O boleto rejeitado gera muitas dúvidas entre os programadores, conheça agora uma solução incrível para esse problema!
O boleto é um método de pagamento muito utilizado no Brasil, por isso, ter um boleto rejeitado pode gerar certa frustração e dúvidas entre os programadores. Independentemente do tipo de registro do boleto, é possível que haja rejeição por motivos diversos, sobretudo relacionados aos padrões exigidos para o registro desses títulos. Essas rejeições devem ser tratadas de forma adequada para que o pagamento seja devidamente recebido.
Entretanto, as rejeições costumam ser respondidas com códigos que sofrem alterações frequentes, o que dificulta que o profissional programador saiba como lidar com elas. Por vezes, é preciso entrar em contato com a própria instituição bancária e aguardar horas por um atendimento até conseguir entender o código da rejeição, ou contratar uma solução que se atualize com frequência para que você possa focar no que é mais importante para o seu software.
Como, então, tratar as rejeições, não apenas sanando as que ocorrerem, mas também evitando novas rejeições? E como lidar com os diversos códigos de rejeição que aparecem e que muitas vezes não são automaticamente identificados pelos softwares? Neste artigo, você descobrirá como lidar com boletos rejeitados, entendendo o motivo da rejeição e identificando ferramentas que vão te ajudar a evitá-la. Confira!
Quais os motivos de um boleto rejeitado?
Ao ter um boleto rejeitado, o primeiro passo para lidar com a situação é identificar o motivo da rejeição. Isso vai ajudar não apenas a resolver o problema pontual, mas também a entender se há algum erro estrutural ocorrendo repetidas vezes.
Mas como identificar o motivo da rejeição? Isso vai depender do formato utilizado para o registro do boleto. O formato CNAB, por exemplo, gera um retorno com um código de rejeição que possibilita identificar o motivo de seu boleto ter sido rejeitado. Com esse código, o seu software pode localizar o campo que está inadequado para o registro e que gerou a rejeição do boleto.
Para o formato WebService/API, por sua vez, o boleto rejeitado é retornado com uma tag em que o JSON ou o XML recebidos permitem localizar o motivo da rejeição do boleto.
Assim, após a própria tentativa de registro você consegue entender o motivo de o boleto ter sido rejeitado e pode analisar se há algum problema interno que gerou esse erro ou se foi apenas um problema manual esporádico.
Como realizar o tratamento da rejeição?
O tratamento da rejeição se dá com a correção dos itens apontados como inadequados pelo banco. Para isso, você precisará entender o código e ajustar o que for necessário para enviar o boleto novamente para o registro. Por esse motivo, a instituição bancária envia um código ou link de rejeição para que você tome as providências cabíveis.
Com o link do boleto rejeitado, é possível identificar o motivo da rejeição nos moldes explicados acima, uma vez que o banco envia um código que identifica o motivo da rejeição do boleto. Apesar de os softwares identificarem os principais códigos gerados, é preciso ter uma solução inteligente e com atualizações constantes para que os códigos sejam identificados em sua maioria e você consiga saber que problemas podem ter gerado a rejeição.
Após ter encontrado a causa da rejeição, é preciso fazer o tratamento da mesma, o qual consiste em voltar à área de títulos na ferramenta utilizada, corrigir os campos que estavam inconsistentes e que geraram a correção e, em seguida, gerar novamente a remessa para o registro do título com os dados atualizados de acordo com o informado após a rejeição do boleto. A partir daí, basta esperar o resultado do registro para saber se o problema foi realmente sanado.
Como identificar o motivo do boleto rejeitado?
Em geral, o motivo é identificado instantaneamente pelo software utilizado. São muitos códigos que precisam ser atualizados com frequência. Por isso, algumas vezes ainda pode ser necessário fazer uma consulta ao banco para entender a causa da rejeição do boleto.
Ainda assim, você poderá entender como tratar o boleto para reenvia-lo e emiti-lo a partir do código de rejeição gerado no formato CNAB, sendo que o software costuma encontrar o campo com erro a partir do código determinado no manual bancário que explicita o porquê da rejeição. Enquanto isso, no formato Webservice/API, existe o retorno instantâneo com uma tag motivando a rejeição do boleto.
Para evitar novas rejeições, é preciso que haja uma boa orientação sobre como fazer o preenchimento adequado e o registro dos boletos.
Como a TecnoSpeed pode ajudar?
A rejeição de boletos gera muitas dúvidas entre os programadores, conheça agora uma solução incrível para esse problema!
A TecnoSpeed te ajuda a fazer o tratamento de boletos rejeitados de forma muito mais simples! Possuímos a rota de consulta, que permite ter um padrão para todas as formas de registro, além de apresentar de modo claro e objetivo o motivo do retorno bancário, quando for o caso de rejeição.
Ademais, o sistema faz uma validação prévia do boleto, verificando os dados e informações inseridos de modo a retornar os principais problemas antes mesmo de tentar registrar o boleto. Além de facilitar a compreensão dos erros de preenchimento e dos motivos de rejeição, a TecnoSpeed te ajuda a descartar o boleto rejeitado, bastando corrigir os campos que geraram a rejeição e permitindo emitir o boleto novamente.
Dessa maneira, com a nossa ferramenta você terá os motivos evidenciados, em sua maioria, em uma caixa de texto mais clara ao invés de receber um código que você terá que descobrir o que significa, além de ter uma rota mais rápida em que você poderá eliminar o boleto rejeitado na nossa área GUI/Portal do Cedente, permitindo que um novo boleto seja emitido dentro dos padrões exigidos pelos bancos.
Além disso, com a solução TecnoSpeed você também pode optar pelo recebimento instantâneo por meio de Pix. E ainda contar com suporte especializado, facilidade de integração, e uma tecnologia super completa para que você não tenha mais dor de cabeça com boletos registrados.
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