciso que a linguagem seja personalizada, equilibrando as demandas do cliente e o tom da marca, e gerando conexão.

 

2. Estabeleça um fluxo otimizado de atendimento

O atendimento via WhatsApp demanda planejamento e organização. Portanto, para utilizar essa ferramenta com assertividade é preciso entender e otimizar o fluxo de atendimento.

Isso inclui a análise da demanda da marca, da capacidade da sua equipe e dos recursos disponíveis. E, então, a definição do processo e dos padrões que serão adotados ao longo da troca de mensagens. 

 

3. Responda instantaneamente

Além de manter um padrão de atendimento e uma linguagem adequados, outro ponto-chave da comunicação via WhatsApp é a agilidade. Os clientes esperam um atendimento praticamente instantâneo e as marcas devem fazer o possível para oferecer retornos rápidos e funcionais.

Para isso, é necessário ter pessoas dedicadas às mensagens e aconselhável contar com recursos como respostas automáticas, programações de autoatendimento e chatbots – como falaremos adiante.

A integração do WhatsApp com outros canais e o sistema de gestão também podem contribuir para aumentar a velocidade do atendimento. E esse esforço contribui com a qualidade da experiência e a satisfação do cliente.

 

4. Una automação de WhatsApp e atendimento humano

Mais uma medida valiosa para potencializar o atendimento via WhatsApp é combinar soluções de automação com o atendimento humano. Assim, você consegue ter o melhor dos dois mundos e garantir o mesmo para os clientes. 

A interação humana entra em cena durante o horário comercial e quando seu time de atendimento está disponível para dar conta das demandas que surgirem. Já as respostas pré-programadas e chatbots são protagonistas na hora de responder o cliente com prontidão independente do horário ou dia da semana ou quando o fluxo de atendimento está acima do que seus atendentes podem dar conta.

O atendimento automatizado também é interessante para satisfazer os consumidores que preferem resolver suas questões por conta própria. E esse combo é a solução para garantir uma jornada do cliente de sucesso e sem quebras.

 

5. Tenha um banco de dados com informações dos usuários

Manter uma base com informações sobre os usuários e clientes é fundamental para potencializar suas estratégias, personalizar o atendimento e tornar ambos mais eficientes.

Afinal, o cliente não precisará repetir informações passadas anteriormente e se sentirá reconhecido e valorizado. Sem contar os múltiplos insights que as conversas podem render.

 

6. Explore os recursos do WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta que vai muito além da troca de mensagens de texto e saber explorar seus recursos também pode elevar o nível do atendimento. 

Isso inclui os diferentes formatos de mídias que o app suporta, etiquetas organizadoras, configuração de horário de atendimento, respostas automáticas, catálogo de produtos e lojinha. Tudo pode ser interessante e útil, se adaptado à linguagem e estratégias da marca.

 

7. Faça pesquisas de satisfação

Ninguém melhor do que o cliente para dizer como o atendimento pode ser melhorado, não é mesmo? E o WhatsApp também pode ser um ótimo meio para enviar e realizar pesquisas de satisfação, pois ele é amplamente utilizado, amigável e descomplicado.

Um método interessante é o NPS, que é igualmente simples e eficiente. Além disso, é possível explorar os recursos de enquete e também as métricas e dados do WhatsApp para reunir informações sobre o atendimento e otimizá-lo. 

 

8. Invista em uma boa plataforma de atendimento via WhatsApp

Por fim, indicamos contar com uma plataforma para gerenciar o atendimento via WhatsApp. Ela deve reunir os recursos da própria aplicação e, idealmente, permitir a integração de processos e dados, otimizando a comunicação interna e o atendimento ao público. Além de possibilitar o multiatendimento – com múltiplos usuários simultâneos.

 

 

E se você é uma Software House saiba que o seu sistema ERP pode ser essa plataforma!

Pois é! Você pode integrar a API de WhatsApp da TecnoSpeed, o PlugMessage, ao seu software e oferecer essa solução de atendimento para seus clientes direto da tela do seu sistema.

Ela é completa, intuitiva e multipotencial. Ou seja, a melhor forma de integrar o seu sistema com o Whatsapp e potencializar o atendimento via WhatsApp dos seus usuários.

Quero integrar ao PlugMessage

E se ainda estiver na dúvida sobre o potencial dessa ferramenta, confira nossos conteúdos relacionados ao seu uso e funcionalidades.

Tulio Marques
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