Se você trabalha com softwares ou tem um negócio, é provável que você precise de um painel dashboard e nem saiba. Entenda tudo sobre isso aqui!
Toda decisão inteligente deve ser baseada em informações, fatos e dados, não é mesmo? Isso é válido nos mais diversos contextos, do pessoal ao profissional, mas quando estamos falando de negócios, essa necessidade é ainda mais essencial.
E você, desenvolvedor, sabe como pode atuar nesta demanda e ajudar os seus clientes a tomarem decisões melhores e assertivas para as suas empresas, investimentos e departamentos?
Uma das soluções mais viáveis e funcionais para coletar, compilar e visualizar dados é o painel dashboard. Para entender melhor como essa ferramenta funciona e como você pode implementá-la nos seus softwares, é só continuar a leitura!
O que é painel dashboard?
Um painel dashboard é uma ferramenta de gestão e visualização da informação, uma espécie de infográfico atualizado de forma constante e adaptado para exibir as métricas e indicadores-chave de performance (KPIs) mais relevantes para um determinado negócio, setor ou processo.
Qual é o impacto para os negócios?
Com um painel dashboard é possÃvel centralizar num só lugar os dados, números e status do que pretende-se acompanhar em determinada empresa ou perÃodo e, a partir disso, obter insights para gerar melhorias, otimizar processos, validar estratégias e realizar investimento.
Um dashboard pode funcionar como uma ferramenta BI ou BAM para os negócios e essa prática é extremamente benéfica para os negócios, gerando um impacto que realmente pode determinar o seu sucesso.
No caso de empresas de varejo, por exemplo, ter acesso a painéis e análises diárias pode ser crucial para o seu desempenho em diversos sentidos e seu software precisa estar pronto para atender as demandas desse seu cliente.Â
Como utilizá-los
Além de ser muito funcional, um painel dashboard também possui diversas formas de uso. Veja a seguir 3 tipos de painéis essenciais para incluir em seu sistema e ajudar seus clientes a decolarem!
Marketing e vendasÂ
Na área de vendas e marketing, trabalhar com dados e ter um bom timing nas decisões é primordial. E quando esses dados são dispostos de forma organizada e visual, como é possÃvel em um painel dashboard, fica ainda mais fácil alcançar resultados incrÃveis.
São diversos os indicadores que podem ser contemplados no dashboard dentro desse segmento: tendências de leads, conversão em oportunidades, base de clientes, metas e números atualizados de vendas, faturamento e vendas por produto.
Com esses dados em mãos, o seu setor comercial e de marketing poderá traçar estratégias para aumentar a produtividade de vendas, o sucesso do cliente, a taxa de conversão e o LTV, diminuir o CAC, guiar o lançamento de produtos, campanhas e promoções e muito mais!
Quer um exemplo de como isso funcionaria na prática? Dá só uma olhada em um preview do painel do PlugDash (spoiler alert!), o painel dashboard da TecnoSpeed, pensado para a área de marketing e vendas:
As métricas e o controle de vendas são importantÃssimos dentro de qualquer negócio. Consegue imaginar quantas ideias, mudanças e otimizações valiosas podem surgir a partir de uma ferramenta poderosa dessas?
Estoque e logÃstica
Outro tipo de painel dashboard super relevante para o meio business, principalmente no segmento do varejo, é um voltado para o estoque e a logÃstica.
O acompanhamento de estoque é fundamental para gerenciar toda a movimentação de entrada, saÃda e transporte de objetos e produtos, que estão diretamente ligados à receita da empresa.Â
Como indicadores principais deste tipo de dashboard temos a relação de estoque por produto, taxa de perda e capacidade de armazenamento.
E tais dados podem ser cruzados com indicadores de venda e marketing para a aplicação de metodologias, como a curva ABC, e visando uma otimização dos ganhos do negócio.
Atendimento e suporte
Por fim, mais uma área que tem muito a ganhar a partir de um processo de acompanhamento e análise de dados é a de atendimento e suporte. Isso porque a experiência do cliente é cada vez mais determinante na conversão e manutenção da relação marca e consumidor.
Um time de suporte e atendimento instruÃdo e bem informado sobre as suas métricas e status de trabalho é a chave para conquistar mais produtividade e qualidade nesse sentido, e chances de sucesso e satisfação para com os clientes.Â
Como exemplos de indicadores que cabem nesse tipo de aplicação, temos NPS, tempo médio de atendimento, avaliação por atendente, entre outros.
Resumindo: um painel dashboard é uma ferramenta única que tem mil e um motivos para ser implementada pelas Softwares Houses e é de extrema importância para o cliente final atingir os objetivos e o crescimento que almeja.
PlugDash
Como dissemos um pouco acima, a TecnoSpeed conta com uma ferramenta de painel dashboard e oferece por meio dela a oportunidade de você elevar o nÃvel dos seus softwares e otimizar a gestão da informação e de estratégia dos seus clientes.
PlugDash é o nome dessa solução e, não, ela não é um simples dashboard, ele é o dashboard que vai simplificar de vez a sua vida e a do seu cliente! Ele é visual, completo, 100% mobile, personalizável, atualizado em tempo real, compatÃvel com diferentes linguagens e ainda tem mais:
Integração em poucas horas
Além de fácil de usar, o PlugDash é muito simples de integrar. O nosso PlugBot Nuvem cuida de todo o processo, acessando o seu banco de dados e deixando tudo pronto para a configuração de dashboards.
Variabilidade de gráficos
A simplificação da visualização da informação é outro diferencial e ponto-chave do PlugDash. Com ele, é possÃvel construir dashboards com as mais diversas variações de gráfico e garantir uma experiência de análise muito mais completa e fácil!
Personalização com a marca da sua Software House
E além de personalizar os dashboards com as métricas mais importantes para os mais diversos negócios, você ainda vai poder incluir a marca da sua Software House, afinal, é o seu software e nome que devem ser protagonistas na hora de entregar essas soluções para seus clientes.
Não perca tempo e torne-se indispensável ao seu cliente incluindo dashboards mobile em seu ERP!
Se ainda está com dúvidas, confira também nosso post sobre a importância das soluções mobile para aumentar o engajamento do cliente do seu software.