Tempo de Leitura: 5 minutos

Aqui você vai conferir os pontos positivos e negativos da comanda de papel e comanda eletrônica no dia a dia dos bares. Veja qual funciona melhor para o seu negócio!


O bar é considerado um lugar de entretenimento, socialização, encontros, descanso e alegria para o público em geral. Por ser um local procurado para fugir de problemas e apenas se divertir, atrasos no atendimento e na entrega dos pedidos não devem acontecer. Por isso, é necessário uma atenção especial na comanda de bar.

Tanto a demanda de clientes, quanto o fluxo de pedidos e produtos são muito altos durante o expediente de um bar. No entanto, é comum que inúmeros bares ainda sofram com confusões diárias entre a certeza dos pedidos de cada cliente, itens consumidos, valor final de consumo e outras situações que causam desconforto para o cliente e causam também prejuízos para o gestor do bar.

Para evitar essa desorganização é fundamental contar com um sistema de comanda eficiente. Mas, afinal, entre comanda de papel e comanda eletrônica, qual é a melhor escolha para o seu bar?

Neste artigo, vamos te apresentar todos os detalhes dos dois tipos de comanda de bar. Continue acompanhando e confira qual modelo é mais favorável para o seu tipo de negócio!

O que é a comanda de bar?

A comanda é uma das ferramentas mais importantes para o bom andamento de um bar. Se em seu bar existe atendimento em mesas, retirada de bebidas no balcão, entre outras maneiras de funcionamento, a comanda de bar é uma peça-chave para ter pleno controle de todo o consumo gerado dentro de seu estabelecimento.

Essa ferramenta nada mais é do que um controle de marcação de itens consumidos, dentro do período de expediente de um bar. A comanda pode apreender todos os itens adquiridos por uma única pessoa ou de um grupo de pessoas, como a marcação por cada mesa de bar, por exemplo.

Esse tipo de controle de consumo facilita a gestão dos pedidos dos clientes, mantém o fluxo de produtos mais organizado, torna o atendimento ao cliente mais ágil e acompanha o consumidor do momento em que ele escolhe o pedido até o momento de fechar a conta e realizar o pagamento.

Considerando que os bares são locais de entretenimento, a rapidez, a organização e a presteza no atendimento são fatores essenciais para que o consumidor tenha uma boa experiência em seu estabelecimento. 

A satisfação do cliente deve ser a maior das premissas para guiar as atividades dentro de um bar e o uso da comanda de bar é um fator que ajudará, portanto, a obter resultados positivos no contentamento do cliente.

Tipos de comanda de bar

Para realizar esse controle, existem dois modelos disponíveis em que o gestor do bar pode optar. Entretanto, um deles permite maior otimização e agilidade, e o outro pode acarretar em algumas adversidades indesejadas no atendimento e na gestão dos pedidos em seu bar. 

TIPO 01 – Comanda de papel

Este é o modelo mais tradicional e, digamos, um pouco mais “antigo” dentre os tipos de comanda existentes.

Trata-se do registro de pedidos de forma manual, em um bloco de notas, fichas ou em algum tipo de papel específico que ficará reservado nas dependências da administração do bar, ou reservado com cada cliente registrando suas aquisições de forma individual. Da mesma forma, caso a comanda de papel seja por grupo, então a mesma é reservada a cada mesa disponível e/ou grupo de pessoas.

Veja as principais características da comanda de papel.
Para quem já foi a um bar, esse modelo de comanda de papel é bastante conhecido.

A comanda de papel pode parecer ter um baixo custo, já que abrange investimentos apenas com blocos de papel e canetas. Entretanto, existem alguns fatores a serem considerados antes de optar por utilizar-se deste sistema manual, por exemplo: o tempo que o atendente leva para escrever os pedidos dos clientes; possíveis confusões ou erros humanos no momento de anotar os pedidos; dificuldade para outro profissional ler o pedido; sujar, molhar e perder a comanda e até mesmo estar sujeita a fraudes.

Além disso, outro fator importante a se considerar é a atividade extensa e trabalhosa de coletar as comandas em papel ao final do expediente. Para, então, somente depois disso serem lançadas no sistema, uma a uma em estabelecimentos que não possuem um software de gestão “extradesktop”, por exemplo.

TIPO 02 – Comanda eletrônica

A comanda eletrônica de bar é o que há de mais atual e funcional para o controle e gestão de pedidos de bar. Esse modelo de comanda deixa de lado a maneira manual de registro de itens de consumo e passa a atuar de uma maneira automatizada e muito mais digital!

A comanda eletrônica de bar existe através de um sistema (software) que desenvolveu-se para, basicamente, substituir a comanda de papel.

