Força de vendas externa: como otimiza-las para os seus clientes

O Bom planejamento e a tecnologia correta são fundamentais para o sucesso da força de vendas externa. Saiba como ajudar seu cliente aqui!


A estratégia de vendas externas é fundamental para os negócios, tanto na prospecção de novos clientes quanto na fidelização dos clientes antigos. Porém, se ela não é planejada cuidadosamente, inúmeros empecilhos podem surgir no percurso e tornar todo o processo mais oneroso do que vantajoso.

Vamos imaginar uma grande empresa que possui poucos vendedores externos. Se todos eles tiverem que se deslocar até os clientes em regiões de muito tráfego e demorarem tempo demais durante as visitas, o dia de trabalho acaba e pouquíssimas reuniões foram feitas. 

Ou seja, para que este tipo de abordagem de comercialização seja vantajosa, um bom planejamento e um cuidado especial na otimização das rotas de venda são essenciais. E para isso, alguns cuidados bem simples podem ser tomados, como integrar uma solução completa dedicada à força de vendas externa

A seguir, vamos mostrar dicas de como ajudar o seu cliente a gerenciar suas vendas externas e apresentar o PlugSales, recurso do PlugMobile fundamental para vender mais!

Otimizar para força de vendas externa

Todos os empresários que lidam com vendas externas conhecem bem o termo “rota de vendas”. Mas ao mesmo tempo em que esta estratégia é fundamental para o negócio, pode ser uma grande dor de cabeça se mal administrada.

Trânsito, alagamentos, diferentes visitas em um mesmo dia, são muitos problemas que podem aparecer durante um dia de trabalho fora da empresa. Sem contar com o preço alto do combustível, transporte público muito cheio… Ufa!

É claro que todos estes fatores atrapalham (e muito) a produtividade do vendedor, mesmo que alguns possam ser previstos com antecedência para serem minimizados. Um bom planejamento é a palavra-chave da força de vendas externa.

E como seus clientes podem fazer isso da melhor maneira possível? Confira a seguir:

  • Aconselhe seus clientes a estudarem a localização dos clientes deles 

Fazer uma lista dos escritórios de todos os clientes e potenciais clientes pode ser uma boa ideia. Assim seus clientes podem agrupar quais empresas ficam em regiões próximas umas das outras, facilitando a otimização da rota de vendas e definindo localidades em que ele possa visitar mais de uma pessoa por dia. 

  • Planeje visitas fora do horário de pico

Segundo a revista Exame, o tempo de viagem pode ficar até 79% maior quando os motoristas saem durante o horário de pico nas grandes cidades. É muito tempo perdido! Se seus clientes planejarem as visitas deles em horários de menor congestionamento, conseguem conciliar mais de uma reunião no mesmo dia e aumentar a produtividade. 

  • Oriente seus clientes a atualizar os dados dos clientes deles com frequência

Já pensou que perda de tempo chegar em um lugar e não encontrar o escritório lá? Entrar em contato com os clientes e atualizar seu endereço a cada seis meses pode evitar todo este transtorno. 

  • Ensine seus clientes a traçarem metas de atendimento

Quando seus clientes definirem metas de atendimentos mensais, ficará mais fácil de dividi-las por regiões e mensurar quantas visitas deverão ser realizadas por dia, assim como, quantos vendedores serão necessários.  

  • Conte com uma solução para melhorar a força de vendas externa dos seus clientes

Como melhorar a gestão de vendas dos seus clientes e aumentar a produtividade de toda a equipe? Tecnologia, é claro. E nisso somos especialista! A solução PlugSales, por exemplo, não apenas gerencia o estoque, como possibilita que o vendedor externo tenha acesso às informações de onde quer que ele esteja. Ou seja, é um produto completo!

Conheça o PlugSales do PlugMobile

A solução PlugSales foi pensada para você que quer viabilizar aos seus clientes um melhor gerenciamento de todo o estoque e possibilitar que eles acessem o sistema de vendas, mesmo durante as visitas externas.

Uma vez integrado ao seu software, o PlugSales coleta informações dos clientes e produtos cadastrados em seu banco de dados. E não é só isso, sempre que houverem novos registros e alterações, o PlugSales será atualizado automaticamente. 

Ainda não ficou convencido? Ao unir a tecnologia (white label, para ficar com a identidade da sua empresa!) do PlugMobile ao seu software, você ajuda seus clientes a otimizarem toda força de vendas externa deles através das seguintes funções:   

  • Cadastro do cliente pelo aplicativo
  • Geração de pedidos mesmo estando offline
  • Personalização das tabelas de preços e condições de pagamento por cliente
  • Bloqueio de pedidos com estoque zerado
  • Visualização do histórico de vendas de onde quer que ele esteja e muito mais!

E se você está se perguntando como tudo isso é possível, é fácil. O PlugMobile transforma qualquer linguagem de programação em mobile. Ou seja, esta solução integra seu software num aplicativo gerador de pedidos rápido, bonito e sincronizado em tempo real. E seus clientes podem usá-lo por meio do próprio smartphone, a qualquer hora, em qualquer lugar. 

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

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