Comanda eletrônica: tudo que você precisa saber

Entenda tudo sobre comanda eletrônica, um sistema fundamental para agilizar as atividades de bares e restaurantes, e que pode ser implementado no seu software.


Velha companheira de inúmeros estabelecimentos, a comanda auxilia bares e restaurantes em todos os seus processos.

Sem ela, são grandes as chances do negócio do seu cliente não funcionar adequadamente. Isso porque, imagine anotar os pedidos de cabeça! Ou ainda pior, perguntar a cada pessoa, no fechamento da conta, o que ela consumiu.

Não parece promissor, certo? Então, saiba que esse tipo de atendimento pode comprometer o fluxo de caixa do seu cliente.

No caso da tradicional comanda de papel, seu custo é mais acessível, mas os benefícios não são tão interessantes. Pois é recomendada apenas para estabelecimentos com baixo fluxo de clientes, devido à lentidão dos seus processos manuais.

Além disso, apresenta poucas opções de preenchimento e de customização. E em caso de perda, é preciso considerar o relato do cliente para realizar a cobrança, uma vez que a multa por perda de comanda é uma prática indevida.

É por isso que a informatização já é uma realidade, inclusive na gastronomia.

Proprietários de bares e restaurantes tem reconhecido cada vez mais a importância da tecnologia para a gestão de seus estabelecimentos.

Sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e tenha acesso offline!

Dúvidas sobre como ela funciona e qual a melhor opção para o negócio do seu cliente? Então, use o sumário abaixo e aprenda tudo sobre comanda eletrônica

O que é comanda eletrônica?

A comanda eletrônica é uma tecnologia que veio para substituir as tradicionais – e já ultrapassadas – comandas de papel.

Se antes o atendimento em bares e restaurantes dependia das anotações do garçom, feitas com auxílio de papel e caneta, hoje ele usa um tablet ou smartphone para encaminhar todos os pedidos diretamente ao sistema.

Esse processo, entretanto, é amparado por um aplicativo de comanda eletrônica.

Nele, as informações já ficam registradas no caixa e saem automaticamente da cozinha, proporcionando as melhores experiências aos clientes do estabelecimento.

Essa é uma boa ferramenta para fidelizar e gerar satisfação nesses clientes, tendo em vista que a comanda eletrônica moderniza o ambiente.

E o melhor de tudo é que você mantém o atendimento nas mãos do garçom, mas se utilizando de uma plataforma em que todo mundo consegue vê-lo.

E sem as dificuldades que a comanda de papel oferece!

Como ela funciona?

Apesar dos inúmeros sistemas de comanda eletrônica disponíveis no mercado, seu funcionamento é bastante simples e semelhante em alguns aspectos.

Indicado para bares e restaurantes de todos os tipos, ela facilita a execução de serviços que demandam não apenas tempo, mas também paciência dos clientes e funcionários.

Assim, quando um cliente entra no estabelecimento, uma comanda eletrônica é aberta para ele com o auxílio de um tablet ou smartphone conectado ao computador do ambiente.

Os pedidos são anotados e enviados, em tempo real, para a cozinha, agilizando todos os processos. Isso porque o garçom não precisa se deslocar até a equipe de cozinheiros para solicitar os pratos ou bebidas.

Além disso, ele fica imediatamente livre para atender outros clientes, até que o pedido fique finalmente pronto para ser entregue à mesa.

E tudo isso sem erros ou estresse. Tudo fica registrado na central ou no caixa do estabelecimento, de forma organizada.

Também é válido lembrar que, é muito importante que seu cliente invista em capacitação para que sua equipe de funcionários aprenda a mexer no sistema corretamente.

E nada como um bom treinamento alinhado à tecnologia da comanda eletrônica para transformar a experiência dos consumidores e melhorar o faturamento do estabelecimento dele, certo?

Assim, os pedidos serão inseridos no sistema sem maiores problemas ou qualquer tipo de confusão, garantindo que tudo funcione dentro das melhores condições.

