Tempo de Leitura: 5 minutos

Se você trabalha com softwares ou tem um negócio, é provável que você precise de um painel dashboard e nem saiba. Entenda tudo sobre isso aqui!


Toda decisão inteligente deve ser baseada em informações, fatos e dados, não é mesmo? Isso é válido nos mais diversos contextos, do pessoal ao profissional, mas quando estamos falando de negócios, essa necessidade é ainda mais essencial.

E você, desenvolvedor, sabe como pode atuar nesta demanda e ajudar os seus clientes a tomarem decisões melhores e assertivas para as suas empresas, investimentos e departamentos?

Uma das soluções mais viáveis e funcionais para coletar, compilar e visualizar dados é o painel dashboard. Para entender melhor como essa ferramenta funciona e como você pode implementá-la nos seus softwares, é só continuar a leitura!

O que é painel dashboard?

Um painel dashboard é uma ferramenta de gestão e visualização da informação, uma espécie de infográfico atualizado de forma constante e adaptado para exibir as métricas e indicadores-chave de performance (KPIs) mais relevantes para um determinado negócio, setor ou processo.

Qual é o impacto para os negócios?

Com um painel dashboard é possível centralizar num só lugar os dados, números e status do que pretende-se acompanhar em determinada empresa ou período e, a partir disso, obter insights para gerar melhorias, otimizar processos, validar estratégias e realizar investimento.

Um dashboard pode funcionar como uma ferramenta BI ou BAM para os negócios e essa prática é extremamente benéfica para os negócios, gerando um impacto que realmente pode determinar o seu sucesso.

No caso de empresas de varejo, por exemplo, ter acesso a painéis e análises diárias pode ser crucial para o seu desempenho em diversos sentidos e seu software precisa estar pronto para atender as demandas desse seu cliente. 

Como utilizá-los

Entenda como utilizar os painéis dashboards
Os painéis dashboards tem várias formas de uso. | Imagem: Unsplash.

Além de ser muito funcional, um painel dashboard também possui diversas formas de uso. Veja a seguir 3 tipos de painéis essenciais para incluir em seu sistema e ajudar seus clientes a decolarem!

Marketing e vendas 

Na área de vendas e marketing, trabalhar com dados e ter um bom timing nas decisões é primordial. E quando esses dados são dispostos de forma organizada e visual, como é possível em um painel dashboard, fica ainda mais fácil alcançar resultados incríveis.

São diversos os indicadores que podem ser contemplados no dashboard dentro desse segmento: tendências de leads, conversão em oportunidades, base de clientes, metas e números atualizados de vendas, faturamento e vendas por produto.

Com esses dados em mãos, o seu setor comercial e de marketing poderá traçar estratégias para aumentar a produtividade de vendas, o sucesso do cliente, a taxa de conversão e o LTV, diminuir o CAC, guiar o lançamento de produtos, campanhas e promoções e muito mais!

Quer um exemplo de como isso funcionaria na prática? Dá só uma olhada em um preview do painel do PlugDash (spoiler alert!), o painel dashboard da TecnoSpeed, pensado para a área de marketing e vendas:

Veja exemplos de como utilizar o painel Dashboards!
Você compreende muito mais os seus resultados com os painéis Dashboards. | Imgem: Captura de Tela.

As métricas e o controle de vendas são importantíssimos dentro de qualquer negócio. Consegue imaginar quantas ideias, mudanças e otimizações valiosas podem surgir a partir de uma ferramenta poderosa dessas?

Estoque e logística

Outro tipo de painel dashboard super relevante para o meio business, principalmente no segmento do varejo, é um voltado para o estoque e a logística. O acompanhamento de estoque é fundamental para gerenciar toda a movimentação de entrada, saída e transporte de objetos e produtos, que estão diretamente ligados à receita da empresa. 

Como indicadores principais deste tipo de dashboard temos a relação de estoque por produto, taxa de perda e capacidade de armazenamento. E tais dados podem ser cruzados com indicadores de venda e marketing para a aplicação de metodologias, como a curva ABC, e visando uma otimização dos ganhos do negócio.

Atendimento e suporte

Por fim, mais uma área que tem muito a ganhar a partir de um processo de acompanhamento e análise de dados é a de atendimento e suporte. Isso porque a experiência do cliente é cada vez mais determinante na conversão e manutenção da relação marca e consumidor.

Um time de suporte e atendimento instruído e bem informado sobre as suas métricas e status de trabalho é a chave para conquistar mais produtividade e qualidade nesse sentido, e chances de sucesso e satisfação para com os clientes. 

Confira como o atendimento e suporte fazem a diferença!
Com análise da equipe de suporte e atendimento os processos ficaram melhores. | Imagem: Captura de Tela.

Como exemplos de indicadores que cabem nesse tipo de aplicação, temos NPS, tempo médio de atendimento, avaliação por atendente, entre outros.

Resumindo: um painel dashboard é uma ferramenta única que tem mil e um motivos para ser implementada pelas Softwares Houses e é de extrema importância para o cliente final atingir os objetivos e o crescimento que almeja.

PlugDash

Veja como é o PlugDash!
Com o PlugDash você tem a oportunidade de simplificar a vida do seu cliente e da sua empresa. | Imagem: Unsplash.

Como dissemos um pouco acima, a TecnoSpeed conta com uma ferramenta de painel dashboard e oferece por meio dela a oportunidade de você elevar o nível dos seus softwares e otimizar a gestão da informação e de estratégia dos seus clientes.

PlugDash é o nome dessa solução e, não, ela não é um simples dashboard, ele é o dashboard que vai simplificar de vez a sua vida e a do seu cliente! Ele é visual, completo, 100% mobile, personalizável, atualizado em tempo real, compatível com diferentes linguagens e ainda tem mais:

Integração em poucas horas

Além de fácil de usar, o PlugDash é muito simples de integrar. O nosso PlugBot Nuvem cuida de todo o processo, acessando o seu banco de dados e deixando tudo pronto para a configuração de dashboards.

Variabilidade de gráficos

A simplificação da visualização da informação é outro diferencial e ponto-chave do PlugDash. Com ele, é possível construir dashboards com as mais diversas variações de gráfico e garantir uma experiência de análise muito mais completa e fácil!

Personalização com a marca da sua Software House

E além de personalizar os dashboards com as métricas mais importantes para os mais diversos negócios, você ainda vai poder incluir a marca da sua Software House, afinal, é o seu software e nome que devem ser protagonistas na hora de entregar essas soluções para seus clientes.

Integre já o PlugDash!

Não perca tempo e torne-se indispensável ao seu cliente incluindo dashboards mobile em seu ERP! Se ainda está com dúvidas, confira também nosso post sobre a importância das soluções mobile para aumentar o engajamento do cliente do seu software.

Summary
O que é painel dashboard?
Article Name
O que é painel dashboard?
Description
Um painel dashboard é uma ferramenta de gestão e visualização da informação, uma espécie de infográfico atualizado de forma constante e adaptado para exibir as métricas e indicadores-chave de performance (KPIs) mais relevantes para um determinado negócio, setor ou processo.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
3 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.