Entenda tudo sobre comanda eletrônica, um sistema fundamental para agilizar as atividades de bares e restaurantes e que pode ser implementado no seu software.
Seja em restaurantes, lanchonetes, bares, cafeterias ou outros estabelecimentos similares, a comanda eletrônica tem se tornado uma tendência essencial para a manutenção e/ou conquista de novos clientes.
Com a comanda eletrônica, o garçom pode registrar os pedidos pelo smartphone ou tablet e enviar diretamente para a cozinha, agilizando processos e evitando erros. Além disso, dependendo do sistema, o próprio cliente pode efetuar seu pedido sem a necessidade de ter contato com outros funcionários ou esperar o atendimento.
Para ficar 100% por dentro do assunto, continue lendo este artigo!
O que é comanda eletrônica?
A comanda eletrônica é uma tecnologia que veio para substituir as tradicionais – e já ultrapassadas – comandas de papel.
Se antes o atendimento em restaurantes e similares dependia das anotações do garçom, feitas com auxílio de papel e caneta, hoje ele ou o próprio cliente usa um tablet ou smartphone para encaminhar todos os pedidos diretamente ao sistema da cozinha.
Esse processo, entretanto, é amparado por um aplicativo de comanda eletrônica. Nele, as informações já ficam registradas no caixa e saem automaticamente da cozinha, proporcionando as melhores experiências aos clientes do estabelecimento.
Essa é uma boa ferramenta para fidelizar e gerar satisfação dos clientes, tendo em vista que a comanda eletrônica moderniza o ambiente.
Para entender ainda mais, confira o vídeo a seguir:
Por que não usar comanda de papel?
Ainda que a comanda de papel seja tradicional em bares e restaurantes, e que os clientes estejam familiarizados com seu funcionamento, ela não é a melhor escolha para seus negócios.
Isso porque, embora tenha suas vantagens, como um custo mais acessível, seus recursos ainda são limitados. Por exemplo:
Mesmo com seus espaços customizáveis e que podem ser preenchidos a mão, o tempo que o garçom perde fazendo anotações é determinante para a queda do faturamento do estabelecimento. Além disso, no caso de alterações no pedido, ele precisa se virar para encaixar a observação em algum canto do papel. Nesta correria, entender a letra do atendente também pode ser um problema.
Resultado? O preparo do prato de forma incorreta, gerando insatisfação no cliente e perdas para o estabelecimento – no que se refere à desperdícios.
E dale mais atrasos para consertar a situação. Diga se esse não é um cenário perfeito para que a clientela diga adeus ao estabelecimento do seu cliente?
No vídeo abaixo, você compreende os pontos mais importantes da comanda de papel e a comanda eletrônica dos restaurantes. Assista:
Como a comanda eletrônica funciona?
Apesar dos inúmeros sistemas de comanda eletrônica disponíveis no mercado, seu funcionamento é bastante simples e semelhante em alguns aspectos.
Quando um cliente entra no estabelecimento, uma comanda eletrônica é aberta para ele com o auxílio de um tablet ou smartphone conectado ao computador do ambiente.
Os pedidos são anotados e enviados, em tempo real, para a cozinha. Dessa forma, o garçom não precisa se deslocar até a equipe de cozinheiros para solicitar os pratos ou bebidas. Além disso, ele fica imediatamente livre para atender outros clientes, até que o pedido fique pronto para ser entregue à mesa.
E tudo isso sem erros ou estresse. Tudo fica registrado na central ou no caixa do estabelecimento de forma organizada.
Vale ressaltar que é fundamental investir em capacitação para que sua equipe de funcionários aprenda a mexer no sistema corretamente.
Assim, os pedidos serão inseridos no sistema sem maiores problemas ou qualquer tipo de confusão, garantindo que tudo funcione dentro das melhores condições.
É essencial fornecer ao garçom ferramentas que o ajudem a desempenhar sua função com cada vez mais eficiência. Afinal, quanto melhor o serviço prestado, melhor a experiência dos clientes, assim como a possibilidade deles frequentarem o estabelecimento novamente.