É essencial fornecer ao garçom ferramentas que o ajudem a desempenhar sua função com cada vez mais eficiência.

Pois quanto melhor o serviço prestado, melhor a experiência dos clientes, assim como a possibilidade deles frequentarem o estabelecimento novamente.

Rápido e prático, não?

Viu só como essa é uma solução benéfica tanto para os clientes, quanto para o dono do estabelecimento?

Quais estabelecimentos podem usar?

Tudo sobre comanda eletrônica.

São muitos os estabelecimentos que podem usar da tecnologia e das facilidades da comanda eletrônica.

Entre eles, destacamos:

  • Restaurantes à quilo;
  • Restaurantes à la carte; 
  • Lanchonetes; 
  • Padarias; 
  • Bares; 
  • Cafés.

Com ela, seu cliente pode organizar os produtos por categorias, sendo que todas são personalizáveis de acordo com suas principais necessidades.

Assim, a aquisição de sistemas de comanda eletrônica para bares e restaurantes não é um gasto, mas um investimento.

Isso porque suas melhorias são notáveis tanto na movimentação – ou seja, no quanto o ambiente é frequentado pelos clientes – como no fechamento do caixa, ao final do expediente.

O que é necessário para implantar a comanda eletrônica?

Após a escolha da comanda eletrônica ideal para o estabelecimento do seu cliente, alguns equipamentos serão necessários para que o sistema funcione corretamente e com o máximo de seu potencial.

Geralmente, esses equipamentos também serão semelhantes para todas as implantações de comanda eletrônica, independente do modelo escolhido.

Assim, temos:

    • Computador: seu cliente precisará de uma boa máquina com capacidade de processamento e armazenamento para registrar informações e realizar gestão do caixa. 
    • Impressora USB: para a impressão da conta dos clientes, aspecto que garante a transparência do atendimento. 
    • Impressora Ethernet: essencial para a impressão dos cupons de produção do estabelecimento, uma vez que são por eles que a equipe da cozinha se organiza. 
    • Impressora Fiscal: integrada ao sistema de gestão dos  integrada ao sistema de gestão dos bares e restaurantes para a emissão de notas e documentos fiscais. 

  • Roteador WiFi: indispensável para a gestão de clientes, isso porque é por meio dele que os dados dos pedidos serão transmitidos. 
  • Tablet ou Smartphone: equipamentos essenciais para a parte operacional da comanda eletrônica.

E quanto às fraudes?

Permitir que o negócio do seu cliente esteja sujeito à fraudes não é uma boa alternativa. Uma vez que se ele optou pelo seu software de gestão, é porque confia na sua solução.

É essencial garantir que o sistema de comanda eletrônica escolhido faça um bom registro e integração das operações do estabelecimento.

Isso porque ele serve como uma segunda camada de proteção contra eventuais erros ou tentativas de se tirar algum tipo de vantagem.

Assim, quanto mais livre e aberto o processo de atendimento aos clientes, maior a possibilidade de fraudes.

Com o uso da comanda eletrônica você assegura que qualquer prato ou bebida seja produzido apenas mediante a impressão do cupom de produção, que também fica registrado no sistema.

Dessa forma, você diminui as chances de manipulação dos dados do estabelecimento do seu cliente e colabora com a redução do seu prejuízo, oferecendo mais segurança para suas operações.

Por que não usar comanda de papel?

Ainda que a comanda de papel seja tradicional em bares e restaurantes, e que os clientes estejam familiarizados com seu funcionamento, ela não é a melhor escolha para seus negócios.

Isso porque, embora tenha suas vantagens, como um custo mais acessível, seus recursos ainda são limitados. Por exemplo:

Mesmo com seus espaços customizáveis e que podem ser preenchidos a mão, o tempo que o garçom perde fazendo anotações é determinante para a queda do faturamento do estabelecimento.

E no caso de alterações no pedido, ele precisa se virar para encaixar a observação em algum canto do papel.

Nesta correria, entender a letra do atendente também pode ser um problema. Resultado? O preparo do prato de forma incorreta, gerando insatisfação no cliente e perdas para o estabelecimento – no que se refere à desperdícios.

