Tempo de Leitura: 2 minutos

Empresas do grupo 01 estão obrigadas a enviar os eventos com informações da Saúde e Segurança do Trabalho agora em Outubro/2021. Saiba mais sobre esocial e veja se a sua empresa ou cliente se enquadram neste grupo!


 

Conforme definido em novembro de 2017, o cronograma de implantação do projeto eSocial vem ocorrendo de forma faseada. A Receita Federal subdividiu os empregadores em 4 grupos, de acordo com critérios como faturamento anual ou regime tributário, cada um com seus próprios prazos de obrigatoriedade.

Agora no mês de Outubro/2021, as empresas pertencentes ao grupo 01, deverão prestar informações sobre a Saúde e Segurança do Trabalho (SST) enviando pelo eSocial, os primeiros eventos de SST.

Quais são as empresas do primeiro grupo?

Estão enquadradas no grupo 1, as empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões. E é com essas empresas que o eSocial entra na sua 4ª e última fase, com a obrigatoriedade a partir de 13 de outubro de 2021!

Caso a sua empresa pertença a outro grupo, fique atento ao cronograma!

Suite de Componentes

Quais são os eventos e quando devem ser enviados?

Os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) que deverão ser enviados pelo eSocial são:

  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho: deve ser registrada até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato
  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador: o evento deve ser enviado até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao da realização do correspondente exame (ASO)
  • S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho Fatores de Risco: até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao início da obrigatoriedade dos eventos de SST ou do ingresso/admissão do trabalhador.

Lembrando que a obrigatoriedade se aplica para as versões do eSocial v.2.5 e eSocial Simplificado S-1.0.

Como implementar o eSocial no meu software?

Preparar o módulo de eSocial no seu sistema é uma tarefa bem complexa. Além do layout relacionado a cada evento, também é necessário conhecer regras de negócio trabalhistas, previdenciárias e específicas.

Para auxiliar os desenvolvedores de software nessa árdua tarefa, desenvolvemos aqui na TecnoSpeed, uma solução completa que executa todo o processo de geração, transmissão e consulta dos 48 eventos do eSocial.

Saiba mais sobre a nossa solução!

Ver soluções da TecnoSpeed

Postergação PPP

Você sabe como está a obrigatoriedade dos eventos de SST após a postergação do PPP?

Leia esse artigo e fique atualizado sobre essa questão!

Summary
eSocial: Envio dos eventos de SST obrigatórios para as empresas do grupo 01 a partir de 13/10/2021
Article Name
eSocial: Envio dos eventos de SST obrigatórios para as empresas do grupo 01 a partir de 13/10/2021
Description
Empresas do grupo 01 estão obrigadas a enviar os eventos com informações da Saúde e Segurança do Trabalho agora em Outubro/2021. Saiba mais sobre e veja se a sua empresa ou cliente se enquadram neste grupo!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
2 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.