Mobilidade corporativa: o que é e os benefícios no seu ERP

A mobilidade corporativa é atualmente uma característica muito importante nos softwares ERPs para as empresas. Isso se deve à grande quantidade de profissionais que atualmente trabalham à distância, realizando atividades externas ou em home office, entre outras modalidades. Por isso, a sua software house precisa estar atenta para essa característica.

O termo se refere à possibilidade de usar as features das soluções digitais e oferecer acesso às ferramentas de trabalho fora do local corporativo, a partir de dispositivos móveis. Com a crescente importância desses aparelhos na vida das pessoas, é mais do que compreensível que eles tenham passado a fazer parte do trabalho também.

Na verdade, eles já são fundamentais, seja para colaboradores em sistema home office, vendedores externos que precisam visitar os clientes ou para executivos e diretores que precisam acompanhar os resultados e ter acesso ao ERP.

Porém, os procedimentos para disponibilizar a mobilidade corporativa exigem cautela, até pela questão de segurança. Então, como fornecer o acesso aos softwares sem causar danos à empresa cliente? Confira a seguir neste artigo especial sobre o assunto!

Os objetivos da mobilidade corporativa

Para uma boa mobilidade corporativa, os funcionários precisam muito mais do que acesso aos e-mails e informações cotidianas de trabalho. Eles precisam ser capazes de executar as tarefas de qualquer lugar e em qualquer hora que seja necessário. Para isso, precisam de sistemas e ERPs disponíveis para mobile.

Os objetivos dessa estratégia visam garantir eficiência operacional mesmo à distância, bem como democratizar o acesso às ferramentas de trabalho de maneira segura, sem colocar a proteção das informações empresariais em risco.

Nesse contexto, a essência da mobilidade corporativa é proporcionar a virtualização do ecossistema da empresa, a partir de políticas e boas práticas para limitar a ação de usuários mal intencionados e invasores do sistema.

Conheça os benefícios da mobilidade

Aplicar a mobilidade corporativa em um ERP como estratégia nas empresas leva a uma série de benefícios, permitindo a melhoria contínua do fluxo de trabalho. Os usuários podem, de fato, aumentar a produtividade de forma que melhora inclusive a qualidade de vida.

Pense no contexto de greves no setor de transporte, por exemplo. Diante da impossibilidade dos funcionários de se deslocarem até o local de trabalho, é fundamental que a empresa tenha meios para proporcionar a produtividade em um sistema home office.

Isso evita a queda nos resultados e garante que os processos continuem ainda que os colaboradores estejam à distância. O contexto pode ser aplicável também a imprevistos e situações pessoais, permitindo que eles possam se afastar da empresa para resolver seus assuntos sem ter que parar de fato a produtividade.

Dessa forma, além de poder realizar as atividades normalmente, os colaboradores evitam o acúmulo de trabalho no dia seguinte, diminuindo a correria para realizar as entregas no prazo exigido.

O mesmo se aplica para situações de viagem a trabalho e  para as atividades de vendedores externos, que ficam fora da empresa com mais frequência. Durante as visitas técnicas de negociação, é natural que eles verifiquem informações que estão presentes no ERP, mas só com um sistema mobile é possível ter esse acesso.

Mais do que isso, o trabalho deles se torna mais produtivo quando podem contar com um sistema de vendas para realizar pedidos e inserir as informações de negociações e vendas imediatamente.  Isso leva, novamente, ao aumento de produtividade nos processos.

Até mesmo a inserção de relatórios de ações externas pode ser incluída com mais praticidade, o que evita o retrabalho de ter que escrevê-los à mão para depois repassá-los ao sistema.

Outra vantagem é para diretores e líderes que precisam tomar decisões rápidas. Para otimizar o acesso às informações em qualquer momento, principalmente em situações inesperadas e em imprevistos, uma versão portátil dos sistemas da empresa é essencial para ganhar tempo.

Quando os tomadores de decisão precisam agir com velocidade, há informações e dados estratégicos que fazem diferença, principalmente em sistemas de BI (Business Intelligence). Sem esses dados, eles podem se precipitar com escolhas equivocadas e causar prejuízos e danos aos negócios que poderiam ser evitados.

Em resumo, podemos dizer que a mobilidade corporativa impacta diretamente em: 

  • Velocidade na tomada de decisão;
  • Redução de custos;
  • Melhoria nos processos;
  • Aumento da produtividade;
  • Menor margem de erro operacional;
  • Aumento de resultados. 

Esses pontos deixam claras as vantagens que um ERP com aplicações para dispositivos móveis consegue proporcionar à empresa, desde o ecossistema de produção até a mais alta gerência.

A nossa solução para resolver a mobilidade corporativa é o PlugMobile, uma suíte de aplicativos que podem ser integrados ao seu software para levar aos seus clientes uma experiência móvel de qualidade, com segurança e apoio técnico à disposição.

Esses aplicativos podem ser integrados ao seu software desktop, com qualquer banco de dados e até mesmo arquivos de texto, independentemente da tecnologia ou linguagem que você utiliza. É uma solução fácil de usar, com design inteligente, que proporciona uma ótima experiência ao usuário. E o mais legal é que, como oferece a opção white label, os aplicativos podem se adaptar à identidade do seu ERP, com a marca da sua Software House.

Não importa a linguagem do seu software, nós podemos torná-lo mobile. Saiba mais!

Formada em Publicidade e Propaganda. Cria conteúdos para o PlugMobile, a solução mobile da TecnoSpeed.

Artigos relacionados