Tempo de Leitura: 4 minutos

Precisa criar um aplicativo a partir do seu sistema? Entenda as vantagens disso e quais pontos não podem faltar no processo de desenvolvimento de apps!


O desenvolvimento de apps é uma área que não para de crescer, que tem diversas vantagens a oferecer aos negócios, mas que, ao mesmo tempo, pode reservar desafios e envolver diferentes etapas e requisitos.

Se você está com uma missão desse tipo pela frente e tentando entender melhor sobre como desenvolver um app a partir do seu sistema já existente, fique tranquilo, pois estamos aqui para te ajudar a solucionar várias das suas dúvidas neste post.

A seguir, explicamos brevemente sobre a presença e importância dos aplicativos dentro do contexto empresarial atual, as vantagens de levar seu software para o mobile e, principalmente, quais os critérios indispensáveis para você prosseguir com este projeto!

desenvolvimento de apps
Veja como aplicar o desenvolvimento de apps na sua software house.

Aplicativos no contexto atual

O mundo se tornou mobile. Sites precisaram se tornar responsivos, depois vimos todo o movimento mobile first invadir o desenvolvimento, então vieram os aplicativos ‒ que, na verdade, viveram altos e baixos em termos de demanda e popularidade, e agora estão ganhando força de novo com a ascensão dos superapps e outras tendências.

É claro que esse cenário teve uma influência da pandemia, que acelerou significativamente a transformação digital das empresas e aumentou ainda mais os números da revolução mobile, que já vinha sendo exigida pelos consumidores e agora será ainda mais.

Ou seja, essa é uma demanda crescente e crucial para sua software house e seus clientes adotarem; o seu sistema precisa ser mobile para atingir todo o seu potencial de mercado e os negócios que o utilizam precisam de um app para ir ainda mais além com suas estratégias, atendimentos e resultados.

Vantagens de levar seu sistema para o mobile

  • Ampliação de mercado e mais oportunidades de negócio;
  • Modernização e diferencial competitivo para suas soluções;
  • Aumento da margem de lucro do seu software;
  • Possibilidade de venda isolada ou como módulo adicional do seu ERP;
  • Impulsionamento das vendas e estratégias comerciais;
  • Potencialização da satisfação e fidelização de seus clientes.

Critérios indispensáveis para o desenvolvimento de apps

Agora que já deixamos claro como investir em mobilidade e aplicativos é importante para o seu negócio e para o negócio dos seus clientes, vamos aos critérios que não podem ficar de fora para um desenvolvimento de apps de sucesso?

1. As funcionalidades e objetivos do aplicativo

Tudo começa com uma ideia, mas sem saber onde você quer chegar fica bastante complicado iniciar e, principalmente, dar continuidade e finalizar um projeto. Por isso, um dos critérios mais essenciais para o desenvolvimento de apps é a sua estruturação.

Em quais negócios o app vai funcionar, quais problemas ou demandas ele vai resolver, quais serão seus diferenciais? Esses e outros aspectos precisam ser definidos para que um app possa ser criado ou um sistema transposto para o mobile com sucesso!

2. A escolha da linguagem, sistema operacional e detalhes técnicos

Outra etapa indispensável é a da escolha da linguagem em que será feita a programação, as linguagens complementares utilizadas e, claro, para qual sistema operacional o app está sendo pensado (iOS, Android, web). 

Essas decisões e demais detalhes técnicos variam conforme os objetivos, funcionalidades e modelo de negócio do app, mas, em todos os casos, são essenciais para a continuidade do desenvolvimento, pois guiam decisões futuras e igualmente importantes.

3. Um time de DEVs que dê match com o projeto

Mais um critério fundamental ao desenvolver um app é a definição de uma equipe. A princípio, você precisará de DEVs que tenham domínio sobre as linguagens, sistemas e detalhes técnicos definidos anteriormente e, se possível, experiência com o modelo de negócio ou área de atuação em que a aplicação está inserida.

No entanto, existem outros profissionais que podem ser importantes ter no seu time, como designers, UX writers, analistas de bancos de dados (DBA), analistas de qualidade, product owner e gerente de projetos, para citar alguns exemplos.

O mais importante é que o seu time dê conta de todas as demandas do projeto e trabalhe de forma harmônica e eficiente em conjunto, viabilizando um desenvolvimento com o melhor resultado no menor prazo possível.

4. Levar em conta os custos, orçamento e investimentos disponíveis

Se tem uma coisa que também não pode ficar de fora durante o desenvolvimento de apps é a questão financeira, não é mesmo? Criar aplicativos custa dinheiro e esse fator também é determinante para as outras escolhas ao longo do processo. Considere os custos, seu orçamento e também possíveis investimentos que você pode ter ou buscar para o projeto.

5. Apostar em armazenamento em nuvem 

Esse critério pode até parecer muito específico, mas é definitivamente um ponto de atenção se você deseja que o processo de desenvolvimento do seu app seja tranquilo, assim como seu uso. O armazenamento em nuvem garante que seu código e todos os dados necessários no aplicativo fiquem sempre disponíveis, salvos e seguros, como deve ser.

6. Ter a função de dashboard 

Por último, mas, sem dúvidas, não menos importante: um bom aplicativo precisa ter uma função dashboard, através da qual ele, suas funcionalidades e usos possam ser administrados de forma muito mais prática, intuitiva e eficiente.

Esse tipo de solução agrega muito valor ao seu app e aumenta sua usabilidade, pois centraliza e democratiza as informações, otimiza a comunicação e rotinas como o monitoramento e a produção de relatórios, traz flexibilidade e competitividade para o usuário e, assim, permite decisões mais assertivas, rápidas, inovadoras e estratégicas.

Ou seja, dashboards são ferramentas versáteis e poderosas, que podem levar múltiplas funcionalidades e vantagens para quem os utiliza, em diversos setores de atuação e cenários.

Pensando no usuário final, esse modelo de abordagem e disposição dos dados do sistema é, realmente, um investimento que não tem preço!

Para ir ainda mais a fundo nesse ponto, confira os nossos conteúdos sobre os impactos do painel dashboard para os negócios e como uma aplicação de dashboards pode fortalecer a argumentação de vendas do seu sistema

Ver mais artigos para desenvolvedores

E se seu sistema atende o setor de varejo, entenda como desenvolver um dashboard para varejistas. Também temos guias voltados para o setor industrial e o setor de transportes. Confira e leve agora mesmo dashboards para os seus apps!

 

Summary
Descubra quais os critérios indispensáveis para o desenvolvimento de apps
Article Name
Descubra quais os critérios indispensáveis para o desenvolvimento de apps
Description
Desenvolvimento de Apps: 6 critérios INDISPENSÁVEIS para seu projeto!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.