Viu só como essa é uma solução benéfica tanto para os clientes, quanto para o dono do estabelecimento?
Quais estabelecimentos podem usar?
São muitos os estabelecimentos que podem usar da tecnologia e das facilidades da comanda eletrônica. Por exemplo:
- Restaurantes à quilo;
- Restaurantes à la carte;
- Lanchonetes;
- Padarias;
- Bares;
- Cafés.
Com a comanda eletrônica, é possível organizar os produtos por categorias, sendo que todas são personalizáveis de acordo com suas principais necessidades.
Assim, a aquisição de sistemas de comanda eletrônica para bares e restaurantes não é um gasto, mas um investimento. Isso porque suas melhorias são notáveis tanto na movimentação – ou seja, no quanto o ambiente é frequentado pelos clientes – como no fechamento do caixa, ao final do expediente.
6 motivos para investir na comanda eletrônica
A principal razão relatada pela maioria dos donos de restaurantes e similares para continuar usando a comanda de papel refere-se ao custo da implantação de um novo sistema, assim como o receio de não se adaptar às novas ferramentas.
No entanto, o que eles se esquecem, é que o dinheiro perdido com os erros nos pedidos é o suficiente para investir em um sistema de comanda muito mais moderno e auxiliado por tablets, computadores e smartphones.
Afinal, quais os reais benefícios para que as empresas finalmente invistam nessa tendência? Entre as vantagens oferecidas por esse tipo de sistema, destacamos 6 delas. Confira:
- Ganho de tempo;
- Redução de erros nos pedidos;
- Menos desperdícios;
- Controle detalhado de vendas;
- Padronização do atendimento;
- Integração dos setores.
Ou seja, uma das melhores formas para manter o seu negócio competitivo é a implementação da comanda eletrônica!
Vale ressaltar que muitos comércios ainda sofrem com as consequências que a crise da Covid-19 trouxe e, para reverterem a situação, estão mudando as estratégias internas, adquirindo novos materiais, alterando a estrutura da empresa, entre outros.
Uma empresa antiquada, que não estava adequada às novas tecnologias, precisou de mais mudanças para o período de isolamento social. Outros comércios, que não aderiram aos deliverys e demais ferramentas de vendas também foram afetados, levando ao resultado de mais de 600 mil pequenos comércios fechados diante essa situação.
A adoção de tecnologia em restaurantes é uma excelente maneira de reafirmar a presença no mercado e voltar a ser destaque entre os consumidores. A inovação começa, então, a partir da adaptação dessas novas ferramentas.
Vantagens de um sistema com comanda eletrônica
Com a modernização dos processos, tudo fica mais rápido e fácil. Investir em um sistema de comanda eletrônica traz muitos benefícios. Quer ficar por dentro de alguns deles? Dá só uma olhada nesses que elencamos e coloque na balança para entender como pode ser uma excelente ideia apostar em um software de comanda eletrônica.
1. Atendimento mais rápido e ágil
O hábito de escrever com papel e caneta tem ficado cada dia menos comum e, com isso, é impossível não perdermos a prática, o que resulta em mais tempo na hora de escrever uma comanda, por exemplo.
Como o ambiente dos tablets e smartphones já é bastante conhecido, a comanda eletrônica representa muita agilidade na hora de tirar um pedido na mesa do cliente.
Outra questão é o tempo de deslocamento entre as mesas e a cozinha, que é eliminado com esse tipo de comanda. Isso pode parecer insignificante, mas imagine um restaurante lotado em uma sexta-feira à noite. Qualquer ajuda é bem-vinda, né? Principalmente quando existe a preocupação em proporcionar a melhor experiência a todos os clientes.
2. Redução de erros nos pedidos
Nem toda caligrafia é igual e existem letras muito diferentes umas das outras, sendo esse um desafio para quem trabalha com papéis escritos à mão. O risco do garçom de uma pizzaria escrever “portuguesa” e o pessoal da cozinha entender “calabresa” existe e não deve ser ignorado.
