Tempo de Leitura: 4 minutos

Na hora de escolher entre o certificado A1 e A3 podem surgir muitas dúvidas. Confira neste artigo qual é o melhor certificado para o cliente da sua Software House!


O certificado digital já é uma necessidade de muitos empreendedores, sendo as modalidades mais conhecidas o certificado A1 e A3. Com o aumento do comércio on-line e a necessidade de manter a segurança em transações com a transmissão dos dados da empresa, o certificado digital tornou-se uma ferramenta indispensável. Por isso, muitas empresas de tecnologia têm oferecido esse tipo de certificado, pois é uma grande comodidade e, por vezes, uma obrigação das empresas.

Mas, você sabe o que é o certificado digital, para que ele serve e qual é o formato mais adequado para cada tipo de cliente? O certificado digital pode ser um grande negócio para você e uma excelente ferramenta para o seu cliente, mas é preciso ter um bom conhecimento sobre essa tecnologia para utilizá-la adequadamente. Saiba tudo sobre o certificado digital neste artigo e tenha mais essa vantagem para o cliente de sua Software House!

O que é Certificado Digital?

O certificado digital é uma ferramenta de identificação e assinatura virtual. Trata-se de uma tecnologia que permite transmitir os dados do CNPJ da empresa para a identificação, preenchimento de notas fiscais, assinaturas digitais com validade jurídica, e várias outras funções que o tornam tão prático e necessário.

Neste conteúdo abordaremos o certificado A1 e A3. Documento que pode ser instalado no computador ou armazenado em outro dispositivo físico, permitindo fazer assinaturas digitais que são válidas em vários lugares, desde assinaturas entre parceiros, até órgãos públicos, prefeituras, tribunais, órgãos fiscalizadores, e muito mais!

Como adquirir um Certificado Digital

Para adquirir o certificado A1 e A3, é preciso contatar uma empresa certificadora autorizada e reunir a documentação necessária para emitir o certificado. Cada empresa tem suas especificações, mas os principais documentos pedidos são: o estatuto da empresa, o contrato social ou ato constitutivo da empresa, o cartão do CNPJ impresso no site da Receita Federal e o cadastro do SINTEGRA Estadual para empresas de comércio.

Depois disso, deve-se comparecer à autoridade certificadora para coletar a biometria do responsável legal. Atualmente, algumas empresas certificadoras conseguem fazer esse procedimento virtualmente para o certificado A1, fazendo a validação por meio da coleta biométrica em um smartphone e videoconferência.

É um tanto trabalhoso, mas você pode simplificar esse processo para seu cliente a partir do programa de parceria digital da TecnoSpeed. É uma facilidade que permite a emissão do certificado digital pela sua Software House. Já sem uma parceria, para poder fazer a emissão de certificados digitais, é preciso passar pelo processo mais lento e oneroso de tentar se tornar licenciado para a emissão.

Como o Certificado Digital pode ser usado nas empresas?

Confira como o Certificado Digital pode ser usado nas empresas!
Saber para quais funções os certificados A1 e A3 podem te ajudar são funtamentais. | Imagem: Pexels.

O certificado A1 e A3 podem ser usados para os seguintes fins:

  • Assinar contratos virtualmente com validade jurídica e segurança
  • Realizar transações bancárias de forma segura e prática
  • Acessar serviços da Receita Federal, incluindo o centro virtual de atendimento ao contribuinte (eCAC) e a SEFAZ
  • Fazer a transição de sua contabilidade para serviços on-line
  • Fazer a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica
  • Fazer a emissão de documentos fiscais
  • Inscrever-se para participar de leilões on-line
  • Assinar notas fiscais eletrônicas e, assim, se manter em dia com o fisco
  • E muito mais!

Além disso, o certificado digital garante a autenticidade do documento, evitando que ele seja alterado após a assinatura. A autoria, a data e assinatura do documento são preservadas, possibilitando também maior facilidade para ocasional fiscalização.

Com isso, é muito mais seguro fazer a assinatura de documentos virtualmente, eliminando fraudes até mesmo bancárias, além de economizar com os gastos de reconhecimento de firma, facilidade de assinatura, comodidade e uma enorme redução de erros na assinatura em plataformas.

Tipos de Certificado Digital e o seus usos

O certificado digital é uma exigência para quem é enquadrado no regime tributário de Lucro Presumido. Empresas que utilizam o eSocial para cumprir as obrigações trabalhistas e previdenciárias também são obrigadas a ter certificado digital para assinar os documentos. Para essas empresas e para aquelas que queiram se beneficiar das vantagens do certificado digital, existem vários tipos de certificados digitais, mas hoje falaremos sobre certificado A1 e A3. Confira a seguir: 

Certificado A1 

Trata-se de um certificado em formato eletrônico, com validade de até um ano e que pode ser instalado em um computador ou mais. O acesso dos sistemas que precisam do certificado será feito diretamente da instalação do computador.

Qual certificado digital é mais seguro, A1 ou A3?

Certificado A3 

Apresenta validade máxima de 3 anos, o Certificado A3 é armazenado em um dispositivo físico para fazer a assinatura digital. Como ele fica armazenado, ele precisa de configurações adequadas de uso, tendo senha obrigatória e podendo ser usada em quantos computadores desejar.

Para que seu cliente escolha entre um dos certificados, é preciso levar em consideração quais serão as ferramentas que precisam da assinatura ou identificação por meio do certificado digital. Além disso, quem tem necessidade dos dois tipos de certificado pode ter os dois modelos, sem problemas.

Alguns sistemas de emissão de nota fiscal têm configurações específicas que só funcionam com o tipo A1, o que deve ser levado em consideração na hora de ofertar o certificado a seu cliente. Já para quem prefere ter maior mobilidade, como advogados e profissionais de saúde, por exemplo, há sistemas, como o acesso aos sistemas do TST (e-DOC) e a assinatura de prontuários eletrônicos que exigem o tipo A3. Assim, é preciso ter bom entendimento de qual será o uso que seu cliente fará antes de ofertar o certificado.

Conheça o Certificado Digital!

Seja um parceiro de Certificação Digital da TecnoSpeed e entregue comodidade e segurança para seus clientes.

Conclusão

O certificado digital permite maior segurança e comodidade para seus clientes. O Certificado A1 e A3 são dois tipos de certificado digital diferentes, mas que têm vantagens semelhantes. Para todas as empresas que queiram ter mais segurança, agilidade e usufruir de todos os seus benefícios, é uma excelente ideia ter certificado digital.

E você pode ter um papel fundamental nesse processo para facilitar a rotina de seu cliente! Com a parceria da TecnoSpeed e com o conteúdo deste artigo, você conseguirá guiar o cliente da sua Software House para a escolha certa de certificado digital.

Summary
O que é Certificado Digital?
Article Name
O que é Certificado Digital?
Description
O certificado digital é uma ferramenta de identificação e assinatura virtual. Trata-se de uma tecnologia que permite transmitir os dados do CNPJ da empresa para a identificação, preenchimento de notas fiscais, assinaturas digitais com validade jurídica, e várias outras funções que o tornam tão prático e necessário. Neste conteúdo abordaremos o certificado A1 e A3. Documento que pode ser instalado no computador ou armazenado em outro dispositivo físico, permitindo fazer assinaturas digitais que são válidas em vários lugares, desde assinaturas entre parceiros, até órgãos públicos, prefeituras, tribunais, órgãos fiscalizadores, e muito mais!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
3 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.