O custo (em tempo, dinheiro e paciência) de desenvolver um app mobile do zero

Não sabe quanto custa desenvolver um aplicativo? Então, veja o que é necessário e quais as alternativas disponíveis atualmente.


Muitas Software Houses têm buscado soluções em mobilidade, ainda mais se considerarmos que essa realidade é sinônimo para expansão de mercado e aumento das vendas. Apesar disso, muitas delas se encontram no seguinte dilema: será que vale mais a pena desenvolver uma solução em casa ou investir numa pronta?

Assim, desenvolvedor, o universo mobile é um mercado em constante crescimento, sendo necessário mais do que um sistema responsivo para que seus clientes ampliem seus negócios. Entretanto, será que você sabe quanto custa desenvolver um aplicativo e quais as dificuldades de fazer isso do zero e sem uma equipe especializada?

Desenvolver um app é uma tarefa complexa…

Ainda que os aplicativos tenham a capacidade de oferecer aos usuários uma experiência mobile incrível, seu custo de implementação ainda é elevado. Além disso, eles precisam de atualizações constantes, e esse procedimento não é barato. Logo mais você perceberá que a solução criada em casa pode não resolver seu problema por muito tempo.

…onerosa…

Para aqueles que não sabem quanto custa desenvolver um aplicativo, seu preço depende das funcionalidades. Ou seja, não basta vontade, é preciso montar um projeto apresentando o público que se pretende alcançar, assim como quais as necessidades a serem atendidas. E, principalmente, que esse investimento traga uma resposta efetiva para o seu cliente.

….e demorada

Outra razão é o tempo. Hoje é essencial que você entregue suas soluções o mais rápido possível, pois se você não fizer, a concorrência fará. Assim, desenvolver por conta própria pode levar meses até que se tenha algo pronto para usar, isso porque seriam necessários vários especialistas para chegar a um bom nível de experiência do usuário.

Após isso, a manutenção também é fundamental, sendo preciso investir pesado na capacitação da sua equipe de desenvolvedores para acompanhar as mudanças de mercado, solicitações dos clientes e correções de bugs. A menos que você tenha um departamento de tecnologia disponível para prosseguir com as inovações, sua Software House terá dificuldades para manter o aplicativo relevante e funcional.

Vantagens de se contratar uma empresa especialista em mobile

Ainda que a criação de um aplicativo seja uma tarefa complicada, saiba que existem empresas, como a TecnoSpeed, que são especializadas no desenvolvimento desse tipo de solução. E, como sabemos que aqueles que não se adaptarem a essa tendência perderão seu espaço no mercado, oferecemos opções personalizáveis de acordo com as necessidades dos seus clientes.

Quando você, desenvolvedor, contrata uma de nossas soluções prontas, usa de toda a experiência de uma equipe completa e especializada no desenvolvimento de aplicativos. Dessa forma, você aproveita o aprendizado coletivo proporcionado por outros de nossos clientes, ou seja, quaisquer dificuldades que eles possam ter tido já chegam resolvidas para você.

Além disso, quando você contrata uma plataforma de uma empresa profissional como a TecnoSpeed, você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento, isto é, seu investimento será muito menor, isso porque as tecnologias mudam e no desenvolvimento em casa fica mais difícil e custoso acompanhar essas evoluções. Não há plataformas que não precisem de inovações.

Outra vantagem de se integrar um aplicativo pronto ao invés de desenvolver um a partir do zero é que sobra muito mais tempo para que você, desenvolvedor, foque nos seus negócios. Quanto mais seus os funcionários se concentrarem em atender os clientes da sua Software House, menos problemas com seu ERP você terá.

Lembrando que, se o projeto do seu app não der certo, você dificilmente encontrará outro desenvolvedor que se disponibilize a tentar consertar. Isso porque pode ser muito custoso e trabalhoso continuar algo que já foi feito da maneira errada. Agora que você viu quanto custa desenvolver um aplicativo, não deixe seu projeto virar um pesadelo: invista numa solução pronta!

Saiba quanto custa desenvolver um aplicativo e conheça as alternativas disponíveis atualmente.

Formada em Comunicação e Multimeios e pós-graduanda em Marketing, Criatividade e Inovação. Redatora do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para a TecnoSpeed Fintech e para o PlugMobile.

Artigos relacionados