Dado que a comanda eletrônica conta diretamente com a tecnologia para a sua concepção, todo bar que optar pela comanda eletrônica terá os seus processos muito mais fluidos e facilitados, uma vez que, o atendente do bar precisará apenas realizar os pedidos diretamente em um terminal (totem) digital de pedidos local, ou, inclusive, lançá-los no software via smartphone. Dessa forma, os pedidos são registrados e enviados, em tempo real, para a cozinha e/ou barman, agilizando todos os processos. 

O processo de fechamento do caixa também é otimizado com o uso desse modelo de comanda, uma vez que todos os pedidos já ficam armazenados no sistema.

Vale ressaltar que utilizando a comanda eletrônica de bar, a pessoa responsável pela gestão do estabelecimento também pode ter acesso a todas as informações. Isso ajuda na tomada de decisões de compra de novos produtos para o estoque, possibilita insights para o cardápio e também é um suporte para entender o comportamento do cliente. 

Veja como a comanda eletrônica vai fazer você abandonar a comanda de papel.
Comanda eletrônica registra automaticamente os itens, a quantidade e os valores.

Veja mais sobre a comanda de papel vs comanda eletrônica, no vídeo a seguir:

Comanda de papel vs Comanda eletrônica

Benefícios da comanda de bar eletrônica

Sabemos que todo e qualquer estabelecimento que investir em inovação e tecnologia jamais sairá perdendo. Com os bares, isso não seria diferente.

Automatizar a gestão de pedidos em seu bar por meio da comanda eletrônica, é a melhor escolha quando pensamos em economizar recursos financeiros, visto que o registro pela comanda de papel de pedidos ocasiona erros e prejuízos diários que, mesmo pequenos, ainda provocam um despendimento financeiro pela falta de exatidão em um sistema manual.

Confira, a seguir, 3 vantagens em integrar uma comanda de bar eletrônica ao seu estabelecimento:

1. Otimização de tempo

Com a comanda eletrônica, é possível diminuir o tempo de atendimento e de lançamento de produtos solicitados. Isso porque, para lançar um pedido é preciso apenas alguns cliques nos itens que já existem descritos no sistema.

Da mesma maneira, com a comanda eletrônica é possível conquistar maior agilidade no momento de fechar a conta e efetuar o pagamento em seu bar. A organização e a exatidão de dados registrados anulam confusões e facilitam ao cliente o acerto de contas na saída de seu PDV.

2. Integração imediata

Com o método tradicional, o atendente precisa se deslocar ao local de produção (como a cozinha ou balcão do bar, por exemplo). Para então, repassar o pedido e ele começar a ser preparado. Esse processo se repete todas as vezes que existir um novo pedido.

Já com a comanda eletrônica não existe mais perda de tempo nesse processo!

O pedido lançado via smartphone pelo atendente, por exemplo, chega de forma automática ao local de produção, em tempo real. Esse é um benefício que, além de otimizar o tempo de deslocamento, ainda entrega dados mais exatos de forma direcionada ao local de destino, dando maior fluidez à produção em seu bar.

3. Redução de erros e prejuízos

Além de todos os benefícios já mencionados, a comanda de bar eletrônica é capaz de deixar você, dono de bar, totalmente despreocupado com discrepâncias, fraudes e registros errados nos pedidos efetuados. 

O fato de o controle de pedidos ser realizado de maneira digital retira qualquer margem de alterações sem registro e sem fonte. Ou seja, tudo que for alterado no pedido ficará devidamente registrado na comanda. Um trabalho que exigirá mais cuidado na comanda de papel.

A tecnologia permite uma maior transparência dentro da gestão de pedidos em seu bar, minimizando possíveis transtornos e prejuízos financeiros!

Invista em tecnologia para seu bar!

E aí, que tal optar por transformar a sua comanda de bar manual em uma comanda eletrônica, totalmente modernizada e eficaz?

Esteja sempre disposto (a) a realizar o melhor pelos seus clientes e pelo seu estabelecimento. Implante a comanda eletrônica e tenha um trabalho – de atendimento, produção e gestão – muito mais otimizado!

Destacamos que é imprescindível contratar uma empresa que além da solução para instalar o software da comanda eletrônica, ofereça um suporte completo, assim como atualizações constantes para que o sistema não fique defasado rapidamente.

Clique aqui para aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre as comandas eletrônicas! 

Summary
Benefícios da comanda de bar eletrônica
Article Name
Benefícios da comanda de bar eletrônica
Description
Sabemos que todo e qualquer estabelecimento que investir em inovação e tecnologia jamais sairá perdendo. Com os bares, isso não seria diferente. Confira 3 vantagens em integrar uma comanda de bar eletrônica ao seu estabelecimento!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.