Tempo de Leitura: 4 minutos

Entenda o quão mais fácil é realizar a declaração do Imposto de Renda com Certificado Digital e confira todos os seus benefícios. 


Devido a importância deste tema, preparamos um artigo que irá te mostrar o quão fácil é realizar a declaração do Imposto de Renda com o Certificado Digital. 

Você irá conferir os benefícios dessa prática e como ela pode ser muito mais descomplicada e eficiente em sua execução, trazendo muitas vantagens para a sua Software House e para todos os seus clientes.

O que é Imposto de Renda?

Trata-se de um tributo federal incidente sobre a renda de pessoas físicas e jurídicas. Esse imposto é cobrado devido ao aumento patrimonial obtido por cada um. Para simplificar o cálculo e análise, o Governo solicita aos trabalhadores e também às empresas, que reportem à Receita Federal quais são suas rendas e ganhos anuais. Esse acompanhamento é feito por meio da entrega da declaração do imposto de renda, a qual é feita anualmente pelos contribuintes. 

O que é Certificado Digital?

O certificado faz com que o processo de assinatura digital fique mais seguro. | Imagem: Pexels

O Certificado Digital tem o objetivo de identificar pessoas e empresas no ambiente digital. Para identificar a pessoa física, utiliza-se o e-CPF, já para identificar a pessoa jurídica, usa-se o e-CNPJ. Essa ferramenta aumenta a segurança dos processos, simplifica a assinatura em documentos, reduz as burocracias, possibilita realizar inúmeros serviços à distância e usufruir de vários serviços que são oferecidos pelos órgãos públicos.

Imposto de Renda com Certificado Digital

A Declaração do Imposto de Renda com Certificado Digital é extremamente facilitadora e atribui segurança para os usuários. Um grande benefício é que não é necessário baixar o programa do IR para fazer a declaração, pois através do Certificado Digital existe a opção de Declaração Pré-preenchida, a qual aproveita os dados usados em declaração anterior, tornando o processo no geral muito mais fácil.

Para o seu cliente fazer a Declaração do Imposto de Renda com Certificado Digital é necessário acessar o site do eCAC com os documentos em mãos. O processo é realizado por completo por meio do portal eCAC da Receita Federal, sendo assim, não é necessário baixar nenhum programa. 

Caso queira saber mais sobre o portal eCAC, confira esse artigo no qual falamos dos principais serviços disponibilizados e como acessar. 

No próximo passo, deve-se escolher a opção Certificado Digital e digitar a senha do PIN do próprio certificado, dando acesso ao processo. 

Feito isso, deve-se clicar em Meu Imposto de Renda e escolher o ano correto que deseja fazer a declaração (ex: 2021), em seguida o cliente irá clicar em Preencher declaração online e clicar em importar declaração pré-preenchida. Nesta etapa será necessário criar uma senha que permita o acesso à declaração caso seja necessário interromper o processo. 

Depois ocorre o preenchimento e atualização de todos os dados. Após esses passos, é hora de verificar se foram identificados erros no processo e, em caso positivo, corrigi-los. Por fim, depois de confirmar todas as informações, a pessoa deverá clicar em Entregar declaração com certificado digital e pronto, a Declaração de Imposto de renda é concluída.

Mas quais são as vantagens?

Veja quais são as vantagens de usar o certificado digital!
Com o Certificado Digital você consegue mais vantagens. | Imagem: Pexels.

Utilizar o Certificado Digital oferece inúmeras vantagens tanto para a sua empresa quanto para o seu cliente ao declarar seus impostos, principalmente devido a segurança, facilidade e rapidez que proporciona ao processo. Confira a seguir algumas dessas vantagens.

Segurança e autenticidade

Realizar a declaração do imposto de renda com certificado digital atribui mais segurança ao documento, além disso, o processo é autenticado de forma jurídica e permite o acesso a dados e informações da declaração realizada anteriormente, tudo de forma automática. O cliente ainda consegue armazenar no certificado digital diversas informações importantes como: previdência privada, compra de imóveis e automóveis, gastos com planos de saúde, entre outros.

Acesso fácil aos processos anteriores

Com o certificado digital é possível obter as informações da declaração anterior de maneira simples e rápida, seu cliente consegue preencher a declaração do imposto de renda atual com muito mais facilidade, se baseando na anterior com os dados que são iguais ou semelhantes.

Preenchimento de declaração facilitada

Ao realizar a Declaração do Imposto de Renda com Certificado Digital, seu cliente consegue fazer o preenchimento do documento direto pelo site da Receita Federal, pois não há a necessidade de baixar nenhum programa ou aplicativo.

Redução de erros no processo

Utilizando o procedimento com o Certificado Digital, o usuário reduz significativamente a chance de erros durante o processo. Uma vez que a declaração é Pré-preenchida, as incorreções em consequência do preenchimento manual são consideravelmente reduzidas, pois o certificado simplifica este processo e realiza o preenchimento de informações conhecidas de forma automática. 

Ainda que ocorra algum erro, o Certificado Digital possibilita a realização de uma revisão com direito a alteração em tempo real. Trata-se de uma grande vantagem para seus clientes, já que essas tarefas costumam tomar tempo.

Emissão simplificada

A emissão do imposto de renda com certificado digital é um procedimento bem simples, você já sabe que ele faz o preenchimento automático de várias informações, e, além disso, não precisa baixar um programa, basta completar os dados necessários e finalizar o envio. 

Parceria Certificado Digital

Entenda mais sobre a parceria do Certificado!
A parceria do Certificado Digital e o Imposto de renda vai ajudar a sua empresa. | Imagem: Pexels.

Depois de entender o que é e como funciona a Declaração de Imposto de Renda com Certificado Digital, você pôde perceber o quanto é fácil e vantajoso adotar essa prática. Então aproveite essa facilidade e disponibilize mais essa funcionalidade aos clientes da sua Software House. 

Nós, da TecnoSpeed, te ajudamos com isso! Nossa empresa possui parceria com o Certificado Digital, promovendo para o seu cliente muito mais facilidade, agilidade e eficiência no processo de Declaração de Imposto de Renda. 

Conheça o Certificado Digital

Escolha facilitar a parte burocrática e demorada da declaração utilizando o Certificado Digital em parceria com a TecnoSpeed!

Além de aumentar seu faturamento, você emite o certificado no momento da implantação do software, ou renova durante uma visita técnica, sem precisar deslocá-lo para uma agência certificadora.

Faça da sua Software House uma verdadeira parceira de certificados digitais e mostre ao seu cliente que a sua solução é realmente completa, incluindo até o certificado digital.

Conclusão

Sabemos do processo burocrático da Declaração de Imposto de Renda e o quanto esse processo é demorado e, ao mesmo tempo, tão importante ser executado com exatidão. Pensando nisso, fizemos essa parceria com o Certificado Digital a fim de facilitar esta atividade que tantos trabalhadores e empresas precisam fazer todo ano. Proporcione esta simplicidade e eficiência aos seus clientes e até mesmo para a sua empresa, e elimine essa dor de cabeça.

Summary
O que é Certificado Digital?
Article Name
O que é Certificado Digital?
Description
O Certificado Digital tem o objetivo de identificar pessoas e empresas no ambiente digital. Para identificar a pessoa física, utiliza-se o e-CPF, já para identificar a pessoa jurídica, usa-se o e-CNPJ. Essa ferramenta aumenta a segurança dos processos, simplifica a assinatura em documentos, reduz as burocracias, possibilita realizar inúmeros serviços à distância e usufruir de vários serviços que são oferecidos pelos órgãos públicos.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
3 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.