Como as APIs podem ser grandes aliadas na geração de novos negóciosComo as APIs podem ser grandes aliadas na geração de novos negóciosComo as APIs podem ser grandes aliadas na geração de novos negóciosComo as APIs podem ser grandes aliadas na geração de novos negócios
  • Início
  • Categorias
    • Certificado Digital
      • TecnoSign para ERP
      • Tipos de Certificado
    • Decision IT
      • Eventos – Decision IT
    • Documentos Fiscais
      • Documentos Técnicos
        • CTe e CTe OS
        • GNRe
        • MDFe
        • NFCom
        • NFe e NFCe
        • NFSe
        • SAT e MFe
      • Reforma Tributária
      • Regimes Tributários
      • Soluções Fiscais
      • SPED
        • EFD Contribuições
        • EFD – ICMS / IPI
        • EFD – Reinf
        • eSocial
    • Eventos
    • Fintech
      • Boleto
      • Consulta de Crédito
      • Meios de Pagamento
      • Pix
      • Tecnologia Financeira
    • Gestão
    • Inovação
      • Plug4Market
      • PlugMessage
      • PlugSign
      • SpeedChat
    • Institucional
    • Mobile
      • Banco de dados
      • PlugDash
      • Tecnologia Mobile
      • Visualização de Dados
    • Tecnologia
  • Reforma Tributária
  • Sobre Nós
    • Site
    • Institucional
    • Evento TecnoUpdate
  • Soluções
    • Ferramentas Gratuitas
      • Siga as novidades
      • Materiais Ricos
      • Monitor SEFAZ
      • Validador NF-e
      • Visualizador de DANFE/DACTE
      • Cursos Gratuitos
      • Revista TecnoUpdate
    • Documentos Fiscais
    • API Boleto
    • API Pix
    • API Consulta de Crédito
    • API Pagamentos
    • Fintech
    • Dashboard Mobile
    • Certificado Digital
  • CdD
  • Decision IT S.A.

Mais resultados

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
Filtrar por categorias
Academy
Banco de dados
Boleto
Certificado Digital
Consulta de Crédito
CTe e CTe OS
Decision IT
Documentos Fiscais
Documentos Técnicos
EFD - ICMS / IPI
EFD - Reinf
EFD Contribuições
eSocial
Eventos
Eventos - Decision IT
Fintech
Gateway de pagamento
Gestão
GNRe
Inovação
Institucional
Marketing
MDFe
Meios de Pagamento
Mobile
NFCom
NFe e NFCe
NFSe
Pix
Plug4Market
PlugDash
PlugMessage
PlugSign
Reforma Tributária
Regimes Tributários
SAT e MFe
Sem categoria
Soluções Fiscais
SPED
SpeedChat
Tecnologia
Tecnologia Financeira
Tecnologia Mobile
TecnoSign para ERP
Tipos de Certificado
Visualização de Dados

Como as APIs podem ser grandes aliadas na geração de novos negócios

Publicado por Geison Durães em 26 de novembro de 2021
Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabe como as APis podem ser grandes aliadas na geração de novos negócios? Vem entender com a gente, neste artigo!


Em um cenário de transformação digital acelerada, é natural que as ferramentas que possibilitem integrações e automações ganhem cada vez mais relevância. E essa é a pura definição das APIs. Por permitirem a automação do negócio e integrarem dados e sistemas, as APIs acabam trazendo vantagens competitivas essenciais para as empresas, influenciando diretamente no crescimento dos negócios.

Há inúmeros exemplos de como as APIs podem fazer diferença na criação de novos negócios, aumentando o alcance das empresas, reduzindo custos e obtendo maior eficiência. Na área de comunicação, atendimento ao cliente, vendas, desde a aquisição até o pós-venda, sem dúvidas uma delas se destaca: o WhatsApp Business API. 

Neste artigo, mostraremos os motivos para investir no WhatsApp Business API e como ele pode ser um grande aliado na geração de novos negócios. Confira!