E dale mais atrasos para consertar a situação. Diga se esse não é um cenário perfeito para que a clientela diga adeus ao estabelecimento do seu cliente?

Razões para investir em uma comanda eletrônica

Entre os principais motivos para que seu cliente continue usando comanda de papel está o custo da implantação de um novo sistema, assim como o receio de não se adaptar à novas ferramentas.

O que ele se esquece, entretanto, é que o dinheiro perdido com os erros nos pedidos é o suficiente para investir em um sistema de comanda muito mais moderno e auxiliado por tablets, computadores e smartphones. 

Viu só como, apesar de tradicional, a comanda de papel pode não ser a mais indicada para manter o negócio do seu cliente competitivo no mercado?

Principais vantagens de um sistema de comanda eletrônica

Com a modernização dos processos, tudo fica mais rápido e fácil. Investir em um sistema de comanda eletrônica traz muitos benefícios. Quer ficar por dentro de alguns deles? Dá só uma olhada nesses que elencamos e coloque na balança para entender como pode ser uma excelente ideia apostar em um software de comanda eletrônica.

Atendimento mais rápido e ágil

O hábito de escrever com papel e caneta tem ficado cada dia menos comum e, com isso, é impossível não perdermos a prática, o que resulta em mais tempo na hora de escrever uma comanda, por exemplo. Como o ambiente dos tablets e smartphones já é bastante conhecido, a comanda eletrônica representa muita agilidade na hora de tirar um pedido na mesa do cliente. Outra questão é o tempo de deslocamento entre as mesas e a cozinha, que é eliminado com esse tipo de comanda. 

Isso pode parecer insignificante, mas imagine um restaurante lotado em uma sexta-feira à noite. Qualquer ajuda é bem-vinda, né? Principalmente quando existe a preocupação em proporcionar a melhor experiência a todos os clientes.

Redução de erros nos pedidos

Nem toda caligrafia é igual e existem letras muito diferentes umas das outras, sendo esse um desafio para quem trabalha com papéis escritos à mão. O risco do garçom de uma pizzaria escrever “portuguesa” e o pessoal da cozinha entender “calabresa” existe e não deve ser ignorado. Isso significa desperdício de tempo, matéria-prima e também causa uma situação desagradável com o cliente. Não são somente os médicos que escrevem enigmas nas receitas, sabia? Com a comanda eletrônica, esse risco é eliminado, reduzindo significativamente a possibilidade de erros.

Todos com acesso à informação

Com a comanda em papel, a informação circulava somente entre os garçons e a cozinha. Já com o sistema de comanda eletrônica, a pessoa responsável pela gestão do estabelecimento também pode ter acesso a todas as informações. Isso ajuda na tomada de decisões de compra de novos produtos para o estoque, possibilita insights para o cardápio e também é um suporte para entender o comportamento do cliente.

Pode ser que o dono do restaurante pense que a porção de batata frita é a mais pedida da casa, mas e se na realidade a porção de polenta é a queridinha dos clientes? Esse e outros são dados importantíssimos que podem ser fornecidos pelo software de comanda eletrônica.

Assim, é possível planejar melhor as compras e garantir um fluxo mais eficaz de mercadorias no seu estoque. Os benefícios para a gestão do restaurante também devem ser analisados com muita atenção, porque eles são bem importantes.

Facilidade para fechamento do caixa

O dia a dia de estabelecimentos que trabalham com comanda em papel é bastante exaustivo. No fim de cada expediente é preciso fazer as contas para ver se o caixa está batendo com todos as comandas que foram feitas, e isso pode significar horas de trabalho, tornando a rotina super cansativa. O extravio de comandas não é algo incomum, então essa é só mais uma dor de cabeça na hora de fechar o caixa.

