Fraudes fiscais: como seu software pode proteger seus clientes?

Ofereça mais proteção contra fraudes fiscais para os seus clientes com uma solução automática de consulta de notas fiscais. Saiba como lendo nosso post.


Se você desenvolve sistemas de gestão, precisa proteger os seus clientes contra as fraudes fiscais. Afinal, elas podem prejudicar muito as empresas que demoram para identificá-las. 

As fraudes envolvem a emissão de notas falsas em nome de um CNPJ que, na verdade, não faz parte da transação. Para evitar essa situação, é preciso ter um controle intenso a respeito das notas emitidas com o CNPJ da empresa do seu cliente. A boa notícia é que você pode ajudá-lo nesse processo.  

No post de hoje, vamos falar sobre como as fraudes acontecem, o que é necessário para evitá-las e resolvê-las junto à Receita Federal e de que forma você pode preparar o seu software para proteger o seu cliente. 

Por fim, vamos apresentar uma solução eficiente que fica responsável por todo o processo de emissão, download, consulta e distribuição de notas fiscais. Continue lendo!

O que são fraudes fiscais? 

Fraudes fiscais são esquemas fora da lei ou de má-fé com o objetivo de obter vantagens. Neste caso, elas acontecem durante a alteração de algum documento para evitar o pagamento de impostos. Por exemplo, a inclusão de um CNPJ que não corresponde ao verdadeiro do emitente de uma nota fiscal.  

Se você tem um software de gestão, os seus clientes certamente têm interesse de se protegerem das fraudes fiscais porque visam a um melhor gerenciamento do negócio.

Para garantir a segurança das empresas, é importante que o setor contábil ou administrativo tenha acesso a todas as notas emitidas contra o CNPJ da empresa. 

Se o seu cliente for vítima de uma fraude fiscal, terá uma dor de cabeça imensa para regularizar a situação. Além disso, ele corre o risco de ser intimado pelo fisco e receber multas a respeito de uma nota que ele nem sabia que existia e que não foi emitida pela empresa dele. 

A Receita Federal é bastante exigente com casos de fraudes fiscais, por isso, se o seu software oferecer a proteção que o seu cliente precisa, será ainda mais valorizado por ele. 

Agora, vamos ver mais um pouco sobre a importância que o acesso a todas as notas emitidas no CNPJ do seu cliente tem para protegê-lo das fraudes fiscais. 

A importância de ter acesso às notas contra o CNPJ

Ter acesso às notas contra o CNPJ é importante para evitar as fraudes fiscais. Afinal, fazendo esse tipo de consulta frequente, é possível ter maior controle sobre as notas e fica mais fácil identificar as fraudes e resolvê-las mais rapidamente. 

Quando um CNPJ é citado como destinatário da nota fiscal, ela se torna responsabilidade dessa empresa, mesmo que se trate de uma fraude. Ou seja, mesmo que a nota tenha sido emitida por outro CNPJ, se o que aparece é o do seu cliente, é ele que fica responsável por essa emissão. Então, a não ser que a empresa negue a nota, o governo considera que a transação registrada aconteceu realmente. 

Por isso, é preciso resolver o problema o mais rápido possível. Mas como fazer isso? O jeito mais eficiente é por meio da manifestação do destinatário.

Manifestação do destinatário

A manifestação do destinatário consiste em comunicar a Receita Federal que a empresa não tem conhecimento sobre aquela Nota Fiscal emitida no CNPJ. Assim, o fisco fica ciente de que a transação registrada pode ser uma fraude. Além disso, essa manifestação é fundamental para fazer o download do XML da nota. 

Junto do certificado digital, a manifestação do destinatário é um mecanismo de proteção da empresa para evitar que sua Inscrição Estadual e seu CNPJ sejam usados indevidamente para fraudes. 

Essas fraudes envolvem operações ilegais de transação de mercadorias para um destinatário diferente daquele indicado na nota fiscal. A manifestação ainda dá mais visibilidade das notas de entrada e segurança jurídica, evitando o cancelamento dos documentos fiscais.  

Por isso, é essencial fazer consultas frequentes para verificar se o seu CNPJ pode estar sendo usado em fraudes fiscais. É possível fazer esse procedimento manualmente, por meio do site da SEFAZ, mas é um método pouco prático. Imagine ter que consultar 50 notas, seria necessário digitar a chave de acesso (com 44 dígitos) de cada nota. 

Assim, a melhor forma de consultar as NFs é automatizar o processo dentro do seu software para facilitar a vida dos seus clientes. Mas isso envolveria uma série de regras muito específicas e um conhecimento profundo sobre contabilidade para criar um módulo do zero. Sem falar do tempo necessário para isso. 

Então, para automatizar o processo de consulta de notas e de manifestação do destinatário, por que não contar com uma solução já pronta? Isso é possível com o Nota Segura, da TecnoSpeed, empresa focada em desenvolver sistemas para software houses. 

A boa notícia é que ela também permite fazer a manifestação do destinatário. Vamos ver como funciona. 

 

Como o Nota Segura pode ajudar

O Nota Segura é uma plataforma para armazenar, consultar, baixar e distribuir as notas fiscais dos seus clientes para o seu ERP. 

Integrar o Nota Segura ao software que você entrega ao seu cliente é uma ótima forma de resolver fraudes de nota fiscal automaticamente, principalmente porque ele realiza a Manifestação do Destinatário. Isso pode ser feito de duas maneiras: 

  1. Por meio de uma API e da requisição HTTP do sistema
  2. De forma manual, no Painel do Cliente 

Além disso, com o Nota Segura, o seu cliente consegue fazer a consulta e o download das notas de forma rápida e eficiente. Com essas opções, o seu cliente fica a par de todas as notas emitidas no CNPJ da empresa dele, facilitando muito a identificação de fraudes. 

A consulta das notas traz ainda inúmeros outros benefícios, como calcular crédito tributário e fazer escriturações fiscais. Já a possibilidade de baixar automaticamente as notas ajuda o seu cliente a eliminar a burocracia do processo com os fornecedores.

Conte com a equipe da TecnoSpeed para tirar todas as suas dúvidas e realizar todo o problema de implementação da plataforma. Conheça o Nota Segura e descubra como ele pode agregar valor ao seu software e proteger o seu cliente contra fraudes fiscais.

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados