Já pensou que o atendimento via WhatsApp poderia ser uma oportunidade incrível para o seu negócio e seus clientes? Entenda tudo sobre neste artigo!
Atendimento via WhatsApp é um investimento indispensável para qualquer empresa que queira oferecer praticidade e agilidade aos seus clientes. E afirmamos isso sem medo da generalização, pois o “zap” soma mais de 2 bilhões de usuários no mundo e está instalado no smartphone de 99% dos brasileiros.
Ou seja, o aplicativo está no nosso dia a dia e as marcas não podem perder as oportunidades que ele pode oferecer. Contudo, se você ainda não sabe exatamente como isso poderia beneficiar sua software house e os seus clientes, este artigo vai te ajudar!
A seguir, explicamos como funciona o atendimento via WhatsApp, porque utilizar o mensageiro como canal de atendimento é uma boa ideia e listamos dicas certeiras para aderir essa estratégia com máxima eficiência.
Por que utilizar o WhatsApp como canal de atendimento?
Como demonstram os dados que já trouxemos no início do texto, o WhatsApp é uma excelente aposta como ferramenta de atendimento por sua praticidade e popularidade. Ele está na palma da mão e rotina dos consumidores, e sua equipe comercial também domina seus recursos e linguagem.
Isso, com certeza, já garante uma vantagem inquestionável, pois descomplica as questões de alcance, engajamento e treinamento da equipe. Sem contar que, por se tratar de um aplicativo de mensagens instantâneas, o WhatsApp traz mais agilidade e disponibilidade para a comunicação.
Consequentemente, o WhatsApp se revela como uma ferramenta poderosa, acessível, versátil e capaz de construir interações próximas, eficientes e satisfatórias.
Quer se aprofundar nesse assunto? Leia nossos artigos sobre como gerar leads pelo WhatsApp e aumentar suas vendas e como usar o WhatsApp para otimizar a experiência do cliente.
Como funciona o atendimento via WhatsApp?
O atendimento via WhatsApp pode se dar de diferentes formas, mas, em geral, envolve uma troca de mensagens mais informal e amigável, e com retornos e follow-ups rápidos, ainda que nem sempre síncronos.
Quanto à parte técnica de utilizar o WhatsApp no atendimento, isso pode ser feito com a versão padrão do aplicativo, no entanto o mais indicado é utilizar a versão comercial, o WhatsApp Business. Isso porque esta possui recursos extras e específicos para este fim.
Para os negócios que desejam ter um atendimento via WhatsApp ainda mais sofisticado e eficiente, a melhor escolha é uma API de WhatsApp. Ela pode ser integrada ao sistema de gestão e demais ferramentas de relacionamento com o cliente, garantindo máxima otimização e usabilidade.
Confira dicas para um atendimento via WhatsApp eficiente
Vamos às dicas para aderir ao atendimento via WhatsApp e ter sucesso nessa abordagem? Com elas, a conversão e fidelização de clientes serão praticamente garantidas!
1. Adote uma linguagem apropriada no seu contato
A primeira dica é utilizar uma linguagem amigável e adequada ao público da marca. Naturalmente, as conversas pelo WhatsApp são mais informais, no entanto, falar a língua dos consumidores é essencial para atendê-los bem.
Eles esperam uma comunicação humanizada, mas, mais que isso: buscam uma interação que os façam sentir compreendidos, importantes e pertencentes. E, para isso, é preciso que a linguagem seja personalizada, equilibrando as demandas do cliente e o tom da marca, e gerando conexão.
2. Estabeleça um fluxo otimizado de atendimento
O atendimento via WhatsApp demanda planejamento e organização. Portanto, para utilizar essa ferramenta com assertividade é preciso entender e otimizar o fluxo de atendimento.
Isso inclui a análise da demanda da marca, da capacidade da sua equipe e dos recursos disponíveis. E, então, a definição do processo e dos padrões que serão adotados ao longo da troca de mensagens.
