Assinar documento digitalmente: como funciona e por que vale a pena investir nisso

Com a implementação e democratização dos certificados digitais as assinaturas digitais têm ganhado cada vez mais importância. Entenda tudo sobre!


Em 2001, por meio da Medida Provisória Nº 2.200-2 de 2001, foi aprovado e regulamentado o uso de Certificados Digitais como ferramentas capazes de autenticar documentos e operações digitalmente, garantindo segurança e validade jurídica no processo.

A partir daí o mercado de certificaçõescresceu e ganhou espaço, com pessoas físicas e jurídicas descobrindo todo o seu potencial e utilidade, e o governo digitalizando diversos dos seus serviços e demandas fiscais, como a emissão de Notas Fiscais e a Declaração de Imposto de Renda.

E é neste contexto que hoje é não só possível como cada vez mais comum assinar documentos digitalmente, sem a necessidade de papel, caneta ou da presença física. E se você quer entender melhor sobre isso, está no lugar certo!

O que é assinatura digital?

Uma assinatura digital é uma forma de autenticação de transações e/ou documentos vinculada a um Certificado Digital do tipo A. Ela identifica o titular da certificação, garante a veracidade da sua identidade e confere validade jurídica à operação assinada digitalmente.

Uma dúvida que pode surgir é se assinatura digital é a mesma coisa que assinatura eletrônica. E a resposta para essa questão é não! 

A assinatura eletrônica diz respeito a qualquer assinatura feita em meio eletrônico, que tem um formato digital e não necessariamente é confiável e válida juridicamente.

Por outro lado, a assinatura digital sempre acompanha uma certificação digital, que conta com uma tecnologia criptográfica e de verificação inviolável, legalmente instituída como uma ferramenta segura pelo governo, estruturada pelo ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras) e que, portanto, possui validade jurídica.

Resumindo, a assinatura digital tem a mesma função e legitimidade de uma assinatura de próprio punho, mas de forma muito mais prática, ágil e econômica.

Por que utilizá-la?

Veja como assinatura digital pode ser feita.

Assinatura eletrônica e digital são diferentes! | Imagem: Pexels.

A assinatura digital indiscutivelmente tem diversas vantagens. A sua validade jurídica com certeza é uma das principais, já que, dessa forma, permite que operações sensíveis, como assinaturas de contratos, procurações e prescrições médicas, sejam realizadas de forma remota e segura.

Além disso, a estrutura digital do certificado gera economia de dinheiro e tempo ao cortar os gastos com papel, impressão, autenticação e deslocamento, e ainda prevenir erros, fraudes e outras violações que poderiam gerar mais custos.

Fora que ele também otimiza diversos processos, tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Para as pessoas, ela reduz a burocracia do dia a dia, trazendo agilidade e praticidade, sem deixar a segurança de lado.

Para as empresas, traz mais confiança para rotinas fiscais, mobilidade e agilidade para os atendimentos e negociações, sem falar que esse serviço agregado na sua carteira ainda atrai novos clientes e contribui para o crescimento do seu negócio.

Como realizar a assinatura digital?

O primeiro passo para poder utilizar uma assinatura digital é adquirir um certificado. Você pode fazer isso diretamente com uma Autoridade Certificadora (AC), organização responsável pelas emissões e vinculada à ICP-Brasil, ou com a ajuda de um agente de registro, que pode ser um profissional autônomo ou uma empresa privada.

O passo a passo para aquisição do certificado consiste basicamente em separar a documentação, escolher o tipo de certificação (que varia conforme o formato de armazenamento e o tempo de validade), fazer a solicitação, pagar e agendar a data da validação; depois é só comparecer com os documentos, passar pela verificação e aguardar a emissão.

Com o certificado emitido, você vai precisar instalá-lo em seu computador, seguindo as orientações da certificadora ou do seu agente de registro. E então, para passar a assinar documentos, basta configurá-la nos programas, softwares ou sistemas que você utiliza.

Importância das software houses oferecerem certificado digital

Veja como levar o certificado digital como produto, para sua software house.

Assinatura de certificado digital é importante para facilitar processos. Para sua Software House, é uma possibilidade de novo negócio. | Imagem: Pexels.

Uma software house existe para desenvolver soluções que facilitem a vida de deus clientes e usuários. Com isso em mente, a ideia de uma software house oferecer certificados digitais junto com suas soluções é quase lógica e necessária.

O certificado digital é comumente utilizado em conjunto com uma aplicação, programa ou sistema para autenticar operações eletrônicas. A software house que enxerga essa oportunidade e entra nesse mercado se diferencia e gera benefícios para si e para os seus clientes.

Quais são essas vantagens?

Para quem é da área de software e/ou gestor de software house, aqui estão os motivos para você investir no mercado de certificados digitais:

Seu produto mais completo

Certificado Digital + Software é um combo feito para estar sempre junto, afinal um complementa o outro. E é por isso que as suas soluções de software vão se tornar mais completas, atrativas e eficientes se já virem acompanhadas de uma certificação.

Diferencial competitivo

A estratégia de agregar os certificados aos seus serviços ainda é nova e tem muito espaço e pessoas para conquistar ainda. Adotar essa ideia é, portanto, adquirir um mega diferencial competitivo com relação às outras software houses do mercado.

Clientes mais satisfeitos

O conforto de ter duas demandas resolvidas com a contratação de um único fornecedor, uma solução completa e pronta para usar e ainda poder contar com o suporte de profissionais que você já tem um relacionamento e confia é tudo o que seus clientes precisam e talvez ainda nem saibam.

Mais possibilidades de negócio

Além de poder passar a oferecer certificações para seus clientes atuais e vender suas soluções em conjunto com o certificado para novos clientes, entrar para este mercado te permite fazer vendas exclusivas de certificações, representando uma nova fonte de renda para o seu negócio.

Contato com tomadores de decisão

E conectado ao tópico anterior, ao realizar uma venda de certificado digital, você estará sempre em contato com um tomador de decisão, apto a assumir o papel de responsável legal pela certificação. Deste modo, mesmo que o cliente não venha até você interessado em softwares, o certificado é uma porta para ele conhecer seu serviço e adquirir suas soluções.

E você pode ter acesso a todos esses benefícios sem um grande investimento financeiro ou esforço com a nossa ajuda! A Parceria de Certificado Digital da TecnoSpeed é a mais vantajosa do mercado e se você está considerando dar o start nessa estratégia não pode fazer isso sem conhecer nossa proposta:

Parceria de Certificado Digital TecnoSpeed

E se quiser se aprofundar ainda mais nesse tema, confira também nossos outros conteúdos sobre Certificados Digitais!

Summary
O que é assinatura digital?
Article Name
O que é assinatura digital?
Description
Uma assinatura digital é uma forma de autenticação de transações e/ou documentos vinculada a um Certificado Digital do tipo A. Ela identifica o titular da certificação, garante a veracidade da sua identidade e confere validade jurídica à operação assinada digitalmente.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com Especialização em Marketing. Atua na TecnoSpeed como Coordenador de Marketing.

Artigos relacionados