Menos erros na cozinha

A comanda em papel funciona como um telefone sem fio: o cliente fala, o garçom anota o que entendeu e a pessoa da cozinha lê o que entendeu. Nesse processo, podem ser três coisas diferentes e todo mundo vai sair no prejuízo. Com a comanda eletrônica, as etapas desse telefone sem fio diminuem, aí fica praticamente impossível resultar em um pedido errado.

Impossível perder a comanda

Quem conhece a rotina de um bar ou restaurante sabe o que isso significa. As comandas somem com muita frequência e isso só atrasa todos os processos. Geralmente, os funcionários só se dão conta de que uma comanda foi perdida quando o cliente reclama sobre a demora do pedido. Depois disso, a caçada pela comanda perdida começa e, caso ela não seja encontrada, é preciso fazer o pedido novamente e mandar à cozinha. Pronto, o restaurante já tem um cliente insatisfeito. Se o estabelecimento trabalha com a comanda eletrônica, isso é impossível de acontecer.

Tranquilidade quanto ao controle dos pedidos

Com a comanda eletrônica, o restaurante tem a segurança de entregar aos seus clientes somente o que eles pediram, diminuindo a possibilidade de fraudes. Tudo fica registrado no sistema e o dono do restaurante pode ter acesso a qualquer hora, sempre que precisar fazer alguma checagem.

Como ela pode evoluir o negócio do seu cliente

Tudo sobre comanda eletrônica.

Chegar a um bar ou restaurante e ter dificuldade para realizar um pedido é uma situação comum, porém, desagradável.

Pior ainda é aguardar de 30 a 40 minutos para que ele fique finalmente pronto e chegue de acordo com as observações solicitadas.

Antigamente essa situação não era o suficiente para que o cliente deixasse de frequentar o estabelecimento. Mas hoje, com as tecnologias disponíveis para um atendimento mais agilizado, esse pode ser um detalhe fatal e determinante.

Assim, na era da instância, em que o senso de urgência dos consumidores não permite mais que se perca tempo com processos exclusivamente manuais, a automação é capaz de melhorar toda a organização e qualidade do estabelecimento dele.

Isso porque grande parte das pessoas que saem de casa para almoçar ou jantar buscam mais do que uma boa refeição, mas uma experiência agradável.

Portanto, problemas com os pedidos, demora no atendimento ou cobranças incorretas são aspectos decisivos para que elas não retornem mais.

E exigir todo esse cuidado de apenas um funcionário, o garçom, pode ser complicado. Uma vez que ele pode se confundir e provocar erros graves durante todo o processo de atendimento – que não o ajuda em nada.

É por isso que a comanda eletrônica é um importante investimento. Isso porque resolve problemas que, a longo prazo, podem influenciar negativamente no faturamento do seu cliente.

Com ela você elimina preocupações com a demora no atendimento, além de possíveis frustrações, aumentando as chances do seu cliente oferecer uma experiência muito mais incrível com seu negócio.

E nada como criar estratégias para garantir que o sistema utilizado traga os resultados esperados, certo?

Assim, é importante oferecer treinamento para a equipe de garçons e estabelecer políticas para o bom uso dos equipamentos. Ao finalizar este processo, o estabelecimento estará pronto para recuperar todo o dinheiro investido na automação.

Oferecer soluções completas ao seu cliente reduzirá os custos operacionais em seu sistema de gestão e produção, além de facilitar o controle dos dados.

Quanto maior a capacidade de integração da cozinha com o caixa, melhor será seu desempenho e a otimização das atividades.

Portanto, escolha uma comanda eletrônica que facilite o acompanhamento do fluxo de informações e permita que seu cliente aproveite todas as vantagens que apenas esse tipo de sistema pode oferecer.

Melhor momento para adquirir uma comanda eletrônica

Muitos donos de bares e restaurantes acreditam que controlar manualmente seu estabelecimento é uma garantia para que erros de produção ou de reposição de estoque não aconteçam.

Entretanto, é sempre válido lembrar que, de nada adiantam esses esforços se eles não forem aplicados de maneira correta.

Assim, proporcionar satisfação aos clientes é essencial para que eles se fidelizem ao estabelecimento, mas esse é um trabalho constante.