3. Responda instantaneamente
Além de manter um padrão de atendimento e uma linguagem adequados, outro ponto-chave da comunicação via WhatsApp é a agilidade. Os clientes esperam um atendimento praticamente instantâneo e as marcas devem fazer o possível para oferecer retornos rápidos e funcionais.
Para isso, é necessário ter pessoas dedicadas às mensagens e aconselhável contar com recursos como respostas automáticas, programações de autoatendimento e chatbots – como falaremos adiante.
A integração do WhatsApp com outros canais e o sistema de gestão também podem contribuir para aumentar a velocidade do atendimento. E esse esforço contribui com a qualidade da experiência e a satisfação do cliente.
4. Una automação de WhatsApp e atendimento humano
Mais uma medida valiosa para potencializar o atendimento via WhatsApp é combinar soluções de automação com o atendimento humano. Assim, você consegue ter o melhor dos dois mundos e garantir o mesmo para os clientes.
A interação humana entra em cena durante o horário comercial e quando seu time de atendimento está disponível para dar conta das demandas que surgirem. Já as respostas pré-programadas e chatbots são protagonistas na hora de responder o cliente com prontidão independente do horário ou dia da semana ou quando o fluxo de atendimento está acima do que seus atendentes podem dar conta.
O atendimento automatizado também é interessante para satisfazer os consumidores que preferem resolver suas questões por conta própria. E esse combo é a solução para garantir uma jornada do cliente de sucesso e sem quebras.
5. Tenha um banco de dados com informações dos usuários
Manter uma base com informações sobre os usuários e clientes é fundamental para potencializar suas estratégias, personalizar o atendimento e tornar ambos mais eficientes.
Afinal, o cliente não precisará repetir informações passadas anteriormente e se sentirá reconhecido e valorizado. Sem contar os múltiplos insights que as conversas podem render.
6. Explore os recursos do WhatsApp
O WhatsApp é uma ferramenta que vai muito além da troca de mensagens de texto e saber explorar seus recursos também pode elevar o nível do atendimento.
Isso inclui os diferentes formatos de mídias que o app suporta, etiquetas organizadoras, configuração de horário de atendimento, respostas automáticas, catálogo de produtos e lojinha. Tudo pode ser interessante e útil, se adaptado à linguagem e estratégias da marca.
7. Faça pesquisas de satisfação
Ninguém melhor do que o cliente para dizer como o atendimento pode ser melhorado, não é mesmo? E o WhatsApp também pode ser um ótimo meio para enviar e realizar pesquisas de satisfação, pois ele é amplamente utilizado, amigável e descomplicado.
Um método interessante é o NPS, que é igualmente simples e eficiente. Além disso, é possível explorar os recursos de enquete e também as métricas e dados do WhatsApp para reunir informações sobre o atendimento e otimizá-lo.
8. Invista em uma boa plataforma de atendimento via WhatsApp
Por fim, indicamos contar com uma plataforma para gerenciar o atendimento via WhatsApp. Ela deve reunir os recursos da própria aplicação e, idealmente, permitir a integração de processos e dados, otimizando a comunicação interna e o atendimento ao público. Além de possibilitar o multiatendimento – com múltiplos usuários simultâneos.
E se você é uma Software House saiba que o seu sistema ERP pode ser essa plataforma!
Pois é! Você pode integrar a API de WhatsApp da TecnoSpeed, o PlugMessage, ao seu software e oferecer essa solução de atendimento para seus clientes direto da tela do seu sistema.
Ela é completa, intuitiva e multipotencial. Ou seja, a melhor forma de integrar o seu sistema com o Whatsapp e potencializar o atendimento via WhatsApp dos seus usuários.
E se ainda estiver na dúvida sobre o potencial dessa ferramenta, confira nossos conteúdos relacionados ao seu uso e funcionalidades.