Conteúdo ocultar
1. Como integrar o WhatsApp ao seu negócio
2. WhatsApp Business: o primeiro passo para empresas
3. WhatsApp Business API e a geração de novos negócios
3.1. 1. Notificações de entregas
3.2. 2. Chatbots
3.3. 3. Transbordo
4. Sobre a Zenvia

Como integrar o WhatsApp ao seu negócio

Em uma pesquisa recente sobre mensageiria móvel no Brasil, constatou-se que o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones brasileiros. Além disso, 93% dos entrevistados afirmaram que abrem o aplicativo diariamente, sendo que 5% responderam que acessam quase todos os dias. Certamente, não há como ignorar a dimensão que o WhatsApp alcançou dentro do país. Mas como isso impacta em novos negócios?

Outro estudo mostrou que 84% dos consumidores que usam mensageiria, fazem isso para tirar dúvidas no processo de decisão de compra. Já, desses, 74% buscam trocar mensagens com as empresas para realizar compras e 76% utilizam para procurar suporte. Para suprir as necessidades das empresas que buscam, justamente, a interação com esses consumidores, o WhatsApp disponibiliza duas versões diferentes da tradicional.

Sendo assim, além do WhatsApp padrão, utilizado pelo público em geral para troca de mensagens entre pessoas físicas, as empresas podem contar com o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API para aproveitar as oportunidades de negócio que a plataforma oferece. 

Lembrando que a versão padrão não possui recursos que tenham como objetivo a utilização para negócios e não é pensada para proporcionar uma interação entre clientes e prospects com funcionários de uma empresa.

Antes de entrar no WhatsApp Business API e mostrar como essa API é uma grande aliada na geração de novos negócios, vamos mostrar rapidamente a diferença entre as versões para a empresa. 

WhatsApp Business: o primeiro passo para empresas

Compreenda o WhatsApp Business: o primeiro passo para empresas!

É necessário para aqueles vendedores e empresas o WhatsApp Business. | Imagem: Pexels.

O WhatsApp Business é um primeiro passo para a empresa ou vendedor que quer profissionalizar o seu atendimento pela plataforma. Assim como a versão para usuários finais, também está disponível para download nas mesmas plataformas de aplicativos. Com ele, se consegue acrescentar mais informações ao perfil, como e-mail, segmento, horário de funcionamento e descrição do negócio.

Além disso, no WhatsApp Business, a empresa tem acesso ao recurso de respostas rápidas, cadastrando algumas respostas padrão. Assim, quando for conversar com o consumidor, é preciso somente selecionar a resposta cadastrada. Outra opção são as respostas automáticas de boas-vindas ou de aviso de horário comercial. 

É uma possibilidade inicial para empresas que buscam mais recursos na plataforma, permitindo que o canal de comunicação gere uma boa experiência aos consumidores. 

Contudo, há algumas limitações, como a disponibilidade somente em um smartphone ou Web WhatsApp, restringindo o atendimento a uma única pessoa. Por isso, o WhatsApp Business API acaba sendo recomendado para empresas que buscam outras vantagens na geração de novos negócios.

WhatsApp Business API e a geração de novos negócios 

Por sua vez, o WhatsApp Business API permite um aumento na quantidade de clientes finais a serem atingidos e, consequentemente, na geração de novos negócios. Isso porque não é dependente do aplicativo ou Web WhatsApp, possibilitando o atendimento múltiplo a partir de um único número. Além disso, é integrado a soluções que a empresa já utiliza, permitindo a automação de processos. Vamos ver mais sobre isso.

Para exemplificar, separamos três casos de uso que podem impactar positivamente na geração de novos negócios.

1. Notificações de entregas

O primeiro deles é nas vendas on-line e nas transportadoras. Atualmente, grandes varejistas já fazem uso desse recurso para gerar uma boa experiência ao consumidor. Ou seja, quando a compra é realizada e o pedido despachado, a pessoa recebe uma mensagem avisando do processo.

Além da mensagem de status de envio, é possível ir além e entrar em contato para perguntar se o consumidor está disponível em determinado dia e horário. Isso faz com que o cliente não se frustre com uma entrega que não foi bem-sucedida e gera uma economia de recursos para a empresa.

2. Chatbots

Outra possibilidade é a configuração de um chatbot, podendo ser ativo ou receptivo. No caso acima, por exemplo, o chatbot já poderia entrar em contato com outras opções de horário caso a pessoa não estivesse disponível na primeira opção apresentada. 

