Tempo de Leitura: 4 minutos

Se você tem um time de desenvolvimento próprio e pretende colocá-lo em ação para tornar seu ERP mobile, leia este texto até o final antes de fazer isso!


Quando falamos em desenvolvimento, existem basicamente três possibilidades para dar vida aos softwares: contar com times de desenvolvimento terceirizados, contratar soluções prontas e integráveis ou optar pelo desenvolvimento próprio.

Esta última opção é muito mais realista e presente em organizações de grande porte, que contam com um time de desenvolvimento interno e capaz de absorver demandas mais complexas, como projetos de softwares e aplicações.

Mas, na hora de desenvolver um software de gestão ou levar seu sistema para o mobile, será mesmo que ter uma equipe de desenvolvimento próprio é a melhor opção? A seguir te explicamos exatamente isso e apresentamos a melhor solução para aplicar no seu negócio!

Desenvolvimento de software próprio

Optar por um processo de desenvolvimento próprio é uma forma tradicional e 100% personalizada de tirar projetos do papel, afinal, neste cenário, tudo é pensado e programado do zero pela equipe interna, a partir das demandas específicas da sua organização.

Por outro lado, esse modelo de desenvolvimento também pode ser demorado, além de ser acompanhado de diversos desafios, os quais nem sempre terminam depois do deploy e implementação do sistema.

Se a equipe não tiver conhecimento mobile, ela precisará desenvolver o conhecimento para construir a solução. Isso além de demorar, pode gerar um produto de baixa qualidade. 

O que estamos falando é que, essencialmente, o processo de desenvolver softwares não é simples, exige conhecimento das tecnologias que o desenvolvedor irá utilizar e no mobile, o conhecimento exigido para o desenvolvedor muda bastante.

Dependendo da dimensão do sistema a ser desenvolvido, podem levar meses (ou anos) até que uma primeira versão esteja disponível para testes e há sempre novas demandas de atualização, correção e melhoria surgindo, conforme o uso e a evolução do mercado. 

E claro, ainda que o seu time seja interno, todo esse processo terá um custo significativo, que envolve a dedicação dos seus desenvolvedores, designers e profissionais escalados para o desenvolvimento, e também o tempo e demais recursos investidos no projeto, que poderiam ser otimizados para outras demandas.

desenvolvimento próprio
Como ajudar seu time de desenvolvimento próprio a criar dashboards mobile para o seu sistema.

Time de desenvolvimento 

Por falar em time de desenvolvimento, os profissionais que fazem parte desta equipe têm um papel essencial na hora de definir a melhor estratégia para implementar seu sistema.

Em empresas com um time tech e de desenvolvimento reduzido, com pouca estrutura e espaço na agenda, é difícil absorver demandas que fogem do escopo de atuação do time atual de desenvolvimento.

Enquanto que, com um time de desenvolvimento completo, com gestor de TI, gestor de desenvolvimento, desenvolvedores especialistas e de competências variadas, engenheiros, designers, analistas de dados, sistemas, testers e outros profissionais de valor, além de condições físicas e logísticas para o desempenho de projetos complexos e longos, fica muito mais fácil imaginar um processo de desenvolvimento interno de sucesso.

Então, para chegar a uma conclusão eficiente para você, seus colaboradores e a empresa que vocês integram, é essencial analisar de forma crítica e realista as demandas que o resultado final esperado exige, e se o time que você pode dispor para este tipo de projeto será suficiente e se possui todos os conhecimentos necessários, como nas linguagens React Native, Flutter, Swift, Java, Objective-C.

Entenda mais sobre linguagens para desenvolvimento mobile neste artigo.

E como ter mais flexibilidade com o próprio sistema?

A gente sabe que o seu time de desenvolvimento é fera e está mais que preparado para encarar esse desafio de desenvolver um software próprio para gerenciar processos internos e trazer otimização, eficiência e segurança para toda a organização!

No entanto, nós precisamos te dizer que existem formas de tornar essa missão mais fácil para você e sua equipe de desenvolvedores, e, ao mesmo tempo, garantir um resultado mais completo e flexível. 

A primeira delas é a transposição do seu sistema para o mobile. Levar o acompanhamento de processos para a palma da mão dos gestores e permitir o acesso e gerenciamento de qualquer hora, lugar ou dispositivo é simplesmente um ganho imenso.

Imagine como isso traria mais liberdade, autonomia, assertividade e pontualidade ‒ nada de perder o timing das oportunidades! ‒ para todos os departamentos e rotinas, e como isso poderia potencializar os resultados da empresa como um todo?

É claro que os desafios e custos de um aplicativo (financeiros, de tempo e esforço) serão significativos se, novamente, a ideia for elaborar o aplicativo internamente e do zero. Porém, uma outra forma de obter todas essas vantagens e ganhar ainda mais flexibilidade é apostar em uma aplicação de dashboard integrável. 

As maravilhas de um dashboard mobile

Se você tiver os dados mais importantes do seu sistema e os indicadores essenciais dos seus processos no mobile, você já terá tudo o que precisa para tomar decisões estratégicas e alavancar seus resultados, e não precisará se preocupar em desenvolver uma versão completa e mobile do seu software do zero. 

É por isso que um dashboard mobile é a melhor solução para levar mobilidade ao seu ERP sem complicação, demora ou altos investimentos.

Sem contar que esse tipo de recurso é sempre visual, intuitivo, fácil de acessar, usar e interpretar, o que é sinônimo de otimização.

Os dashboards geralmente podem ser adaptados de forma a atender as demandas de cada organização, com a adição das métricas específicas de cada departamento, configuração dos gráficos que melhor comunicam cada um dos dados contemplados no painel e até mesmo atualizações em tempo real que vão manter a gestão sempre muito bem informada.

E se a sua dúvida é como você poderia levar essa solução para dentro do seu sistema, nós temos o prazer em te apresentar o PlugDash, uma solução completa, versátil e realmente perfeita para atender essa demanda do seu departamento sem você precisar comprometer seu time e seus recursos!

São dezenas de modelos de gráficos para você configurar conforme suas necessidades, um design bonito, amigável e white-label, que vai entregar a mobilidade que você precisa e manter sua marca em destaque. Incluir dashboards mobile em seu ERP desktop nunca foi tão fácil:

Saiba mais sobre o PlugDash

E se quiser continuar lendo sobre este tema, confira também o nosso guia do desenvolvimento mobile, como utilizar gráficos de monitoramento e como aumentar a qualidade de dados do seu negócio!

Summary
Sua empresa possui desenvolvimento próprio? Veja como levar o seu sistema para mobile
Article Name
Sua empresa possui desenvolvimento próprio? Veja como levar o seu sistema para mobile
Description
Vale a pena usar o desenvolvimento interno para levar o seu sistema para o mobile?
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.