Tempo de Leitura: 4 minutos

Venha entender o que é o BAM (Business Activity Monitoring), como ele funciona e, porque aplicá-lo é tão importante e interessante!


Estar bem informado é o primeiro passo para tomar qualquer decisão com coerência e assertividade, e isso não é diferente dentro do mundo dos negócios, afinal, uma gestão empresarial de sucesso é baseada em uma sequência de estratégias e decisões.

Mas você sabe como estar sempre por dentro dos processos e dados da sua empresa ou como oferecer isso para os seus clientes? Existem práticas que podem te ajudar nisso, como o BI (business intelligence), que vem ganhando destaque nos últimos anos, e o BAM, já ouviu falar?

O BAM nada mais é do que outra prática de monitoramento. Neste post, te explicamos em detalhes esse conceito, como esse tipo de ferramenta funciona, sua diferença para o BI e os importantes benefícios que ele pode gerar. Vem com a gente!

O que é BAM e para que serve?

BAM é a sigla para Business Activity Monitoring, Monitoramento de Atividades de Negócios em português. Basicamente, esse conceito e metodologia diz respeito ao acompanhamento e análise de desempenho de empresas a partir de dados atualizados em tempo real.

Desse modo, o BAM pode ser usado em qualquer tipo de negócio ou processo, de grande ou pequeno porte, do monitoramento de vendas às contas a pagar e receber. Com ele, gestores e sócios podem tomar decisões eficientes e positivas para o negócio ou suas áreas de competência sem perder tempo. 

Essa fonte de informação também pode ser útil para os colaboradores, pois reforça a transparência e a autonomia, além de ajudar a manter a motivação do time. E, às vezes, até para os clientes, afinal, podem existir relatórios e dados relevantes para eles.

Funcionamento do BAM

Veja o funcionamento do BAM!
A ferramenta BAM todas as demandas. | Imagem: Pexels

O BAM pressupõe um banco de dados, indicadores e uma interface ou relatório que permita esse processo de coleta, tratamento, visualização e análise de informações. Ou seja, uma ferramenta BAM é sempre uma solução de software que conecta todas essas demandas.

Como o objetivo desse tipo de monitoramento é obter informações em tempo real sobre o negócio e seus processos, o funcionamento consiste em:

  • Coletar dados referentes à execução das atividades e processos
  • Definir os indicadores críticos (KPIs) e em tempo real que serão utilizados e medi-los
  • Comparar as informações obtidas com as metas e métricas estabelecidas no planejamento estratégico
  • Verificar se tudo está correndo conforme o planejado, se há algum ponto de melhoria, gap, padrão de comportamento ou oportunidade
  • Analisar os insights e estabelecer estratégias para otimizar os processos e o desempenho da empresa como um todo.

Para permitir esse acompanhamento real time, a apresentação de uma ferramenta de BAM deve ser o mais clara, funcional e visual possível. Por isso, os dashboards são o modelo de entrega mais comum dessa metodologia, com muitos gráficos, tabelas e diagramas.

BAM e BI são a mesma coisa?

BI – Business Intelligence diz respeito à coleta e processamento de dados não estruturados, permitindo a organização de relatórios, a visualização de dados e a tomada de decisões, aumentando assim a eficiência operacional.

Por mais que o BAM possa estar inserido nas estratégias de BI de um negócio, nem sempre uma ferramenta de BI será uma ferramenta de BAM, pois o ponto principal neste último caso é a atualização e acesso às informações em tempo real, e não em uma frequência mensal, semanal ou diária – ou seja, há sempre informações sendo coletadas, processadas e exibidas no BAM! 

Mas, afinal, monitoramento em tempo real faz diferença?

Confira se o monitoramento em tempo real faz diferença!
Ser ágil na hora da decisão é fundamental | Imagem: Pexels.

Quando o assunto é tomada de decisão, a agilidade é um fator determinante para evitar maiores prejuízos ao identificar um problema ou ampliar os ganhos ao identificar uma oportunidade. Só por isso, o monitoramento em tempo real garante um desempenho bastante interessante. 

Além disso, informação em tempo real é garantia de um gerenciamento mais assertivo e competitivo, considerando a velocidade com que as coisas mudam e evoluem hoje em dia e que seus concorrentes e parceiros também estão em constante evolução.

Sem contar que, por conta da dinâmica de atualização constante, todo o processo é otimizado através da tecnologia, ampliando as possibilidades de cruzamento e análise a partir de diversas fontes de dados, e também permitindo a personalização de todos os elementos em consideração, do banco de dados à visualização de cada indicador.

A importância do monitoramento e de gerar relatórios de negócios

Falando de forma geral, monitorar dados é essencial para tomar decisões fundamentadas e não no achismo. Muitas vezes, o que identificamos através de análises acuradas de dados vai contra as impressões genéricas sobre determinada situação e também revela insights que talvez nunca seriam vistos se os dados não estivessem compilados e tratados.

E é exatamente a partir de boas decisões que um negócio evolui e obtém sucesso. Ou seja, o monitoramento é fundamental para aumentar a receita, o reconhecimento, a produtividade, as oportunidades e o tempo de vida de uma empresa.

Leve o BAM para o seu negócio e seus clientes

Leve o BAM para o seu negócio e seus clientes!
Para colocar o BAM em prática use o PlugDash. | Imagem: Pexels.

Agora que você já entendeu qual é a importância de monitorar dados dentro de qualquer negócio e como fazer isso em tempo real pode render inúmeras vantagens, a gente precisa te contar que colocar isso em prática está muito mais fácil do que você imagina!

Aqui na TecnoSpeed, nós temos uma solução BAM pronta e completa para você utilizar no seu negócio ou agregar aos seus produtos de software e oferecer aos seus clientes. O nome dela é PlugDash!

Com o PlugDash é possível realizar todo o processo de coleta, cruzamento, disposição visual e atualização em tempo real dos indicadores que forem mais relevantes para você ou para seus clientes. 

Tudo isso se traduz em dashboards desktop e mobile integrados com o ERP e diferentes bancos de dados através do nosso sincronizador, o Plugbot Nuvem. Assim, é possível manter à vista as melhores oportunidades e insights em smartphones, tablets, navegadores e televisores. Quer saber mais?

Conheça o PlugDash!

Não fique para trás, abrace toda a autonomia e potência dessa funcionalidade e torne o seu negócio mais competitivo e seus softwares mais indispensáveis para seus clientes, auxiliando-os a ir ainda mais longe!

Summary
O que é BAM e para que serve?
Article Name
O que é BAM e para que serve?
Description
BAM é a sigla para Business Activity Monitoring, Monitoramento de Atividades de Negócios em português. Basicamente, esse conceito e metodologia diz respeito ao acompanhamento e análise de desempenho de empresas a partir de dados atualizados em tempo real. Desse modo, o BAM pode ser usado em qualquer tipo de negócio ou processo, de grande ou pequeno porte, do monitoramento de vendas às contas a pagar e receber. Com ele, gestores e sócios podem tomar decisões eficientes e positivas para o negócio ou suas áreas de competência sem perder tempo.  Essa fonte de informação também pode ser útil para os colaboradores, pois reforça a transparência e a autonomia, além de ajudar a manter a motivação do time. E, às vezes, até para os clientes, afinal, podem existir relatórios e dados relevantes para eles.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
2 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.