Tempo de Leitura: 4 minutos

Os gráficos de monitoramento são uma excelente ferramenta para análise de dados. Saiba onde usar e como aplicá-los!


A importância de ter dados acessíveis e confiáveis para guiar o processo de decisão, em seus mais diferentes níveis, é indiscutível dentro de qualquer negócio, ainda mais considerando a competitividade e rapidez com que as coisas mudam hoje em dia.

Agora, quando o assunto é análise de dados com eficiência, você precisa de muito mais do que simplesmente um compilado de informações. Dashboards e gráficos de monitoramento são uma das melhores formas de fazer esse acompanhamento com precisão.

E se você ainda não sabe como esse tipo de ferramenta funciona, suas vantagens e usos, e de que forma você poderia levar informação visual para seus softwares e clientes, neste post você vai descobrir tudo isso e conhecer o PlugDash, o app de dashboards da TecnoSpeed!

 

Gráficos de monitoramento, onde posso aplicá-los?

A versatilidade dos gráficos de monitoramento ou dashboards – painéis que compilam e exibem tais gráficos e demais dados visuais – é surpreendentemente ampla.

É possível e relevante introduzir esse tipo de ferramenta informativa em vários contextos, dentro de diversas áreas de uma organização e praticamente todos os segmentos de atuação.

Na gestão administrativa

Dentro da gestão administrativa, por exemplo, é uma inserção muito simples de compreender e também bastante proveitosa.

Afinal, uma ferramenta visual de monitoramento permite a identificação de gaps, padrões e oportunidades que gerarão melhores decisões e estratégias para o negócio.

No marketing e vendas

Monitorar as ações de vendas e marketing de um negócio é quase mais importante do que realizá-las.

É apenas por meio de um monitoramento eficiente que é possível entender o comportamento do público, validar estratégias e traçar novos planos e investimentos. 

Com gráficos de monitoramento todo esse processo se torna mais intuitivo e funcional, garantindo retornos em tempo real e fáceis de interpretar.

Onde você quiser!

Mas fora disso, trabalhar com gráficos e gestão de informações em tempo real pode servir para nichos e fins bem específicos, acredite. 

Seja qual for o tipo, segmento ou porte do negócio, a dor que precisa ser atendida, o tipo de informação que precisa ser tratada… os gráficos de monitoramento podem ajudar a simplificar e otimizar as coisas!

Quais gráficos de monitoramento posso trabalhar?

Quais gráficos de monitoramento posso trabalhar?
Confira os usos e formatos de dashboards de monitoramento para trabalhar. | Imagem: Freepik

A seguir, nós vamos te apresentar usos e formatos de dashboards de monitoramento que saem da caixa e são mais oportunidades oferecidas por essa ferramenta.

Monitoramento de máquina industriais

A produção em larga escala da indústria torna esse segmento muito dependente da relação tempo x produtividade. 

Cada minuto perdido pode representar perdas astronômicas em faturamento e muito desperdício de insumos. 

Ou seja, não é possível negligenciar os processos e dados ou deixar de corrigir os problemas com a maior agilidade possível.

É por isso que é tão importante manter um controle visual e eficiente para identificar máquinas paradas, acompanhar o tempo de produção e manter os mecanismos, ferramentas e ritmo de trabalho funcionando como devem.

Esse tipo de gerenciamento pode estar na palma da sua mão, em qualquer hora ou lugar, com o PlugDash. É o status completo da indústria que você dispõe no seu software, mas de forma muito mais acessível e intuitiva.

Monitoramento de temperatura

Pode parecer estranho à primeira vista, mas muitos nichos são altamente dependentes de um controle de temperatura eficiente. 

Por exemplo: frigoríficos, supermercados, vinícolas, farmácias, hospitais, entre muitos outros.

O desregulamento de temperatura para estes estabelecimentos pode representar uma perda dos insumos e, consequentemente, de dinheiro.

No entanto, com os gráficos de monitoramento é possível controlar e acompanhar a temperatura de refrigeradores e ambientes refrigerados através de um dashboard simples e visual.

Gestão de insumos agrícolas

O agronegócio também é um setor que pode ser muito beneficiado por gráficos de monitoramento em tempo real, sabia?

A precisão e o controle integrado são essenciais, principalmente na hora de gerir insumos, como fertilizantes, adubos, macro e micronutrientes para a fertilização, bem como em outros processos.

Primeiramente, porque todos esses insumos têm um nível de estoque específico para reposição. E segundo, porque esses insumos devem ser pedidos na quantidade certa para que durem por toda a safra e não haja desperdícios ou prejuízos de qualquer natureza.

Caso essa gestão de insumos não seja feita de forma correta e precisa, o agricultor, além de sofrer com o aumento dos custos (tendo em vista que realizar pedidos em menor quantidade tem um custo maior), estará arriscando perder a sua produção.

Em suma: há muito o que uma ferramenta de gráficos de monitoramento ou dashboard pode fazer por um negócio. 

Com esse tipo de recurso, os dados mais importantes para o seu contexto ficam acessíveis a qualquer momento e de qualquer dispositivo.

Além disso, tudo fica fácil de interpretar e a otimização dos processos é incomparável, gerando um impacto positivo dentro e fora da organização!

Como levar os gráficos de monitoramento para as empresas?

Como levar os gráficos de monitoramento para as empresas?
Conheça a solução de dashboard de monitoramento para você integrar ao seu sistema. | Imagem: Freepik

Após comprovar a versatilidade dos gráficos de monitoramento, vamos falar da parte prática? 

Nós temos uma solução de dashboard de monitoramento prontíssima para você integrar ao seu sistema e começar a aproveitar dos benefícios que ela pode oferecer: o nome dela é PlugDash!

Sua aplicação é extremamente ampla e personalizável, ajudando de forma completa e descomplicada gestores de diversos nichos a tomarem decisões certeiras no melhor timing.

Ela também é a oportunidade do seu software levar inovação e mobilidade para os seus clientes com o melhor custo-benefício, sem comprometer o backlog do seu time de desenvolvimento, mas ainda assim cumprindo seu roadmap de produto. Ficou interessado?

Conheça e integre o PlugDash!

E se ainda estiver pensando sobre esse assunto, confira também os nossos posts sobre as vantagens do BAM (Business Activity Monitoring), de um painel dashboard e da qualidade de dados para qualquer negócio!

Summary
Gráficos de monitoramento, onde posso aplicá-los?
Article Name
Gráficos de monitoramento, onde posso aplicá-los?
Description
A versatilidade dos gráficos de monitoramento ou dashboards - painéis que compilam e exibem tais gráficos e demais dados visuais - é surpreendentemente ampla. É possível e relevante introduzir esse tipo de ferramenta informativa em vários contextos, dentro de diversas áreas de uma organização e praticamente todos os segmentos de atuação. Confira neste artigo onde aplicar os gráficos de monitoramento!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.