Sua Fintech está prepara para Black Friday? Separamos algumas dicas fundamentais que irão te preparar para maior liquidação do mundo.
Os últimos meses do ano vão se aproximando e a euforia de comprar aqueles itens supérfluos, porém indispensáveis, com um desconto especial, fica quase incontrolável.
A Black Friday, data especial originária dos Estados Unidos, ocorre todos os anos um dia após a comemoração de Ação de Graças. Na última sexta-feira do mês de novembro, todos os comércios iniciam as vendas do Natal, e geralmente, com grandes e tentadoras promoções.
É nesta época, entre a Black Friday e o Natal, que acontecem a maior volume de vendas. Ao mesmo tempo que os consumidores se deparam com muitas promoções, também contam com mais dinheiro no caixa por causa do décimo terceiro salário e participação nos lucros, por conta desse fluxo de compras, a demanda para controle financeiro via fintech é fundamental.
Se você é empreendedor ou desenvolvedor de software, deve ficar atento às demandas excepcionais e adaptar sua solução para não gerar transtornos aos seus clientes. Continue lendo o post e entenda mais sobre o assunto!
Prepare seu software para a Black Friday
Décimo terceiro salário, bônus de final de ano, participação nos lucros… Muitas pessoas recebem mais dinheiro nos últimos meses do ano por conta das remunerações extras.
E o uso da internet, somado ao alcance do marketing das grandes magazines, fizeram com que a Black Friday chegasse também no Brasil, causando um maior volume de vendas dos comércios entre os meses de novembro e dezembro.
Porém, em janeiro, chegam as principais despesas do ano, como IPTU, IPVA, rematrícula das escolas, taxa de material escolar, entre outros. Esses gastos, junto com as parcelas das compras de Natal, aumentam muito o risco de inadimplência, dando uma falsa sensação de que está tudo bem, já que as vendas de final de ano foram maiores.
E vale lembrar que mais importante do que vender, é receber! E é aí que seu software pode ajudar seus clientes.
Vamos supor a seguinte situação: determinado comércio só aceita dinheiro, cheque e cartão de crédito como meio de pagamento. Dinheiro é a melhor opção, é claro, mas poucas pessoas têm o hábito de andar com valores altos na carteira. Além disso, este método inviabiliza qualquer compra parcelada.
Os pagamentos com cheques pré-datados são uma opção, mas fica a dúvida: será que os cheques tem fundo? Sempre há a possibilidade de inadimplência e a futura dor de cabeça de um processo judicial.
Sobram os cartões de crédito. Independentemente do pagamento da fatura, o comércio receberá o valor acordado, porém, apenas 30 dias após a compra. Com as grandes despesas no começo do ano, não ter o dinheiro vivo logo depois da venda pode gerar certos transtornos para a empresa.
E qual a solução, então? Oferecer um software com a integração de diversos meios de pagamento. Dessa forma o comerciante não só pode incentivar o pagamento por boletos bancários, mesmo para as compras a prazo, mas também pode integrar uma API de consulta de crédito.
Dessa forma, você ajuda seus clientes a aumentarem a assertividade na hora de liberar o crédito e com isso reduzir os riscos de inadimplência.
Como melhorar a gestão financeira do seu ERP?
Se você ainda tem alguma dúvida em relação às vantagens que uma solução de emissão de boletos pode levar tanto para sua software house, quanto para os clientes, deixo como dica este post. Ele está bem completo e pode ajudá-lo.
Mas para quem quer melhorar a gestão financeira do seu sistema e ainda não sabe por onde começar, nos temos exatamente as soluções de que você precisa.
A nossa Fintech oferece duas aplicações diferentes que podem ser facilmente integradas em seu ERP: a PlugBoleto e a API de Consulta de Crédito. Quer conhecer um pouco mais sobre elas?
- PlugBoleto
Optando por esta API, você possibilita, em seu software, a emissão de boletos bancários de diversos bancos diferentes, com um layout de padrão único. Este é o meio de pagamento mais simples, prático e seguro do mercado!
- API de Consulta de Crédito
Quando o valor da mercadoria é alto, as únicas opções de pagamentos viáveis são: cheque e cartão de crédito. Para que seu cliente não perca suas vendas, integrar esta solução em seu software é uma alternativa muito útil.
Esta API realiza consultas de crédito direto do Serasa e gera relatórios que irão facilitar na hora da análise e gestão de crédito.
Ajude seu cliente a evitar inadimplências de final de ano. Entre em contato com a TecnoSpeed e conheça tudo sobre as soluções Fintech!