Isso significa desperdício de tempo, matéria-prima e também causa uma situação desagradável com o cliente. Não são somente os médicos que escrevem enigmas nas receitas, sabia?
Com a comanda eletrônica, esse risco é eliminado, reduzindo significativamente a possibilidade de erros.
3. Insights para o dono do estabelecimento
Com a comanda em papel, a informação circulava somente entre os garçons e a cozinha. Já com o sistema de comanda eletrônica, a pessoa responsável pela gestão do estabelecimento também pode ter acesso a todas as informações. Isso ajuda na tomada de decisões de compra de novos produtos para o estoque, possibilita insights para o cardápio e também é um suporte para entender o comportamento do cliente.
Pode ser que o dono do restaurante pense que a porção de batata frita é a mais pedida da casa, mas e se na realidade a porção de polenta é a queridinha dos clientes? Esse e outros são dados importantíssimos que podem ser fornecidos pelo software de comanda eletrônica.
Sendo assim, é possível planejar melhor as compras e garantir um fluxo mais eficaz de mercadorias no seu estoque. Os benefícios para a gestão do restaurante também devem ser analisados com muita atenção, porque eles são bem importantes.
4. Facilidade para fechamento do caixa
O dia a dia de estabelecimentos que trabalham com comanda em papel é bastante exaustivo. No fim de cada expediente é preciso fazer as contas para ver se o caixa está batendo com todos as comandas que foram feitas, e isso pode significar horas de trabalho, tornando a rotina super cansativa. O extravio de comandas não é algo incomum, então essa é só mais uma dor de cabeça na hora de fechar o caixa.
5. Impossível perder a comanda
Quem conhece a rotina de um bar ou restaurante sabe o que isso significa. As comandas somem com muita frequência e isso só atrasa todos os processos. Geralmente, os funcionários só se dão conta de que uma comanda foi perdida quando o cliente reclama sobre a demora do pedido.
Depois disso, a caçada pela comanda perdida começa e, caso ela não seja encontrada, é preciso fazer o pedido novamente e mandar à cozinha. Daí pronto, o restaurante já tem um cliente insatisfeito. Agora, se o estabelecimento trabalha com a comanda eletrônica, isso é impossível de acontecer.
6. Tranquilidade quanto ao controle dos pedidos
Com a comanda eletrônica, o restaurante tem a segurança de entregar aos seus clientes somente o que eles pediram, diminuindo a possibilidade de fraude. Tudo fica registrado no sistema e o dono do restaurante pode ter acesso a qualquer hora, sempre que precisar fazer alguma checagem.
7. Experiência agradável
Grande parte das pessoas que saem de casa para almoçar ou jantar buscam mais do que uma boa refeição, desejam viver uma experiência agradável. Especialmente na era da instância, em que o senso de urgência dos consumidores não permite mais que se perca tempo com processos exclusivamente manuais. Portanto, a comanda eletrônica é um importante investimento.
Como colocar tecnologia em restaurantes?
Se você, desenvolvedor, está pensando em oferecer ao seu cliente ferramentas de modernização a partir de otimizações tecnológicas, separamos aqui algumas dicas essenciais nessa mudança, que refletem o futuro pós-pandemia.
É importante ressaltar que as indicações que faremos podem se adaptar de acordo com o comércio, a depender do pedido de cada contratante. Sempre coloque a busca dele em primeiro lugar para que o serviço realmente seja benéfico a ele!
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Wi-Fi, ferramenta primordial
Em primeiro lugar temos uma ferramenta essencial dentro de qualquer estabelecimento nos dias de hoje e que não compete somente aos desenvolvedores, mas a qualquer profissional que trabalha com sistemas de informação e redes de internet — área de tecnologia em geral.
O sinal de Wi-Fi é fundamental para complementar tecnologia em restaurantes, visto que as pessoas gostam de sair para se divertir em grupos, mas que também procuram usar a internet durante esse período de descanso, comunicar-se com outras pessoas através da web enquanto comem, entre muitos outros.