Isso porque, você já parou para pensar que muitas vezes, o negócio do seu cliente pode não estar caminhando por conta de falhas na administração e atendimento? E que com uma solução simples como a comanda eletrônica você pode salvar tudo e todos?

Então saiba que o melhor momento para adquirir é agora! Não deixe que erros e desperdícios ditem as regras do jogo.

Qual o modelo ideal para o negócio do seu cliente?

O melhor modelo de comanda eletrônica é aquele capaz de atender todas as necessidades do seu cliente, permitindo que ele tenha total controle sobre as operações e processos do seu estabelecimento.

Entretanto, não basta adquiri-la. É importante contratar uma empresa que além da solução, ofereça um suporte completo, assim como atualizações constantes para que o sistema não fique defasado rapidamente.

Se antigamente gerir bares e restaurantes não era uma tarefa fácil, hoje o mercado exige ainda mais flexibilidade e responsabilidade dos seus proprietários, e investir em novas tecnologias é essencial para uma gestão com mais agilidade, mais segurança e mais cliente satisfeito.

Conheça a solução: COMANDA ELETRÔNICA

Outras soluções

Existem também os sistemas nos quais o cliente faz seu próprio pedido direto em um tablet. Nesse aparelho também é possível olhar o cardápio e até mesmo ver fotos dos pratos. No Brasil, isso ainda é uma novidade e poucos restaurantes adotaram essa tecnologia. Como isso é muito novo, pode se tornar um atrativo do restaurante, um diferencial que atrai os clientes curiosos para conhecer a nova tecnologia.

Sabe aquela questão do telefone sem fio que mencionamos lá em cima? Aqui, as chances disso acontecer são ainda menores, já que o cliente escolhe o que quer e seu pedido vai direto para a cozinha, sem nenhum outro mediador.

Além de todas as vantagens da comanda eletrônica já citadas, precisamos ressaltar que no caso desse sistema de autoatendimento, o garçom não se faz mais tão necessário. Mas pense sempre que algum cliente pode não se adaptar à tecnologia, assim como idosos ou pessoas com deficiência visual, então tenha sempre alguém disponível para atender esses casos.

A sua software house pode oferecer um sistema de comanda eletrônica que atenda todas as necessidades de seus clientes, basta mapear essas demandas e desenvolver soluções flexíveis, inteligentes e que ofereçam todas as facilidades necessárias.

Por mais que esse já seja um mercado amplo, ainda existem nichos inexplorados e oportunidades de crescimento prontas para serem lapidadas.

Ter clientes satisfeitos e que estão tendo sucesso com suas soluções são ótimas peças para o seu portfólio, então não meça esforços para entregar o melhor que pode para satisfazer seus clientes e aquecer o mercado, todo mundo só tem a ganhar com isso.

Tudo sobre comanda eletrônica.

Summary
O que é comanda eletrônica?
Article Name
O que é comanda eletrônica?
Description
A comanda eletrônica é uma tecnologia que veio para substituir as tradicionais - e já ultrapassadas - comandas de papel. Se antes o atendimento em bares e restaurantes dependia das anotações do garçom, feitas com auxílio de papel e caneta, hoje ele usa um tablet ou smartphone para encaminhar todos os pedidos diretamente ao sistema. Esse processo, entretanto, é amparado por um aplicativo de comanda eletrônica. Nele, as informações já ficam registradas no caixa e saem automaticamente da cozinha, proporcionando as melhores experiências aos clientes do estabelecimento. Essa é uma boa ferramenta para fidelizar e gerar satisfação nesses clientes, tendo em vista que a comanda eletrônica moderniza o ambiente. E o melhor de tudo é que você mantém o atendimento nas mãos do garçom, mas se utilizando de uma plataforma em que todo mundo consegue vê-lo. E sem as dificuldades que a comanda de papel oferece!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
Formada em Publicidade e Propaganda. Cria conteúdos para o PlugMobile, a solução mobile da TecnoSpeed.

Artigos relacionados