Tempo de Leitura: 4 minutos

Deseja mais objetividade e qualidade para o dashboard no varejo? Veja como construir um app verdadeiramente eficaz. 

Como funciona a aplicação de Dashboard?

Fazer um dashboard no varejo que seja eficaz pode ser uma tarefa árdua. Conciliar as informações de diversos departamentos em um modo que seja visualmente efetivo para se ter uma boa ferramenta de gestão requer habilidade e experiência. Por esse motivo, é muito importante estar atento a como a aplicação para varejo será construída para que gere, de fato, resultados.

Divisão das informações dentro da aplicação

Os principais objetivos em se ter um dashboard no varejo é ter controle dos dados e informações do negócio, fazer o acompanhamento dos indicadores-chave e dos resultados e ter um diagnóstico de suas métricas. Portanto, um painel de resultados para varejo deve conseguir atender a todos esses pontos, sempre levando em consideração as especificidades do comércio varejista.

Em primeiro lugar, para se construir um app para varejo de qualidade é preciso ter uma boa divisão das informações dentro da aplicação. Cada tipo de informação e dado fica melhor disposto em determinados tipos de gráficos, os quais devem ser bem escolhidos para que o painel de resultados para varejo  seja uma ferramenta útil.

Separação dos indicadores que vão compor cada dashboard  

Além disso,  a separação dos indicadores que vão compor cada dashboard varejista é fundamental para que cada departamento, cada segmento de atuação ou até mesmo cada ponto de venda tenha os dados necessários para acompanhar, a partir de uma única aplicação para varejo, suas informações e indicadores.

Tipos de gráfico que melhor “casam” com cada indicador

Para apresentar visualmente os indicadores do varejo, é preciso entender qual é o gráfico que permite a melhor análise de cada indicador. Você sabe quais tipos de gráfico dispõem melhor cada tipo de informação? São formatos específicos que não podem ser ignorados caso se queira ter informações dispostas de forma inteligente. Por exemplo, para analisar o desempenho de vendas, sugerimos o gráfico de progresso, que deve considerar o previsto versus realizado. No formato percentual, esse tipo de gráfico direciona o observador ao resultado esperado.

O gráfico em formato adequado evita que a opinião do colaborador seja enviesada ou que os dados dispostos não façam sentido e não entreguem valor, além de facilitar a análise adequada para que as ações necessárias sejam tomadas.

O principal desafio em utilizar dashboards de gestão à vista, é não permitir que seja passível de interpretação de quem o observa. Os painéis gráficos e indicadores precisam ser claros e específicos, como em uma narrativa, ele deve ter um início, um meio e um fim e, além disso, um “Por quê?”.

Como montar uma aplicação de dashboards?

Para criar o dashboard no varejo, além de escolher a plataforma e ferramentas que serão utilizadas, é preciso definir como as informações serão organizadas, seguir os tipos de gráficos mais adequados e garantir a automação das atualizações da aplicação.

Definição de metas para o seu negócio

O primeiro passo para montar uma aplicação para varejo é definir metas estratégicas, táticas e operacionais. Cada departamento ou processo terão suas próprias métricas que demonstrarão o que é esperado de cada um deles.

A organização das informações

Há várias formas de se organizar as informações em um dashboard no varejo. É necessário mapear os processos que se quer acompanhar por meio do app para varejo, entendendo como se dá o fluxo de dados dentro da organização e qual é a melhor forma de organizar essas informações.  De modo geral, é possível organizar por departamento, segmento de atuação, ou ponto de venda.

Dashboards de Vendas, por exemplo, vão ajudar o varejo a ter indicadores separando as informações por lojas, departamentos, nichos, vendedores, etc. É preciso mapear todos os setores e processos (inclusive, encontrando possíveis falhas na operação) para que o fluxo de dados ocorra de forma eficaz para alimentar o painel de resultados para varejo.