Também se consegue utilizar os chatbots para automatizar comunicações e ampliar a geração de novos negócios, pois acabam proporcionando escalabilidade ao atendimento. Os chatbots possuem benefícios importantes:

  • aumentam a disponibilidade e agilidade no atendimento
  • permitem a automação de processos e diminuição de custo operacional
  • o fato de ter várias tecnologias em um único lugar  permite a criação de inúmeras jornadas.

Veja na prática como é a construção de um caso de uso de chatbot WhatsApp para Black Friday.

3. Transbordo

Outra opção é oferecer um atendimento via chatbot, mas que em determinado ponto da jornada aconteça o transbordo para um funcionário.  Com isso, o atendente terá acesso a todo histórico do cliente e conseguirá continuar a conversa sem ruídos.

Com as vantagens e casos de uso do WhatsApp Business API, além de oportunidades de novos negócios para empresas, há uma grande demanda de integração entre sistemas. Assim, empresas especializadas podem aproveitar para integrar a API do WhatsApp com outros softwares que façam sentido, como CRMs, ferramentas de RH, cobrança, entre outros. 

No TecnoUpdate, a ZENVIA e a Soublox mostram como uma integração com o WhatsApp Business API criou uma nova ferramenta que amplia ainda mais a geração de novos negócios. Assista aqui!

Sobre a Zenvia

Com atuação em toda a América Latina e mais de 10 mil clientes, a ZENVIA é movida pelo propósito de criar um novo mundo de experiências, por meio de uma plataforma que empodera as empresas a gerarem experiências únicas de comunicação para seus clientes. No Mundo ZENVIA, acreditamos que a evolução tecnológica e a experiência humana, combinadas, são capazes de unificar a comunicação em toda a jornada do consumidor e nos canais de sua preferência. Para saber mais, acesse o nosso site e confira os nossos perfis no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.  

Geison Durães
Geison Durães
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Posts relacionados

Em uma moderna casa de software com paredes de vidro elegantes, uma mulher aponta para uma tela de computador exibindo código. Dois colegas sentam-se à mesa, intensamente focados nas linhas do mercado de TI, colaborando neste ambiente de escritório de ponta.
6 de março de 2025

Mercado de TI e o panorama da Software House: insights, tendências e oportunidades para 2025


Leia +
27 de fevereiro de 2025

Tipos de assinatura: conheça os principais e saiba como usar cada uma delas


Leia +
13 de fevereiro de 2025

Como assinar documentos pelo WhatsApp? Veja o passo a passo!


Leia +

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pesquisar artigos

Mais resultados

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
Filtrar por categorias
Academy
Banco de dados
Boleto
Certificado Digital
Consulta de Crédito
CTe e CTe OS
Decision IT
Documentos Fiscais
Documentos Técnicos
EFD - ICMS / IPI
EFD - Reinf
EFD Contribuições
eSocial
Eventos
Eventos - Decision IT
Fintech
Gateway de pagamento
Gestão
GNRe
Inovação
Institucional
Marketing
MDFe
Meios de Pagamento
Mobile
NFCom
NFe e NFCe
NFSe
Pix
Plug4Market
PlugDash
PlugMessage
PlugSign
Reforma Tributária
Regimes Tributários
SAT e MFe
Sem categoria
Soluções Fiscais
SPED
SpeedChat
Tecnologia
Tecnologia Financeira
Tecnologia Mobile
TecnoSign para ERP
Tipos de Certificado
Visualização de Dados

Acompanhe nosso videocast:

Categorias

Novos artigos

  • 0
    EFD-Reinf: Nota Técnica nº 01/2025 – Ajustes nos leiautes da versão 2.1.2
    16 de maio de 2025
  • 0
    NFCom: Nota Técnica 2025.001 – Alterações e Inclusões de Campos e Regras de Validação da Reforma Tributária
    16 de maio de 2025
  • 0
    Informe Técnico RT 2024.001 – Tabela de Código de Classificação Tributária do IBS e da CBS – cClassTrib
    15 de maio de 2025

Compartilhe:

Facebook
Facebook
fb-share-icon
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
Siga nossa página no Google Notícias

Newsletter

Receba conteúdo para Software Houses no seu e-mail!

Vamos juntos fortalecer o Desenvolvimento de Software no Brasil?
Conheça mais sobre a Casa do Desenvolvedor da TecnoSpeed 🚀

Desenvolvido com muito  e  pela TecnoSpeed.
Conheça nossa política de privacidade