Portanto, ter esse sinal disponível para os consumidores é uma técnica infalível. Esta pode não ser a solução para os problemas em relação à crise, porém é um instrumento muito importante que você, que trabalha na área de tecnologia, possa incentivar ao seu cliente.
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Sistema delivery
A adoção de um sistema delivery também é interessante para esse período. Quando o isolamento social se iniciou, todos os comércios precisaram fechar as portas, fazendo com que os empreendimentos não gerassem receita. Portanto, uma forma de solucionar essa problemática foi utilizando as entregas em casa.
Para isso existem aplicativos específicos, como os famosos iFood ou Uber Eats, ou até aplicativos menores como o PedeFácil. Eles terceirizam o motoboy cobrando apenas uma taxa para realizar a entrega. Contudo, caso o empresário queira, é possível desenvolver um aplicativo ou até mesmo integrar uma API ao software da empresa somente para pedidos online.
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Comanda eletrônica
Por último, mas não menos importante, o período pós-pandemia é uma incógnita para muitos empresários. Mas, você que possui a sua software house ou desenvolve sistemas por contra própria, precisa ter em mente soluções para essas empresas, já que elas dependem dessa relação com a tecnologia para voltar a crescer no mercado.
O sistema de comanda eletrônica é uma opção viável daqui para frente. Agora, ao invés do consumidor chegar ao estabelecimento e esperar que o garçom escreva todos os pedidos, esse processo é acelerado através da tecnologia em restaurantes.
Ou seja, o cliente poderá escrever o seu próprio pedido pelo smartphone e enviar diretamente para cozinha, sem a necessidade de ter contato com outros funcionários ou esperar o atendimento. Mesmo que pareça uma atitude simples, o empresário irá economizar com tempo e gastos.
O que é necessário para implantar a comanda eletrônica?
Alguns equipamentos serão necessários para que o sistema da comanda eletrônica funcione corretamente e com o máximo de seu potencial. Geralmente, serão semelhantes para todas as implantações, independente do modelo escolhido.
Dessa forma, temos:
- Computador: uma boa máquina com capacidade de processamento e armazenamento para registrar informações e realizar a gestão do caixa.
- Impressora USB, Ethernet e Fiscal: para a impressão da conta dos clientes; impressão dos cupons de produção do estabelecimento e emissão de notas e documentos fiscais.
- Roteador WiFi: indispensável para a gestão de clientes, isso porque é por meio dele que os dados dos pedidos serão transmitidos.
- Tablet ou Smartphone: equipamentos essenciais para a parte operacional da comanda eletrônica.
Qual o modelo ideal para o negócio do seu cliente?
O melhor modelo de comanda eletrônica é aquele capaz de atender todas as necessidades do seu cliente, permitindo que ele tenha total controle sobre as operações e processos do seu estabelecimento.
Entretanto, não basta adquiri-la. É importante contratar uma empresa que além da solução, ofereça um suporte completo, assim como atualizações constantes para que o sistema não fique defasado rapidamente.
Se antigamente gerir bares e restaurantes não era uma tarefa fácil, hoje o mercado exige ainda mais flexibilidade e responsabilidade dos seus proprietários, e investir em novas tecnologias é essencial para uma gestão com mais agilidade, mais segurança e mais cliente satisfeito.
A sua software house pode oferecer um sistema de comanda eletrônica que atenda todas as necessidades de seus clientes, basta mapear essas demandas e desenvolver soluções flexíveis, inteligentes e que ofereçam todas as facilidades necessárias.
Por mais que esse já seja um mercado amplo, ainda existem nichos inexplorados e oportunidades de crescimento prontas para serem lapidadas.
Ter clientes satisfeitos e que estão tendo sucesso com suas soluções são ótimas peças para o seu portfólio, então não meça esforços para entregar o melhor que pode para satisfazer seus clientes e aquecer o mercado, todo mundo só tem a ganhar com isso.
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