Desvios

Dentro de uma empresa que precisa se manter competitiva não basta apenas visualizar as metas que estão sendo atingidas. O mais importante é visualizar quais metas não estão sendo atingidas, os desvios, e melhorar a forma em que se busca o resultado.

O Princípio de Pareto, ou regra 80/20, é uma tendência que prevê que 80% dos feitos surgem a partir de apenas 20% das causas, podendo ser aplicado em várias outras relações de causa e efeito.

Portanto é necessário identificar e analisar os desvios (perdas de vendas, avaliações negativas, produto com falha) pois serão eles que, após corrigidos, poderão aumentar o resultado do seu negócio.

Para isso, é possível utilizar gráficos de progresso e barras, tendo em vista a meta desejada e o resultado obtido, em formato percentual, monetário ou numérico (meta de faturamento, valor vendido por peças, quantidade de saída de itens, etc).

Segmento de atuação

Para varejistas que possuam mais de um segmento de atuação, essa pode ser uma boa forma de organização. Essa é uma divisão em supermercados, e-commerces, farmácias, ou qualquer outro segmento em que sua organização atue. Além de permitir acompanhar os indicadores de cada segmento, também será visível quais setores estão dando mais resultado.

Ponto de venda

Em varejos que possuem mais de um ponto de venda, essa pode ser uma boa forma de organizar as informações. Por exemplo, se você quer agrupar as informações por ponto de venda, você pode seguir a seguinte estrutura:

  • Sede → Filial 1 → Filial 2 → Filial 3

Dentro da guia de cada filial, serão registrados os indicadores de varejo relevantes para serem acompanhados. Além disso, é possível criar uma visão geral, permitindo que todos os pontos de venda sejam acompanhados em seus indicadores mais importantes.

Ferramenta para montar sua aplicação dashboards

Para que todos os resultados positivos de se ter um dashboard no varejo sejam alcançados, é preciso escolher uma boa ferramenta para montá-los. Isso pode se dar por meio de profissionais especializados em app para varejo ou por uma simples aplicação que seja integrada ao seu ERP. Na escolha da ferramenta, alguns fatores importantes devem ser levados em consideração. É necessário que a equipe tenha autonomia e facilidade para utilizar a ferramenta escolhida, para que o resultado visual seja intuitivo e eficiente para o acompanhamento dos indicadores propostos.

As informações devem ser dispostas de forma inteligente, completa, mas sem excessos para que se tenha um painel de relatório com informações relevantes, visuais e que agreguem valor para a equipe e para o gestor. 

Gráficos com o PlugDash

Se você quer uma ferramenta que vai ajudar a ter um dashboard varejista que gere resultados de verdade, o PlugDash é a ferramenta certa para você. Com um software que integra facilmente ao seu banco de dados, você terá informações relevantes dispostas de forma dinâmica e inteligente para impulsionar os resultados!

Sem complicações, o PlugDash permite incluir dashboards mobile em seu ERP desktop de forma fácil, gerando gráficos incríveis, com bom visual e com uma dinâmica que vai agregar muito valor ao seu software.

Ofereça soluções completas de dashboards para varejistas sem ter dores de cabeça com isso! Integre ao PlugDash e tenha tudo o que você precisa para montar uma aplicação de dashboard eficaz.

Construa uma aplicação de dashboards para o seu software de varejo com o PlugDash. Conheça nosso app e integre com seu sistema.


Conheça o PlugDash!

Com o PlugDash, você consegue montar um Dashboard no varejo de forma simples, eficaz e que atenda às necessidades do mercado! Por exemplo, você pode criar diferentes guias com um dashboard diferente, concentrando todos os KPIs que precisam estar agrupados, além de ter uma visão geral dos indicadores do varejo.

 

Summary
Como montar um bom dashboard de resultados para varejistas
Article Name
Como montar um bom dashboard de resultados para varejistas
Description
Deseja mais objetividade e qualidade para o dashboard no varejo? Veja como construir um app verdadeiramente eficaz. 
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.