Desenvolvimento mobile: desafios, tendências e dicas

Saiba o que é desenvolvimento mobile, quais são seus desafios e como é possível desenvolver um software móvel de um jeito simples. Confira!


O desenvolvimento mobile é um dos nichos que mais crescem no mercado da tecnologia.

Dentro das corporações, a tecnologia mobile proporciona uma série de benefícios, entre eles o acesso mais rápido e prático às informações o que facilita a análise de dados, o gerenciamento e a tomada de decisão.

Assim sendo, é importante que os desenvolvedores de software acompanhem de perto todas as tendências, não apenas para manter o seu produto atrativo, mas também para não desperdiçar oportunidades no mercado mobile.

Se você não sabe o que é desenvolvimento mobile, qual a sua importância e nem como desenvolver um software móvel sem complicação, não deixe de ler esse post!  

O que é tecnologia mobile?

A tecnologia mobile é aquela que permite a movimentação do usuário durante o seu uso. 

No meio corporativo, essa mobilidade possibilita uma gestão mais assertiva sobre os negócios uma vez que permite ao usuário administrar a empresa a qualquer hora e em qualquer lugar.

Então, o desenvolvimento mobile está relacionado a criação dessa tecnologia.

Por ser cada vez mais importante no dia a dia de pessoas e empresas, a tecnologia mobile deixou de ser vista apenas como um recurso e passou a ser uma necessidade. 

Hoje é possível integrar o desktop ao celular, de forma inovadora, e assim aumentar a produtividade e oferecer uma experiência personalizada para o cliente.

Qual a importância do desenvolvimento de software móvel

A popularização dos smartphones tem contribuído para mais pessoas utilizarem dispositivos móveis.

Como a tendência é que os usuários se tornem cada vez mais mobile e as empresas recorram a tecnologia para otimizar funções, caberá aos desenvolvedores criar apps capazes de atender essa demanda.

Não só para otimizar tarefas e ajudar na gestão corporativa, o desenvolvimento de software móvel também é importante para manter o cliente um passo à frente da concorrência. 

Veja como ter vantagem competitiva com o mobile

Quais os principais desafios do desenvolvimento mobile?

Antes de escolher os benefícios, entenda quais os principais desafios no desenvolvimento mobile.

Desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis é uma tarefa complexa. Isso porque cada sistema operacional – Android, IOS ou Windows Phone – exige conhecimento em diferentes linguagens de programação.

Para cada um dos sistemas operacionais existem permissões e recursos distintos, sendo necessário cuidados para que o app funcione corretamente independente do dispositivo ou sistema em que esteja rodando.

Além do conhecimento em diferentes linguagens de programação, existem outros obstáculos que podem tornar o desenvolvimento mobile uma tarefa complexa. Abaixo, veja quais são eles.

Diferentes plataformas para atender a mais pessoas

Nem todos as pessoas utilizam o mesmo dispositivo móvel, certo? 

Então, se o aplicativo não for desenvolvido para se adaptar às diferentes plataformas, o seu cliente pode deixar de atender mais pessoas e, consequentemente, perder oportunidades.

Mão de obra especializada

Contar com uma equipe de profissionais qualificados em várias linguagens de programação é um dos principais desafios no desenvolvimento mobile

Isso porque desenvolvedores acostumados com a criação para a web podem não conseguir trazer a mesma técnica e experiência para o usuário.

Manutenção e suporte para os principais sistemas operacionais

Realizar a atualização e manutenção do software é fundamental para manter o aplicativo funcionando corretamente. É por meio disso que os riscos e impactos negativos podem ser corrigidos, ajustados e melhorados.

Tendências no desenvolvimento móvel

Antes de escolher os benefícios, entenda quais os principais desafios no desenvolvimento mobile.

Acompanhar todas as tendências também pode ser um desafio. Afinal, a tecnologia passa por mudanças constantes e toda essa oscilação vai exigir conhecimento para a software house não correr o risco de levar um produto ultrapassado para o cliente. 

Para se manter atualizado, veja agora algumas tendências no desenvolvimento mobile:

Inteligência artificial e aprendizado da máquina

Oferecer funcionalidades inteligentes é o que vai agregar valor a sua solução mobile. Portanto, investir em inteligência artificial e aprendizado da máquina é importante para deixar o seu produto mais moderno e valorizado em relação ao dos concorrentes

Integração com IoT e Dispositivos (wearables)

Wearables são dispositivos que podem ser “vestidos” ou integrados ao corpo do usuário (relógios inteligentes, pulseiras e óculos de realidade virtual). 

O sucesso dessa tecnologia está atrelado à integração do sistema operacional com a Internet das coisas, que permite o gerenciamento de diversos objetos digitais. 

Application Performance Measurement (APM)

Application Performance Measurement está relacionado ao monitoramento e gestão de desempenho e disponibilidade de aplicativos. Se o desenvolvedor não fizer esse gerenciamento, ele não consegue garantir a disponibilidade e nem a qualidade do software. 

Enterprise Mobile Management (EMM)

Enterprise Mobile Management é o gerenciamento de mobilidade corporativa. À medida que mais empresas compram dispositivos e buscam suporte para o uso dessas ferramentas, o EMM se torna cada vez mais necessário.

Realidade Aumentada

Realidade aumentada está relacionada à integração de elementos ou informações virtuais ao dispositivo móvel. Essa tecnologia oferece experiências mais ricas ao usuário uma vez que é usada para otimizar ambientes ou situações do cotidiano.

Gateway de Pagamentos

Gateway de pagamento é um serviço destinado a empresas de grande porte, lojas virtuais e sistemas SaaS. No dispositivo, uma operadora financeira é responsável por autorizar pagamentos de transações online em websites de empresas ou pessoas físicas.

Dicas para Software Houses e Desenvolvedoras de Aplicativos

Superar os desafios acima e coordenar uma equipe com todos os conhecimentos é trabalhoso e demanda um aprimoramento constante.

Algumas software houses e desenvolvedoras de aplicativos podem ficar inseguras em oferecer o serviço, uma vez que não se sentem preparadas para desenvolver aplicativos capazes de superar as expectativas dos usuários.

Sua software house está passando por esse problema? Veja algumas dicas que podem ajudar:

  • Monte um planejamento para criar o app
  • Disponibilize seu programa para diferentes plataformas
  • Conte com a tecnologia para melhorar ainda mais a sua tecnologia

Como migrar meu software desktop para mobile

Se você tem vontade de oferecer um produto diferenciado para o cliente mas está com dificuldade no desenvolvimento do aplicativo, fique tranquilo. Já é possível migrar o seu software desktop para o mobile sem complicação.

Você pode investir em uma solução pronta, por exemplo, e ajudar a sua equipe a poupar tempo e garantir a manutenção e atualização necessária para o seu software. Tudo de forma prática, rápida e segura.

Não conhece uma tecnologia capaz de fazer isso? 

Então confira abaixo!

PlugMobile

O PlugMobile é uma suíte de aplicativos móveis pronta para ser integrada a qualquer software do mercado.

Por ser compatível com todos os sistemas operacionais, moderno e de fácil usabilidade, o PlugMobile é capaz de aperfeiçoar o seu software de forma rápida e sem complicação.

Você não precisa mais passar horas se preocupando com a linguagem de programação e nem se a sua equipe conhece ou não todas as regras sintáticas e semânticas de implementação de um código fonte.

Sabe por quê? 

Porque o PlugMobile já vem pronto para ser integrado ao seu sistema

Ficou curioso para saber como a solução pode ajudar você a ajudar o seu cliente? Então clique para conhecer mais sobre o PlugMobile.

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.